“Varejo vai sair mais forte da crise”, diz Abilio Diniz
Em matéria publicada no portal Supermercado Moderno, Abilio Diniz acredita que, quando a economia voltar a crescer, vai haver uma arrancada do varejo. Para o empresário, o fato de muitas empresas terem reduzido custos, melhorado eficiência e elevado produtividade irá ajudá-las a crescer mais rápido quando a crise passar.
“Percebo que muitas empresas do setor se ajustaram nesses últimos anos. Elas reduziram custos, aumentaram a eficiência e elevaram produtividade. São medidas que as deixaram mais fortes e que vão contribuir para cresçerem mais rápido, assim que a economia também avançar”, disse em palestra no congresso de varejo Latam Retail Show.
Para Abilio, os empresários brasileiros precisam apostar que o País vai voltar a crescer e logo. “Porque lá fora todo mundo já está apostando e buscando investir aqui”, afirmou. Ele acredita que o Brasil está indo no caminho certo. “Reformas como a trabalhista (que começa a valer a partir de novembro) e a queda da inflação mostram que o País está caminhando na direção certa para voltar a crescer. As reformas que estão para acontecer também vão ajudar a desatar ainda mais nós”, avaliou.
Abilio finalizou dizendo que é necessário trabalhar pra construir. “O empresário precisa gerar riqueza para o negócio e o País, fazendo bons negócios, gerando empregos, criando mais empresas”.
Com grande experiência no segmento de supermercados, Abilio Diniz fundou o Grupo Pão de Açúcar em 1959 e hoje membro do Conselho de Administração do Grupo Carrefour – cliente das soluções de logística da Senior.
A Senior passou a atender o segmento supermercadista recentemente com a aquisição da Gôndola Sistemas, empresa catarinense que desenvolve soluções especialistas para o setor. Esta foi a nona operação da Senior nos últimos sete anos e seguiu orientada pela estratégia da companhia de reforçar sua presença no varejo – segmento que vem ganhando força no mercado, ainda mais com a retomada da economia. “Acreditamos que esta aquisição consolida nossa posição enquanto player de referência em tecnologia para gestão no setor”, afirma Carlênio Castelo Branco, CEO da Senior.
A Gôndola se destaca no mercado por oferecer uma solução única para o setor, um dos subsegmentos mais complexos do varejo. “Além disso, a Gôndola atende as cooperativas que possuem supermercados e, portanto, representa um papel importante em nosso negócio”, completa o executivo. Com implantação facilitada e funcionalidades parametrizadas, o grande diferencial da solução da Gôndola está na sua forte gestão de compras. A empresa tem grande experiência em controle de sobras e cota capital, especificidades de cooperativas de consumo, assim como em atacarejos.
Com a nova solução, a Senior esteve este ano no APASNEXT, maior evento brasileiro de inovação e tecnologia para setor supermercadista, onde apresentou como obter o controle totaldo negócio – do PDV ao Backoffice – com gestão de compras focada nos melhores resultados.
O setor supermercadista representa 5,4% do PIB Brasileiro (R$ 315 Bilhões), de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Para contribuir com este cenário, é preciso cada vez mais profissionalizar a maneira como as empresas olham para os processos, garantindo mais uniformidade e acuracidade às informações.
Somente neste setor, a Senior conta com clientes em todo o Brasil, como Seara, Galegão, Germânia e Aurora, fortes no Sul do País, e CR Supermercados – que conta com oito lojas de supermercados, uma loja de departamentos, três franquias, um restaurante, uma distribuidora e várias marcas próprias em toda região de Santarém/PA.