Tributação no agronegócio 2025: desafios e oportunidades

A tributação no agronegócio envolve um conjunto de impostos, contribuições e obrigações acessórias que incidem sobre toda a cadeia produtiva — da produção no campo à comercialização e industrialização. Com um sistema fiscal considerado um dos mais complexos do mundo, entender as regras e formas de tributação é fundamental para manter a conformidade legal e controlar os custos do negócio.

Mas ir além do cumprimento das obrigações é o que realmente faz a diferença. Uma gestão tributária assertiva permite mapear oportunidades, evitar riscos e, principalmente, aumentar a rentabilidade dentro e fora da porteira, conectando estratégia fiscal com o desempenho financeiro.

Quando mal planejada, a tributação pode comprometer margens, reduzir a competitividade e até colocar o negócio em risco, especialmente em um cenário globalizado, onde o setor rural brasileiro precisa disputar espaço com grandes players internacionais.

Quais os principais impostos que incidem sobre o agronegócio? 

No Brasil, a tributação sobre o agronegócio varia de acordo com a natureza da atividade, o porte da empresa e o regime tributário adotado. Nesse contexto, os principais tributos são: 

  • Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) ou Pessoa Jurídica (IRPJ): incidem sobre o lucro obtido nas atividades rurais. Para pessoas físicas, o método pode ser lucro presumido, arbitrado ou contábil. Para pessoas jurídicas, a escolha pode variar entre lucro real e lucro presumido; 
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL): deve ser recolhido pelas empresas que atuam sob regime de lucro real ou presumido; 
  • PIS e Cofins: ambos incidem sobre a receita, com possibilidade de ser cumulativo ou não; 
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços: principal tributo estadual, o ICMS varia conforme o estado e incide sobre a venda e o transporte de produtos do agronegócio; 
  • Funrural, Senar e outras contribuições previdenciárias: são cobradas sobre a folha de pagamento ou receita bruta do agronegócio. 

É importante ressaltar que há distinção entre atividades puramente rurais e agroindustriais sob a perspectiva de tributos. As agroindústrias estão sujeitas à tributação mais complexa, com maior número de obrigações acessórias e incidência de tributos federais e estaduais. 

Quais os desafios da tributação no agronegócio? 

A complexidade fiscal brasileira não é diferente para o agronegócio. A tributação rural envolve uma série de entraves que dificultam a vida de produtores, gestores de cooperativas e agroindústrias. 

A começar pela elevada carga tributária. Apesar de contar com alguns benefícios fiscais, o setor ainda lida com índices significativos, especialmente nas etapas de industrialização e distribuição. Um dos impactos previstos pela reforma tributária é a simplificação para o agronegócio, além de incentivos para a cesta básica e exportação. 

O surgimento constante de novas leis e modificações de entendimento geram dificuldades de compliance tributário. A obrigação de entregar declarações e cumprir normas em constante mudança exige alto grau de organização e conhecimento, o que é uma dificuldade recorrente em alguns setores do agronegócio. 

Legislação complexa e instável: a organização e a dimensão do país fazem com que existam normas e regras distintas, conforme região, tipo de atividade e perfil do contribuinte, gerando insegurança jurídica e complexidade de gerir a tributação no agronegócio. A tendência é que a regulamentação da reforma tributária reduza o impacto deste fator. 

E, por fim, a tributação de insumos e produtos agrícolas, que, muitas vezes, envolvem regimes especiais de crédito e isenções, aumentam a dificuldade de gestão e a possibilidade de erros. Não é à toa que essas dificuldades exigem profissionais cada vez mais especializados para contribuir na gestão tributária rural de maneira estratégica e eficiente, tanto do ponto de vista contábil quanto jurídico. 

Tributação no agronegócio: como gerenciar? 

Com os desafios mencionados acima, a eficiência na gestão tributária para produtores rurais e cooperativas agrícolas depende de planejamento, conhecimento técnico e da adoção de ferramentas adequadas. 

O princípio de uma boa tributação no agronegócio envolve um planejamento tributário. Escolher o melhor regime de apuração, aproveitar benefícios fiscais ainda existentes e controlar corretamente receitas e despesas. 

Isso se torna mais simples com a automação de processo. Softwares especializados, como os da Senior, permitem centralizar informações, cruzar dados e emitir documentos fiscais com mais precisão. A tecnologia depende, porém, da capacitação da equipe. Colaboradores bem treinados para lidar com obrigações fiscais, escriturações eletrônicas e documentos fiscais de maneira estratégica. 

Com as mudanças da lei e as novidades trazidas pela reforma tributária, o acompanhamento constante da legislação evita surpresas e possibilita o aproveitamento de novas oportunidades. A newsletter Monitor Fiscal ajuda nesse acompanhamento. Ser bem-sucedido na tributação no agronegócio resulta em: 

  • Redução de custos tributários: evita o pagamento indevido de tributos e aproveita regimes especiais de maneira estratégica; 
  • Maximização de benefícios fiscais: identifica incentivos aplicáveis ao setor, como créditos de PIS/Cofins e redução de alíquotas; 
  • Melhoria de compliance: garante o cumprimento de obrigações fiscais, evita autuações, reduz riscos legais e aprimora a reputação, abrindo até mesmo novos mercados e parcerias; 
  • Previsibilidade financeira: controle fiscal apurado melhora a capacidade de projeção e tomada de decisão, o que é fundamental no contexto atual do agronegócio. 

Em outras palavras, uma boa gestão de tributação do agronegócio reflete em mais competitividade, rentabilidade e eficiência. 

Qual o papel da tecnologia na gestão da tributação no agronegócio? 

A tecnologia é uma aliada indispensável para enfrentar os desafios da tributação no agronegócio. Os sistemas de ERP especializados se destacaram ao integrar todas as áreas das empresas, promover mais controle, agilidade e segurança fiscal dentro das especificidades do setor. 

Com eles, os gestores centralizam as informações fiscais, consolidando dados de compras, vendas, estocagem e produção, facilitando a apuração de tributos. Todos esses processos podem automatizar as obrigações acessórias, como SPED Fiscal, EFD-Contribuições, DIRF e outras declarações. 

Ao automatizar processos de digitação e preenchimento de dados, há uma redução de erros humanos, melhorando a precisão e a consistência de dados. Integração com estoque, finanças e produção: promovendo uma visão unificada das operações e melhor controle da rentabilidade. 

Dessa forma, o agronegócio e as cooperativas fazem o mesmo movimento do fisco, tornando suas operações mais digitais e inteligentes. 

O impacto da tributação rural na competitividade do agronegócio brasileiro 

Não é exagero afirmar que a tributação é um dos fatores que mais influenciam a competitividade do agronegócio brasileiro. Uma carga elevada e mal administrada pode comprometer o desempenho das organizações, limitar investimentos e reduzir a capacidade de disputa em mercados internacionais cada vez mais concorridos e exigentes. 

Em comparação a outros países, o Brasil apresenta um sistema tributário mais complexo, o que coloca produtores e cooperativas em desvantagem. Por isso, a busca por eficiência na gestão fiscal torna-se uma necessidade estratégica. Os players do agro devem investir em conhecimento, planejamento e tecnologia para se manterem competitivos, sustentáveis e em conformidade com as obrigações fiscais. 

A boa gestão da tributação no agronegócio não é apenas uma questão contábil, mas um fator determinante para o sucesso e longevidade das empresas do setor. A Senior conta com soluções que atendem todas as necessidades do seu negócio quando se trata de tributação.  

Não é à toa que 72 das 100 maiores empresas do Agro usam a tecnologia Senior. Quer saber o porquê? Venha conhecer o nosso software de gestão para o agronegócio.

Compartilhe:

Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp