Leia o post e entenda o que é picking e quais suas principais vantagens para o processo logístico.
Nos últimos anos os processos de logística tem ganhado cada vez mais destaque dentro das corporações. Em boa parte devido ao crescimento vertiginoso dos e-commerces e suas vendas on-line. Isso porque diante desta nova realidade, outros fatores passaram a ser definitivos para aumentar share, ganhar competitividade e, principalmente, fidelizar consumidores. E entre muitas variáveis, 2 fatores têm muito peso nessa conta: o preço dos produtos e a entrega.
O valor a ser pago, naturalmente, é importante por razões óbvias diante do status econômico do país. Já a entrega torna-se um fato determinante, em primeiro lugar, porque também interfere no preço final da mercadoria – e por isso cada vez mais as lojas investem em frotas próprias e soluções como TMS. Além disso, numa compra bem-sucedida, a entrega é o único ponto de contato real entre uma loja virtual e seu consumidor.
Por isso, uma entrega realizada no prazo (se possível, com antecedência) e com a mercadoria em bom estado pode definir a preferência do consumidor no momento de decisão de uma futura compra.
E é neste processo que o Picking (ou Order Picking, outro termo utilizado para definir o mesmo processo) interfere diretamente na experiência do consumidor. Para quem ainda não está familiarizado com o termo, trata-se do momento de separação da mercadoria e sua preparação para o despacho após concluída a etapa de conclusão da transação comercial.
Como funciona o processo de picking?
O sistema se desenvolve em praticamente 4 etapas: localização, coleta, movimentação e documentação do processo. Ou seja, após comunicada a venda do produto, a equipe de profissionais do estoque deve estar totalmente organizada no sentido de encontrar o produto no estoque e encaminhá-lo à expedição o mais rápido possível.
Através da simples descrição do processo é comum ter-se a falta impressão de que trata-se de um processo fácil. Porém, quando pensamos em termos de grandes nomes do varejo, que contam com grandes galpões de estoque e muitas vezes vários centros de distribuição – cada um com sua rotina própria e horários – percebe-se que a movimentação de Picking pode facilmente tornar-se confusa e até caótica se não houver a devida preparação, adoção da metodologia que mais se adapta aos seus objetivos e a adoção de seus respectivos processos.
Modalidades de Picking
A separação de pedidos, ou picking, é uma etapa essencial na logística de armazéns e centros de distribuição. Existem diferentes modalidades de picking, cada uma projetada para otimizar a eficiência, reduzir erros e melhorar a produtividade conforme as necessidades específicas de cada operação.
Algumas técnicas priorizam a precisão, enquanto outras focam na velocidade e no volume de separação. A escolha do método adequado depende de fatores como tipo de mercadoria, demanda e estrutura do estoque. A seguir, conheça as principais modalidades de picking e suas características:
Picking discreto
Neste tipo de Picking, um único funcionário é responsável por realizar todo o processo de cada pedido sozinho, e apenas um por vez. Naturalmente, a redução de erros é bastante significativa. Porém, o processo torna-se bem mais demorado, já que é feito por apenas um operador e demanda muitas etapas e deslocamentos. Ou seja, é menos produtivo do que outros métodos que envolvem mais profissionais – e mais pedidos – simultaneamente.
Picking por zona
Algumas empresas optam por dividir o seu estoque em diversas áreas, às quais denomina de “zonas”. Cada uma delas possui determinadas categorias de produtos e uma equipe de operadores é designada para se responsabilizar por cada uma delas. Desta forma, assim que o pedido é formalizado, cada zona faz a separação dos produtos que lhe competem e os levam até um local pré determinado.
E assim sucessivamente até que o pedido esteja completo. Como pode-se perceber facilmente, o tempo de deslocamento é reduzido, já que vários funcionários são envolvidos. Porém, por isso mesmo, o risco de erros aumenta consideravelmente. Esta possibilidade pode ser bastante reduzida ao se determinar processos que fiquem claros para toda a equipe, que assim possa seguí-los à risca, aumentando a produtividade e reduzindo possíveis falhas.
Picking por lote
Esta modalidade costuma funcionar muito bem para as empresas que trabalham com alto volume de vendas, porém com baixa variedade de produtos. Isso porque neste processo o operador aguarda até acumular um determinado volume de pedidos antes de iniciar sua separação. Desta maneira, aumenta-se a produtividade, porém caso não haja um bom controle dos processos, a quantidade de erros pode aumentar.
Picking por onda
Esta forma de Picking é muito similar com o modelo discreto, já que todo o processo é realizado por um único profissional. Porém, a diferença está no fato de que este seleciona um determinado horário ou turno para acumular mais pedidos e realizar mais de um de uma vez só. Essa pequena mudança na forma de realização do trabalho é bem-vinda, já que aumenta a possibilidade de melhorar a produtividade do profissional.
Picking by light
No Picking by Light, indicadores luminosos guiam os operadores na separação de pedidos, eliminando listas impressas e scanners manuais. As luzes indicam onde e quantos itens coletar, e a confirmação é feita por botão, com atualização automática do estoque.
Esse método reduz erros, aumenta a produtividade e minimiza custos, sendo ideal para operações de alto volume que exigem rapidez e precisão.
Voice picking
No Voice Picking, o operador é guiado por comandos de voz para realizar a separação dos produtos, recebendo instruções detalhadas através de um dispositivo de áudio. O operador foca na tarefa, aumentando a agilidade e diminuindo as chances de erro.
Esse método é especialmente eficaz em operações de alto volume, onde a precisão e a rapidez são cruciais. Apesar de demandar investimento em tecnologia, o Voice Picking proporciona um fluxo de trabalho mais eficiente e menos suscetível a falhas, promovendo ganhos de produtividade sem comprometer a qualidade.
Bucket Brigades
Esta é a estratégia de picking mais recente e também mais inovadora. Isso porque tem a habilidade de tornar o sistema ajustado automaticamente. Para se ter uma ideia, corporações como Mitsubishi, Subway e Reader´s Digest tem adotado a prática com excelentes resultados.
A razão de tamanho sucesso vem a partir da resolução de uma grande dificuldade das empresas no momento de eleger sua estratégia de picking: não sobrecarregar nenhum profissional ou equipamento, ao mesmo tempo em que se tem a segurança de estar operando na sua capacidade máxima. E esse nível de produção só é alcançado a partir de análises periódicas de informações precisas e o mais recentes possível.
Só assim o sistema consegue realizar um auto-ajuste. Ou seja, aumentando ou diminuindo a taxa de pedidos a estratégia consegue ser auto balanceável, mantendo o nível de ocupação do departamento operando constantemente próximo do máximo da sua capacidade.
Estão entre as principais vantagens desta estratégia de picking:
- o fato de a linha se auto balanceável torna desnecessário qualquer tipo de planejamento e administração
- o processo faz o trabalho fluir de forma mais ágil e flexível devido ao auto-ajuste
- o trabalho é melhor dividido entre a equipe
Como criar um bom sistema de Picking na minha empresa?
Muitas lojas virtuais começam pequenas e, a partir do aumento da demanda, passam a se organizar para a montagem dos pedidos de forma empírica e totalmente intuitiva. O que é bastante válido e pode se mostrar eficiente por algum tempo. Porém, se tudo der certo, os volume serão cada vez maiores, assim como as possibilidades de erros.
Por isso, chega um momento em que é preciso parar as atividades para repensar na forma como está organizado o processo tanto para ganhar agilidade, quanto produtividade e menor preço. Para criar um processo de Picking estruturado e que atenda tanto a demanda do seu negócio quanto dos seus clientes, observe alguns dos itens listados a seguir.
Organize os processos do armazém
Para que as mercadorias sejam facilmente localizadas e encaminhadas para a expedição, é preciso contar um espaço de estoque bem organizado, sinalizado corretamente, com áreas de trabalho bem definidas e com a estrutura necessária (computadores, impressoras, telefones, entre outros itens) para a realização de um bom trabalho.
Fique atento ao processo de entrada de produto
Para que uma mercadoria saia corretamente do estoque, ela precisa ter seu processo de entrada realizado também com atenção, para que os produtos sejam facilmente encontrados. Ao inserir o código de barras e as respectivas quantidades dos produtos, é preciso designar o local correto para a localização dos mesmos no momento de separação de pedido para despacho.
Itens que vendem mais precisam de maior atenção
Toda loja possui produtos que formam claramente o rol de preferência do seu consumidor. E já que esse produto é sucesso de vendas, consequentemente, precisa ser localizado e separado muitas vezes ao dia. Por isso, é importante que o processo de picking para estes produtos seja fácil, rápido e eficiente. Pequenas iniciativas, como deixá-los em locais de fácil acesso, próximo às áreas de embalagem e expedição, bem à vista dos funcionários, são decisões espertas da parte de quem organiza dos estoques, já que aumenta a produtividade e diminui o tempo de busca e deslocamento dos seus operadores.
Automatize os processos
A transformação digital é uma das grandes responsáveis pela maior agilidade na finalização dos pedidos on line, já que reduzem o tempo de trabalho. Soluções completas como o WMS da Senior Sistemas atuam como verdadeiras parceiras das empresas quando se trata da administração de estoques. Ao investir em um software desta natureza, os ganhos são muitos:
- redução da taxa de erros e retrabalhos
- maior produtividade da equipe
- mais agilidade na realização das tarefas
- maior integração entre as áreas
- redução de custos
- maior competitividade
Lembrando sempre que todas essas iniciativas tem um único fim: garantir um cliente satisfeito ao final de toda a operação. E esta é, com certeza, uma ótima razão para investir num sistema de Picking eficiente para a sua empresa.
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