Netshoes enxerga mudanças no comércio eletrônico
Confira case da companhia apresentado no fechamento do Congresso E-Commerce Brasil Gestão 2016 e entenda como a solução de logística da Senior apoia uma das maiores operações de e-commerce da América Latina.
“Depois de 60 dias no ar, não tínhamos nenhum pedido”, conta Marcio Kumruian, fundador da Netshoes.
Se hoje a Netshoes é o maior e-commerce de esportes do Brasil, com 30 a 40 mil pedidos por dia, no início a história foi outra: após lançar a loja física em 2000, Marcio Kumruian e seus parceiros decidiram criar um site de vendas de calçados. Os dois primeiros meses, porém, foram de vacas magras e nenhuma venda.
Mais de uma década depois, Kumruian, enxerga* diversas mudanças no comércio eletrônico. “Hoje está tudo muito fácil [de empreender], uma única ferramenta faz tudo por você. Naquela época, era tudo na mão: campanha de [Google] Adwords na mão, planilhas na mão”, comparou.
Segundo ele, a baixa capilaridade do e-commerce oferece a essa área muitas oportunidades no Brasil e na América Latina, mesmo com um mercado já saturado em outros continentes.
O novo varejo, segundo o empresário, é guiado pela experiência do cliente, que, agora, conta com diversas opções. “Neste momento, sim, a gente vive um ambiente complexo. Hoje existem várias redes, plataformas e concorrentes”, elencou. “Isso exige muito mais inteligência na hora de montar a estratégia.”
Dessa forma, o lojista deve pensar na experiência do consumidor. Ele citou o exemplo do Six Team, um time de futebol de amigos que comprou todos os uniformes da equipe no site e, como retribuição, a Netshoes levou a torcida para uma partida do time.
“Mudou completamente a relação entre companhia e consumidor nesses anos. Por isso, se for para fazer o básico, não seja empreendedor. É importante escutar sempre o cliente, entendê-lo e se diferenciar”, defendeu. Assim, para Marcio Kumruian, é preciso manter-se fiel aos seus valores, e não só para os clientes. “Autonomia combinada direitinho antes dá muito certo”, conclui, revelando como faz para manter a equipe da empresa motivada.
TECNOLOGIA COMO ALIADA
Para atender às peculiaridades das operações de e-commerce e sustentar o crescimento da companhia, a Netshoes implantou, em 2009, a solução para gestão de armazém da Sythex – uma das empresas líderes nacionais em desenvolvimento de WMS, adquirida pela Senior em 2014.
A solução controla e aumenta a produtividade dos operadores em tarefas específicas nas operações de e-commerce, armazena inteligentemente diversos produtos no mesmo endereço, trabalha com grandes volumes de fracionamento de produtos na separação e gerencia o complexo controle de PAC ou grade de produtos.
Ao centro, Marcelo Franco recebe Milton Sonego e Valdemir, da Netshoes, no estande da Senior na Movimat 2016. Nas pontas, executivos da Senior acompanham os clientes.
“O WMS é uma das ferramentas mais importantes para o sucesso logístico da companhia. Ele contribui para que todos os pedidos sejam despachados em até duas horas após a finalização da compra pelo consumidor”, explica o diretor da Syhex – que hoje responde como Unidade de Negócios da Senior – Marcelo Franco.
NA AMÉRICA LATINA
As operações da Netshoes da Argentina e do México, implantadas em 2011, utilizam a mesma versão do WMS da Sythex que roda no Brasil, porém totalmente em Espanhol.
“Por ser multi-idiomas – desenvolvido nativamente em 3 línguas, Inglês, Espanhol e Português –, o sistema facilitou muito a entrada da Netshoes na Argentina e no México, pois permitiu que os usuários assimilassem com muita rapidez as funcionalidades, já que o idioma é vinculado ao usuário e todas as telas e relatórios se adequam automaticamente”, detalha Franco.
Para abertura das novas operações, foram anunciados investimentos de US$ 17 milhões só no primeiro ano. Hoje, a Netshoes possui uma das maiores operações de e-commerce da América Latina e uma logística exemplar.
*Informações publicadas em matéria do Portal E-commerce Brasil.