Coocafé se destaca em premiação para as cooperativas mais bem geridas do Brasil
Gestão Empresarial | ERP da Senior implantado na cooperativa gera ganhos na segurança dos processos, presteza na informação, agilidade e confiabilidade para passar ao produtor rural os relatórios e gráficos. “É o que garante a gestão da Coocafé e, certamente, assegura seu reconhecimento na premiação”, afirma o Diretor de Mercado da Senior, Hermínio Gastaldi.
Prêmio Sescoop Excelência de Gestão reconhece o empenho das cooperativas brasileiras em implementar as melhores práticas de gestão, ampliando, assim, sua competividade e, como resultado dessa busca, maximizando seus resultados socioeconômicos.
Dentre as mais de 6 mil cooperativas brasileiras, a Coocafé foi uma das 12 premiadas no nível de maturidade Compromisso com a Excelência. Acima desse nível está o Rumo à Excelência, no qual apenas duas cooperativas foram premiadas. A Coocafé esteve representada na premiação pelo diretor Presidente Fernando Romeiro Cerqueira, pelos superintendentes Administrativo Financeiro e Técnico Comercial, respectivamente Luciano Nunes e Waldir Fracese Filho, e pelo gerente de Marketing Luiz Gustavo L. Souza. Fernando Cerqueira ressaltou a importância do prêmio e fez questão de ressaltar o papel de cada agente para essa conquista. “Esse prêmio é resultado do esforço de nossos colaboradores e conselheiros, do comprometimento de nossos cooperados e do engajamento de nossas comunidades. Portanto, deve ser compartilhado e comemorado por todos”, disse.
Realizado pelo Sistema OCB, o prêmio Sescoop Excelência de Gestão visa potencializar a competitividade das cooperativas, objetivando sempre os melhores resultados, não só para o cooperado, que é dono do negócio, mas para as comunidades onde elas estão presentes.
A cerimônia de premiação contou com a presença de mais de 250 pessoas, entre representantes das 41 cooperativas vencedoras, das unidades estaduais do Sistema OCB, e convidados como parceiros e profissionais da imprensa. O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão utiliza os mesmos instrumentos de avaliação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e sua avaliação foi feita de acordo com o nível de maturidade escolhido.
As cooperativas que alcançaram a pontuação definida pela Banca Julgadora são reconhecidas nas faixas em que se enquadrarem, dentro dos níveis de maturidade escolhidos no momento da inscrição no PDGC, que são: Primeiros Passos para a Excelência, Compromisso com a Excelência ou Rumo à Excelência.
“O mundo e as pessoas mudam o tempo todo e as cooperativas estão acompanhando essa dinâmica. Elas veem para onde o vento sopra e qual a melhor forma de aproveitá-lo. Isso, tanto no que diz respeito a movimentações do cenário externo, considerando o mercado propriamente dito e seus consumidores, quanto no olhar para dentro, investindo na melhoria da gestão, para uma administração cada vez mais eficiente”, explica o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
De acordo com o executivo, a palavra gestão tem muitos significados. Eles vão desde conduzir e cuidar até administrar e gerir um negócio. No cooperativismo, além desses conceitos, o vocábulo significa, ainda, algo muito especial: a busca incessante pela excelência – uma meta que faz parte do processo de melhoria contínua e que caracteriza o dia-a-dia de uma cooperativa. “O processo de melhoria da gestão das cooperativas tem acompanhado o ritmo das mudanças que ocorrem no mundo, evidenciando um olhar atento e constante para a profissionalização do negócio”, afirma.
Além disso, explica o gestor, o negócio cooperativo tem uma outra particularidade: a gestão é baseada nas necessidades de um público exigente, que se vincula à uma marca, serviço ou produto não apenas pelo uso em si, mas pela ideologia transformadora que há por traz.
“Essa é uma vantagem competitiva das cooperativas. Elas são o único modelo econômico que faz negócio de um jeito humanizado, fundamentado em valores e princípios que norteiam todas suas ações”, enfatiza Márcio Freitas.
Gestão com tecnologia
Suporte tecnológico da Senior na Feira de Negócios da Coocafé permite acessos online, agilidade e maior precisão na informação aos participantes. Além de softwares que auxiliam na realização da Feira, a Coocafé conta com a solução Gestão Empresarial | ERP da Senior, que gera ganhos na segurança dos processos, presteza na informação, agilidade e confiabilidade para passar ao produtor rural os relatórios e gráficos.
A Coocafé
A Coocafé (Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha) foi fundada em 1979, em Lajinha/MG, com o intuito de fortalecer os produtores de café da região, possibilitando melhores resultados em sua atividade.
Entenda a parceria que une tecnologia e cooperativismo na gestão do agronegócio no vídeo abaixo.