Quando se observam os principais impactos financeiros ao setor logístico, é possível reduzi-los com a otimização de processos e a adoção de tecnologia de modo a melhorar a eficiência logística.
Entenda como identificar e obter a redução de custos logísticos com estratégias que envolvem o uso de tecnologia e a revisão de processos internos.
As especificidades do setor logístico fazem com que cada negócio estabeleça os seus processos e a sua forma de operação. No entanto, de forma geral, há uma busca pela redução de custos logísticos, que incluem as despesas relacionadas ao movimento de produtos da origem à entrega final – e, no caso de indústrias, pode agregar toda a movimentação interna do inventário entre armazéns e produção.
Nesse cenário, os custos logísticos costumam envolver a aquisição, o armazenamento, a mão de obra, a embalagem, o transporte, os encargos administrativos e os tributos envolvidos para movimentar produtos e itens ao longo da cadeia de suprimentos. Outro ponto importante a se considerar é o investimento em sistemas e dispositivos tecnológicos especializados para o setor logístico.
É a soma de tecnologia e aprimoramento de processos que amplia as chances de obter a redução de custos logísticos sem influenciar a qualidade das entregas.
Quais são os maiores custos logísticos para as empresas?
Na busca pela redução de custos logísticos, há algumas áreas que se destacam no setor de logística.
- Transporte – O transporte é geralmente o primeiro aspecto que vem à mente quando se fala em logística. Ele representa o meio pelo qual os produtos se movimentam ao longo da cadeia de suprimentos. Monitoramento de consumo de combustível, sistemas de roteirização e gestão de frota são alguns dos caminhos para obter a redução de custos logísticos.
- Armazenagem – Os custos de armazenagem, como aluguel e preço por metro quadrado, representam parte significativa do orçamento logístico. Esses valores também podem envolver compromissos de longo prazo, como contratos de arrendamento e compra de propriedades. Nesse cenário, sistemas de gestão especializados em armazéns (WMS) oferecem a capacidade de otimizar a gestão integrada e automatizada dos processos, aprimorar o uso do espaço físico e consequentemente reduzir os custos operacionais.
- Atendimento de pedidos – Trata-se dos custos envolvidos para recebimento de mercadorias, seu armazenamento de forma estratégica, o picking – que pode ser automatizado, por voz ou via luz – e a parte de separação e embalagem (packing). Nessa área, é preciso considerar também a compra de materiais, caixas, etiquetas, devoluções, entre outros gastos associados.
- Inventário – Os custos logísticos geralmente incluem também despesas relacionadas à aquisição e à armazenagem de estoque, além do que se gasta para gerenciar essas funções: pedidos, manutenção e estratégias de prevenção de perdas.
- Mão de obra – Independentemente do que você vende, é essencial considerar o custo da mão de obra ao tentar obter a redução de custos logísticos. Os custos com colaboradores incluem recrutamento e contratação, folha de pagamento, seguro de responsabilidade civil e benefícios.
Esses aspectos integram a rotina logística e precisam ser considerados pelas empresas do setor. Quanto mais eficientes forem esses processos, mais provável de se obter redução de custos de forma simultânea à melhoria da satisfação dos clientes.
Quais indicadores monitorar para identificar oportunidades de redução de custos?
Há diversas métricas que podem ser acompanhadas para encontrar meios de cortar custos estrategicamente. A redução de custos logísticos depende da dimensão da empresa e da complexidade da cadeia de suprimentos. Alguns pontos importantes envolvem:
– Custo operacional total – Mede todas as despesas envolvidas na logística;
– Custo por unidade transportada – Avalia o custo médio para movimentar cada unidade de produto, permitindo ajustes na eficiência do transporte;
– Lead time logístico – Acompanha o tempo total entre o pedido e a entrega, possibilitando identificar gargalos e melhorar a eficiência;
– Índice de devoluções e avarias – Analisa a qualidade do transporte e do armazenamento, reduzindo custos com reenvio e perdas;
– Taxa de ocupação do armazém – Indica o percentual de utilização do espaço, ajudando a evitar desperdícios e otimizar a capacidade;
– Custo de manutenção da frota – Monitorar gastos com manutenção preditiva, preventiva e corretiva ajuda a evitar despesas inesperadas;
– Eficiência de roteirização – Mede a otimização das rotas de entrega, reduzindo o consumo de combustível e o tempo de deslocamento;
– Produtividade da equipe logística – Avalia a eficiência dos colaboradores na execução das tarefas, permitindo otimizar processos e reduzir custos.
Um dos principais indicadores é o OTIF (On Time In Full). Trata-se das entregas realizadas no prazo e completas, sem erros ou danos à mercadoria. Ou seja, é a confirmação de que todos os processos foram realizados à perfeição. Um bom OTIF é indício de que a engrenagem está operando de maneira satisfatória.
7 dicas para redução dos custos logísticos
- Parametrização de sistemas de roteirização inteligente – Algoritmos avançados ajudam a otimizar rotas, reduzindo consumo de combustível e tempo de entrega, de acordo com os critérios estabelecidos pelo próprio negócio.
- Mais inteligência e automação de processos logísticos – Ferramentas como WMS e TMS melhoram a eficiência operacional ao padronizar processos e reduzir erros — o que impacta diretamente os custos. Esses sistemas contam com rastreamento, que garante mais controle sobre entregas e ajudam a evitar atrasos e extravios.
- Manutenção preditiva de frotas – Sensores e análise de dados permitem prever falhas mecânicas antes que ocorram, evitando paradas inesperadas, que elevam os custos logísticos.
- Uso de análise de dados para tomada de decisão – Tecnologias como Big Data e Business Intelligence ajudam a identificar padrões de consumo e oportunidades de economia, levando em consideração padrões de sazonalidade, perfil do negócio e exigências de cliente, entre outros critérios.
- 5. Otimização do layout dos armazéns – Melhor organização dos espaços e fluxos internos aumenta a produtividade e reduz desperdícios operacionais no controle de estoque. Isso se expande com a aplicação de metodologias como Just-in-Time (JIT) e classificação ABC para reduzir custos de armazenagem e obsolescência.
- Consolidação de cargas e compartilhamento de fretes – Dentro do gerenciamento de frota e frete, agrupar envios reduz custos de transporte e melhora a eficiência logística, otimizando o uso de ativos como veículos e mão de obra de forma estratégica.
- Centralize a aquisição – O mesmo princípio de otimização de espaço e compartilhamento de fretes pode ser aplicado à aquisição de materiais. É muito mais eficiente obter insumos de um fornecedor próximo à sua unidade de fabricação do que transportá-los de outro estado ou país.
Nota-se que os dados são a base para se tomar decisões que levam à redução de custos de forma estratégica, trazendo a realidade do que acontece na rotina do seu negócio. No entanto, essas decisões e melhorias precisam ser realizadas de maneira assertiva, visto que precisam equilibrar os custos inerentes ao segmento às exigências de clientes, parceiros e legais.
Nesse cenário, o desafio está em encontrar os meios de obter a redução de custos e, simultaneamente, aprimorar a qualidade do serviço. Pode soar impossível, mas isso é viável com as nossas soluções especializadas para o setor logístico.