eSocial: Supermercados Germânia investe em organização e disciplina
Empresa enfrenta a novidade com apoio da Senior, mudando sua cultura e unificando as equipes com muita transparência e comunicação.
Mudar de sistema ao mesmo tempo em que ajusta processos para uma nova obrigatoriedade legal é mais do que um desafio, é uma mudança de cultura que exige organização e disciplina de toda a empresa. “Acredito que o setor de Recursos Humanos precisa puxar esta frente e alinhar as mudanças com toda a sua organização, da alta gestão à base de colaboradores. É o que nós do Grupo Germânia estamos fazendo”, conta a Analista de Recursos Humanos da Supermercados Germânia, Elaine Voltolini Endler.
“O assunto gera muitas dúvidas e nós estamos aprendendo sempre. Entretanto, quanto mais alinhada e transparente for a comunicação com todos sobre o assunto, com certeza, mais assertivos serão os processos.”
Elaine conta que os ajustes dos processos internos para que a empresa se adequasse às exigências do eSocial aconteceu junto com a mudança do próprio sistema de gestão de pessoas. “Foi um período de muitas adaptações mas, no final, tudo ocorreu bem. Conseguimos enviar as informações ao eSocial com o apoio de profissionais da Senior e hoje seguimos com os envios dos documentos de acordo com as demandas do governo.”
Elaine relata que as novas rotinas exigiram adaptações e reestruturações, mas com disciplina e organização, as equipes conseguiram superar os desafios. “Enquanto parte dos colaboradores ficou direcionada ao eSocial, outra parte tratou das demandas do dia a dia. Isso nos ajudou muito, pois se todos fizessem todo o processo, certamente não teríamos o mesmo engajamento”, lembra. “Nesses momentos é que precisamos nos unir. Nós tínhamos um objetivo e o alcançamos com muito esforço e dedicação de todos”, finaliza.