Modulax e Ferrobahia investem em TI e adotam soluções CorpFlex e Senior Sistemas
Empresas adotam solução de hospedagem de dados e sistemas de gestão empresarial e de Recursos Humanos para suportar crescimento
Duas empresas de um mesmo grupo, a Modulax, especializada na fabricação de equipamentos para altos-fornos de ferro gusa, e a Ferrobahia, ainda em implantação, mas que poderá se configurar como a primeira siderúrgica para produção de ferro gusa da Bahia, adotam novas soluções de TI e contam com seu recém-inaugurado Departamento de Tecnologia.
A Modulax implantou os sistemas de gestão empresarial (ERP) e de Recursos Humanos da Senior Sistemas, que também serão utilizados pela Ferrobahia. Ambas também contrataram a solução de hospedagem de dados da CorpFlex, oferecida como serviço no modelo IaaS (Infrastructure as a Service).
Maurício Lopes Silva, coordenador de TI da Modulax, conta que, embora a quantidade de funcionários com acesso aos dados do Data Center ainda seja pequena, este número deve crescer de forma bastante rápida e acentuada. A empresa conta hoje com cerca de 30 máquinas e um servidor. “Precisávamos de um sistema que pudesse dar suporte ao crescimento da companhia. A solução de gestão de Recursos Humanos, por exemplo, passará a gerenciar colaboradores em dois estados, Minas Gerais e Bahia, motivo que por si só já justificaria a descentralização do banco de dados”, explica Silva.
Segundo o coordenador, a empresa optou pelas soluções de gestão da Senior Sistemas por entender que, para acompanhar a expansão e melhor gerenciá-la, precisaria de uma tecnologia consolidada no mercado. “Com a implementação, esperamos, principalmente, alcançar benefícios qualitativos na área tecnológica e no crescimento dos serviços de apoio necessários para a manutenção e consolidação de resultados”, afirma Silva.
Como principal benefício da solução de hospedagem de Data Center, Silva ressalta o fato de não ser necessário ampliar o parque tecnológico da empresa. “Além disso, ficamos despreocupados com questões como manutenção, atualização e backup das máquinas, que passam a ser realizadas pela CorpFlex”, conta o coordenador de TI. Ele ainda destaca a implantação tranquila dos sistemas de gestão da Senior e a migração para o Data Center da CorpFlex e ressalta a excelente relação tanto com a equipe de suporte quanto com a comercial das companhias.
Silva calcula que a parceria para a hospedagem de Data Center trouxe para a empresa uma economia de 40%, entre gastos com atualizações e manutenção. Entre os planos para 2009, o coordenador destaca a instalação de um link dedicado para facilitar o acesso e aumentar a confiabilidade na comunicação com o Data Center.
Fundada em 2006, a Modulax é oriunda de um grupo empresarial diretamente ligado ao setor de produção e manutenção de altos-fornos, com mais de 30 anos de atuação. A empresa, localizada em Minas Gerais, fabrica produtos para diferentes áreas de produção, como calderaria, usinagem, automação e separação magnética. Já a Ferrobahia será responsável pela produção anual de 270 mil toneladas de ferro-gusa, base de fabricação do aço. Voltada para a exportação, a produção da Ferrobahia se diferencia ao apresentar o biogusa, que é renovável já que é feito a partir de florestas plantadas e não a partir de combustíveis fósseis, como em outros países.