Redução de custos logísticos: indicadores e dicas para sua empresa

Quando se observam os principais impactos financeiros ao setor logístico, é possível reduzi-los com a otimização de processos e a adoção de tecnologia de modo a melhorar a eficiência logística.

Entenda como identificar e obter a redução de custos logísticos com estratégias que envolvem o uso de tecnologia e a revisão de processos internos.

As especificidades do setor logístico fazem com que cada negócio estabeleça os seus processos e a sua forma de operação. No entanto, de forma geral, há uma busca pela redução de custos logísticos, que incluem as despesas relacionadas ao movimento de produtos da origem à entrega final – e, no caso de indústrias, pode agregar toda a movimentação interna do inventário entre armazéns e produção.

Nesse cenário, os custos logísticos costumam envolver a aquisição, o armazenamento, a mão de obra, a embalagem, o transporte, os encargos administrativos e os tributos envolvidos para movimentar produtos e itens ao longo da cadeia de suprimentos. Outro ponto importante a se considerar é o investimento em sistemas e dispositivos tecnológicos especializados para o setor logístico.

É a soma de tecnologia e aprimoramento de processos que amplia as chances de obter a redução de custos logísticos sem influenciar a qualidade das entregas.

Quais são os maiores custos logísticos para as empresas?

Na busca pela redução de custos logísticos, há algumas áreas que se destacam no setor de logística.

  1. Transporte – O transporte é geralmente o primeiro aspecto que vem à mente quando se fala em logística. Ele representa o meio pelo qual os produtos se movimentam ao longo da cadeia de suprimentos. Monitoramento de consumo de combustível, sistemas de roteirização e gestão de frota são alguns dos caminhos para obter a redução de custos logísticos.
  1. Armazenagem – Os custos de armazenagem, como aluguel e preço por metro quadrado, representam parte significativa do orçamento logístico. Esses valores também podem envolver compromissos de longo prazo, como contratos de arrendamento e compra de propriedades. Nesse cenário, sistemas de gestão especializados em armazéns (WMS) oferecem a capacidade de otimizar a gestão integrada e automatizada dos processos, aprimorar o uso do espaço físico e consequentemente reduzir os custos operacionais.
  2.  Atendimento de pedidos – Trata-se dos custos envolvidos para recebimento de mercadorias, seu armazenamento de forma estratégica, o picking – que pode ser automatizadopor voz ou via luz – e a parte de separação e embalagem (packing). Nessa área, é preciso considerar também a compra de materiais, caixas, etiquetas, devoluções, entre outros gastos associados.
  3.  Inventário – Os custos logísticos geralmente incluem também despesas relacionadas à aquisição e à armazenagem de estoque, além do que se gasta para gerenciar essas funções: pedidos, manutenção e estratégias de prevenção de perdas.
  4. Mão de obra – Independentemente do que você vende, é essencial considerar o custo da mão de obra ao tentar obter a redução de custos logísticos. Os custos com colaboradores incluem recrutamento e contratação, folha de pagamento, seguro de responsabilidade civil e benefícios.

Esses aspectos integram a rotina logística e precisam ser considerados pelas empresas do setor. Quanto mais eficientes forem esses processos, mais provável de se obter redução de custos de forma simultânea à melhoria da satisfação dos clientes.

Quais indicadores monitorar para identificar oportunidades de redução de custos?

Há diversas métricas que podem ser acompanhadas para encontrar meios de cortar custos estrategicamente. A redução de custos logísticos depende da dimensão da empresa e da complexidade da cadeia de suprimentos. Alguns pontos importantes envolvem:

– Custo operacional total – Mede todas as despesas envolvidas na logística;

– Custo por unidade transportada – Avalia o custo médio para movimentar cada unidade de produto, permitindo ajustes na eficiência do transporte;

– Lead time logístico – Acompanha o tempo total entre o pedido e a entrega, possibilitando identificar gargalos e melhorar a eficiência;

– Índice de devoluções e avarias – Analisa a qualidade do transporte e do armazenamento, reduzindo custos com reenvio e perdas;

Taxa de ocupação do armazém – Indica o percentual de utilização do espaço, ajudando a evitar desperdícios e otimizar a capacidade;

– Custo de manutenção da frota – Monitorar gastos com manutenção preditiva, preventiva e corretiva ajuda a evitar despesas inesperadas;

– Eficiência de roteirização – Mede a otimização das rotas de entrega, reduzindo o consumo de combustível e o tempo de deslocamento;

– Produtividade da equipe logística – Avalia a eficiência dos colaboradores na execução das tarefas, permitindo otimizar processos e reduzir custos.

Um dos principais indicadores é o OTIF (On Time In Full). Trata-se das entregas realizadas no prazo e completas, sem erros ou danos à mercadoria. Ou seja, é a confirmação de que todos os processos foram realizados à perfeição. Um bom OTIF é indício de que a engrenagem está operando de maneira satisfatória.

7 dicas para redução dos custos logísticos

  1. Parametrização de sistemas de roteirização inteligente – Algoritmos avançados ajudam a otimizar rotas, reduzindo consumo de combustível e tempo de entrega, de acordo com os critérios estabelecidos pelo próprio negócio.
  2. Mais inteligência e automação de processos logísticos – Ferramentas como WMS e TMS melhoram a eficiência operacional ao padronizar processos e reduzir erros — o que impacta diretamente os custos. Esses sistemas contam com rastreamento, que garante mais controle sobre entregas e ajudam a evitar atrasos e extravios.
  3. Manutenção preditiva de frotas – Sensores e análise de dados permitem prever falhas mecânicas antes que ocorram, evitando paradas inesperadas, que elevam os custos logísticos.
  4. Uso de análise de dados para tomada de decisão – Tecnologias como Big Data e Business Intelligence ajudam a identificar padrões de consumo e oportunidades de economia, levando em consideração padrões de sazonalidade, perfil do negócio e exigências de cliente, entre outros critérios.
  5. 5. Otimização do layout dos armazéns – Melhor organização dos espaços e fluxos internos aumenta a produtividade e reduz desperdícios operacionais no controle de estoque. Isso se expande com a aplicação de metodologias como Just-in-Time (JIT) e classificação ABC para reduzir custos de armazenagem e obsolescência.
  6. Consolidação de cargas e compartilhamento de fretes – Dentro do gerenciamento de frota e frete, agrupar envios reduz custos de transporte e melhora a eficiência logística, otimizando o uso de ativos como veículos e mão de obra de forma estratégica.
  7. Centralize a aquisição – O mesmo princípio de otimização de espaço e compartilhamento de fretes pode ser aplicado à aquisição de materiais. É muito mais eficiente obter insumos de um fornecedor próximo à sua unidade de fabricação do que transportá-los de outro estado ou país. 

Nota-se que os dados são a base para se tomar decisões que levam à redução de custos de forma estratégica, trazendo a realidade do que acontece na rotina do seu negócio. No entanto, essas decisões e melhorias precisam ser realizadas de maneira assertiva, visto que precisam equilibrar os custos inerentes ao segmento às exigências de clientes, parceiros e legais.

Nesse cenário, o desafio está em encontrar os meios de obter a redução de custos e, simultaneamente, aprimorar a qualidade do serviço. Pode soar impossível, mas isso é viável com as nossas soluções especializadas para o setor logístico.

Soluções para Logística é com a Senior.

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