Entra 21: novas tecnologias pedem novos profissionais
Assuntos: Institucional, Recursos Humanos, Mercado
Diretor da Senior participa de Aula Magna e apresentação dos 350 novos alunos do Programa Entra21-Blusoft, que forma jovens gratuitamente em desenvolvimento de sistemas.
Evandro Mees dos Santos, Diretor de Desenvolvimento da Senior, participou da abertura do Programa Entra 21 deste ano, que contou com Aula Magna proferida pelo consultor e palestrante Alexandre Pontioli. Realizado no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau/SC, o evento teve presença do prefeito Napoleão Bernardes e do governador Raimundo Colombo.
A Aula Magna abriu oficialmente os cursos de nível técnico da área de Tecnologia da Informação da turma de 2017 do Entra 21 – programa desenvolvido pelo Blusoft e financiado pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Governo de Estado e empresas da região do Vale do Itajaí, como a Senior.
Com inscrições todos os anos, o Entra 21 seleciona jovens entre 16 e 29 anos de Blumenau e cidades vizinhas que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio. O treinamento é gratuito e os participantes também recebem o material didático e o auxílio transporte. São até 400 horas de treinamento em diversas áreas da área da Tecnologia da Informação. Desde sua criação, em 2006, o programa já formou mais de 2000 alunos e o índice de empregabilidade dos formandos ultrapassa 80%. A duração das aulas é de cinco meses.
O papel da tecnologia nas novas profissões
“Sempre precisamos de talentos na Senior”, afirma Evandro. De acordo com o executivo, profissões estão desaparecendo e novas estão surgindo, todas voltadas à tecnologia ou com demandas de expertise em tecnologia. “O futuro é promissor para quem se reinventa continuamente”, diz, defendendo que a transformação digital pede níveis mais altos de competência.
“Durante sua palestra, Alexandre Pontioli mencionou que escolas de países como o Reino Unido, por exemplo, já têm em suas grades curriculares disciplinas como Lógica e Linguagem de Programação”, conta o Diretor.