Motivação é o novo modelo de gestão, afirma especialista
Todos os profissionais que exercem atividades de liderança dentro de sua empresa estão constantemente buscando soluções para tornar as equipes mais produtivas, focadas nas metas da área em que atuam e comprometidas com os objetivos estratégicos da organização. A percepção é de Eduardo Kruger, sócio da Informant, que no artigo “Motivação: o novo modelo de gestão” destaca que há tempos os bons salários não são mais suficientes para motivar e manter bons profissionais nas empresas.
Ele conta que muitas organizações investem em reestruturações de Recursos Humanos, definições de planos de carreiras, cargos e salários e contratam muitas consultorias, esquecendo-se de pensar nos fatores que motivam os profissionais diariamente. “Eu acredito que, antes de contratar uma consultoria de RH, todo gestor pode se atentar a alguns pontos, que geralmente custam muito pouco e podem gerar ótimos resultados, relacionados à motivação de pessoas em uma empresa”, afirma.
Para isso, Kruger indica o investimento na qualidade de vida das pessoas. Em um mercado que busca profissionais criativos e a concorrência parece estar em todos os lugares, explica, o diferencial de qualquer produto ou serviço é a inovação. “Por isso, se você quer equipes motivadas, envolvidas com seu trabalho, criativas, que opinam, sugerem, criticam e apontam melhorias, crie um ambiente de trabalho onde as pessoas gostem de estar e passar a maior parte do tempo”, completa.
Kruger salienta ainda a importância da construção de uma hierarquia horizontal, a permissão de horários flexíveis de trabalho, o compartilhamento de responsabilidades, a promoção de uma comunicação efetiva e o consentimento de liberdade como fatores que irão motivar os profissionais. Leia o artigo completo no portal da ABRH Nacional: http://bitly.com/W3PeUB