Voice picking: o que é, como funciona e benefícios

Entenda neste artigo como a tecnologia de voice picking funciona e por que ela está transformando a logística

Já imaginou otimizar a separação de pedidos sem precisar olhar para telas ou manusear papéis? Trabalhar de forma mais rápida e precisa, reduzindo erros e aumentando a produtividade no armazém?

Os sistemas logísticos de voice picking, também conhecidos como picking by voice, devem ter um crescimento projetado de 15,3% ao ano até 2030.

Descubra neste artigo tudo sobre a tecnologia que, somente em 2023, teve o mercado estimado em US$ 2,47 bilhões e deve atingir US$ 6,5 bilhões ao fim do período, conforme as projeções da consultoria Grand View Research.

O que é voice picking?

A coleta por voz – uma tradução livre de voice picking – é cada vez mais adotada na gestão de armazéns e centros de distribuição. Assim como explicamos no artigo sobre picking by light, o voice picking adota um processo semelhante, mas usando a voz em vez de sistemas de luzes.

Nesse modelo, os funcionários são orientados sobre quais itens devem ser coletados e qual a ordem a partir de comandos de voz, os quais as equipes conseguem acompanhar por meio de fones de ouvido.

Esta tecnologia tem sido adotada em diversos negócios, mas foi muito disseminada nos armazéns de empresas que operam no varejo devido ao aumento do volume de pedidos de produtos decorrentes de compras online.

Como funciona o voice picking?

É importante que a orientação dos colaboradores para a coleta de produtos esteja totalmente relacionada a um sistema de gestão de armazéns (WMS).

Esta plataforma integra todos os dados relativos à operação logística e, a partir de um pedido, ela coordena a operação das equipes aos prazos, à disponibilidade de veículos e ao ciclo interno operacional.

Estamos falando de uma sequência de passos a serem seguidos:

  • Confirmação de um pedido – Ao receber uma solicitação, o WMS analisa diversos parâmetros para estabelecer qual deve ser a ordem de coleta em prol de um abastecimento mais efetivo e ágil.
  • Localização – Os operadores de armazéns recebem em seus fones de ouvido a localização exata do item a ser coletado, a sua referência e a quantidade informada.
  • Código de controle – Quando a coleta tiver sido realizada no ponto indicado, o operador informa um código de controle desta mercadoria ou lote. Este é o sinal de validação, que será verificado no sistema, e um indicativo de que o processo deve seguir.
  • Etapa final – Ao completar a coleta, o sistema de voice picking informa às equipes para voltarem aos postos de embalagem. Neste local, costuma ser realizada uma segunda conferência, que ocorre via etiquetagem ou pesagem, auxiliando a confirmar se o processo foi executado da forma adequada.

O sistema de voice picking costuma ser usado na entrega de produtos ao consumidor final, mas também na logística inbound.

Ou seja, na distribuição de itens de maneira estratégica entre armazéns e centros de distribuição e no recebimento de mercadorias e insumos.

É este ciclo de comunicação constante que elimina os erros comuns e amplia a eficiência e a agilidade da separação.

Confira também: O que é o tracking de pedidos? Entenda neste artigo

Quais são os benefícios desta tecnologia na logística?

O relatório da Grand View Research dá o tom de como a adoção de processos de voice picking está transformando a rotina logística em diferentes empresas, sobretudo no varejo.

“A experiência do cliente, o armazenamento e a gestão de inventário são algumas das áreas-chave que passaram por grandes transformações. As soluções de voice picking têm permitido que múltiplas indústrias realizem picking, picking & passing, contagem, movimentação, recebimento, carregamento e armazenamento de itens”, afirma o relatório da pesquisa.

Mas quais são as vantagens práticas que esta tecnologia traz?

  • Mais precisão: redução de erros durante o processo de seleção e coleta de itens, resultando em mais exatidão;
  • Mais eficiência: ganho de agilidade na execução das tarefas de picking, diminuindo o ciclo operacional logístico;
  • Redução de custos: menos erros e mais agilidade resultam, na prática, em uma diminuição de custos operacionais;
  • Mãos livres: operadores estão livres de listas ou scanners, podendo usar as mãos para manipular mercadorias enquanto recebem instruções por voz, o que aumenta a segurança dos colaboradores e a precisão na operação de equipamentos;
  • Adaptação fácil: sistemas de voice picking são intuitivos, exigindo menos recursos e tempo para capacitar colaboradores;
  • Flexibilidade: trata-se de uma plataforma de simples integração com outros sistemas de gerenciamento de armazém e ERPs, garantindo uma visão centralizada e única de armazéns e centros de distribuição.

Todos os pontos acima refletem diretamente na satisfação do cliente. Afinal de contas, mais precisão, eficiência e redução de custos garantem entregas mais assertivas e rápidas, atendendo às expectativas dos clientes nos pedidos realizados.

Quais setores mais utilizam o voice picking?

Devido aos seus diversos benefícios, vários setores estão investindo em mecanismos de voice picking em armazéns ou centros de distribuição. Entre eles, destacam-se:

  • Varejo: agiliza a separação de pedidos e melhora a precisão de entregas, em especial no e-commerce.
  • Indústria de alimentos: assegura a precisão na coleta de produtos alimentícios, especialmente em ambientes de temperatura controlada.
  • Farmacêutico: garante que medicamentos e produtos médicos sejam separados com precisão e entregues corretamente.
  • Automotivo: gerencia peças e componentes de forma eficiente no processo de produção e distribuição.
  • Manufaturas: simplifica a coordenação de produção, ordenando de forma mais inteligente a coleta de itens, conforme o processo produtivo.

Alguns desses setores investem em outros métodos de separação e coleta de inventário.

  • Picking by light Painéis luminosos se acendem para orientar os operadores na coleta de produtos, dentro de uma sequência definida previamente;
  • Picking by scan – Baseia-se em leituras de códigos de barras, que não deixam os operadores terem as mãos livres – gerando preocupações de segurança e com a operação de máquinas;
  • Picking manual – Usa listas – impressas ou digitais – para selecionar os itens: é um método analógico e que reduz a precisão.

Como implementar um sistema de voice picking?

Diversos fatores precisam ser considerados na implantação desse sistema. O passo inicial está em entender as necessidades do negócio, incluindo as demandas específicas e os objetivos buscados. Entre os propósitos, podem ser aumento da precisão, ganho de agilidade ou redução de erros.

Um segundo momento envolve a definição das tecnologias e sua capacidade de integração com os sistemas já existentes. É importante que os armazéns ou centros de distribuição ofereçam uma visão única para a tomada de decisão dos gestores.

Na sequência, é preciso configurar os sistemas de modo a se integrar aos processos da própria empresa, incluindo a parametrização conforme a estratégia do negócio. Esta etapa vai garantir uma operação fluida. Antes de mudar toda a estrutura, faça testes e pilotos para identificar oportunidades de melhoria e ajustes de sistema.

Se tudo estiver ok, é possível seguir com a implantação integral em toda a operação logística. No entanto, mesmo com um funcionamento perfeito, continue a fazer o monitoramento em busca de feedbacks de operadores em uma perspectiva de melhoria contínua a partir de indicadores-chave (KPIs).

Com uma integração adequada ao WMS, capacitação e monitoramento contínuo, o voice picking pode transformar a operação logística, proporcionando experiências positivas tanto para os colaboradores quanto para os clientes finais. Investir nesta tecnologia está em linha com a busca pela modernização da cadeia de suprimentos e no atendimento às demandas crescentes do mercado.

Você pode transformar a forma como gerencia os armazéns de forma estratégica, tornando-se mais versátil e eficiente e melhorando a definição de prioridades! Conheça nossas soluções para gestão de armazéns!

Sistema para armazéns

Compartilhe:

Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp