Qual é o momento de implantar um ERP?
A implantação de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) nas organizações é motivada, na maioria das vezes, pela dificuldade em integrar os departamentos e seus procedimentos. O software de gestão empresarial atende várias áreas de negócios, mas de acordo com o gerente nacional de vendas da Senior, Julio Cesar Pereira de Jesus, de modo geral, as empresas começam utilizando funcionalidades mais simples do sistema.
“O crescimento da empresa e a inserção de novos colaboradores na organização, executando partes de um processo — agora já mais complexo —, que anteriormente era feito por apenas um profissional, acaba, em algum momento, ‘desorganizando’ a organização”, observa. Problemas como retrabalho, morosidade em alguns processos e desconexão entre as áreas são alguns sintomas de que a empresa está desordenada e precisa de um ERP.
De acordo com Julio Cesar, esse cenário é comum em empresas que começaram com uma estrutura familiar, obtiveram sucesso e, durante a expansão, optaram por organizar e gerenciar suas empresas com um ERP. “A Senior se especializou em tratar empresas desse perfil, pois a maior parte de nossos clientes tem a característica de crescimento orgânico”, diz.
INFRAESTRUTURA
Investimentos em infraestrutura para a implantação de um ERP não inviabilizam o projeto, segundo Julio Cesar. A solução da Senior conta com uma oferta que contempla a infraestrutura em ambiente virtual. “Possuímos pacotes para a aquisição de banco de dados, equipamentos e licenças complementares em conjunto com a solução de ERP, tornando o custo total do projeto reduzido e viável para organizações dos diversos portes”, destaca.