Expogestão 2016 reúne 6,5 mil participantes em busca de aprimoramento, informação qualificada e networking
Congresso, Workshops, novo Ambiente de Exposição e eventos paralelos movimentaram o Complexo Expoville, em Joinville/SC. Manutenção do network e fazer acontecer foram os recados mais evidenciados.
Com o objetivo de oferecer a executivos e empresários um conteúdo de qualidade e subsídios para enfrentar os desafios diários em um ano de turbulências e de grande pressão, a Expogestão 2016 cumpriu seu dever. Em três dias de eventos, de 5 a 7 de maio, cerca de 6,5 mil pessoas marcaram presença no Congresso, nos Workshops, no Ambiente de Exposição e Relacionamento e outros eventos paralelos.
Para o presidente da Comissão Organizadora da Expogestão 2016, empresário Fernando Schneider, o evento foi um sucesso. “Estou extremamente eufórico com a realização desta edição. Mais uma vez fomos brindados com palestras marcantes, painéis brilhantes e muita inteligência e inovação. Foram três dias memoráveis, com um público qualificado e interessado em fazer a diferença”, diz. Segundo Schneider, entre os pontos altos deste ano estava o time de palestrantes. “Todos foram muito acessíveis, no palco e fora dele, compartilhando seus conhecimentos, trocando ideias e complementando as informações das palestras.” O próximo passo? “Iniciaremos agora os trabalhos de organização e planejamento da próxima edição. Nos encontraremos em 2017, com certeza”, avisa.
De acordo com o presidente da Ópera Eventos, Alonso José Torres, as expectativas da organização foram alcançadas mais uma vez, com circulação de público além do esperado. “Imagino que o motivo tenha sido o redesenho e o novo formato geral do evento, com Ambiente de Exposição, Workshops, Congresso e encontros paralelos integrados, permitindo que as pessoas trouxessem seus clientes para eventos reservados. Tudo isso nos garantiu uma excelente circulação do nosso público alvo”, comenta. “Tivemos congressistas de mais de 150 municípios, um número também muito expressivo, considerando-se o cenário de restrições orçamentárias nas empresas. Outra grande satisfação é o feedback positivo que recebemos sobre os conteúdos e o nosso compromisso com uma programação adaptada à realidade e aos interesses do público. Estamos felizes e orgulhosos de termos cumprido nossa missão”, continua Alonso.
No estande da Senior, a companhia apresentou inovações tecnológicas que otimizam processos e promovem ganhos de produtividade, como Consultoria de Negócios, ERP, BI e HCM em Clound Computing, além de aplicativos móveis e soluções para controle de acesso.
CONTATOS E ATITUDES
As palestras apresentadas no Congresso deste ano sensibilizaram o público a alimentar sua rede de contatos com relacionamentos saudáveis, conversas inteligentes e ajudas mútuas. “Ora você é centro, ora você é ponta”, frisou o professor e escritor Romeo Busarello, diretor de Marketing e Ambientes Digitais da Tecnisa. “Só conseguimos conexão quando entendemos a essência”, alertou o designer Marcelo Rosenbaum.
Outro recado muito repetido foi sobre o fazer acontecer. “O custo do erro hoje em dia é muito barato”, apontou Valsoir Tronchin, vice-Presidente de Vendas e Inovação da SAP Brasil. “A Revolução Industrial veio para para dar qualidade de vida para o ser humano, mas nada acontece se não tivermos recursos humanos. Por isso precisamos contar uns com outros”, alertou Jefferson de Oliveira Gomes, diretor Regional do SENAI-SC, gerente do Departamento Nacional do SENAI para Tecnologia e Inovação, e coordenador do Centro de Competência em Manufatura do ITA (CCM-ITA).
ACESSO, INTERAÇÕES E CONTEÚDO
Com visitantes de 157 municípios de sete Estados, o Congresso totalizou 1,8 mil inscrições, que permitiram a 2,4 mil pessoas acompanharem as palestras graças ao benefício da transferência de titularidade da credencial. Neste ano, 16 palestrantes – dois dos quais internacionais – trouxeram ao palco do evento temas como inovação, gestão, economia e negócios, comportamento, design, administração de alto impacto, internet industrial e negociação.
Assim como o Congresso, os cerca de 50 Workshops abordaram temas variados e movimentaram o evento, com cerca de 1,6 mil participações. Além do novo Ambiente de Exposição e Relacionamento, outra novidade deste ano foi o serviço de gastronomia. Durante o evento, um restaurante foi montado no Complexo Expoville para atender com mais conforto e praticidade os congressistas. Além das programações que envolveram Congresso, Ambiente de Exposição e Workshops, outros eventos paralelos foram realizados durante a Expogestão 2016, promovidos pela Facisc, Sebrae e outros patrocinadores e apoiadores.
EM COMPLIANCE
Os executivos da Senior Fernando da Silva e Valmir Hammes, gerente de Produto e especialista em Legislação, ministraram um workshop na Expogestão 2016 sobre “A gestão nos caminhos da legislação”. O Objetivo foi mostrar como as empresas melhoram sua gestão, processos e controles por conta dessas demandas do Fisco, ganhando competitividade através da padronização de processos, saneamento de cadastro, troca de informações e agilidade, o que permite o trabalho de uma série de ações como marketing, relacionamento com clientes e cross selling, por exemplo.