Lojas Adelino implanta sistemas de gestão da Senior nas 18 unidades do grupo
Referência em móveis e eletrodomésticos no sul catarinense, varejista aposta em ERP para otimizar processos e rotinas com vistas à tomada de decisão.
Blumenau, 1º de junho de 2015 – Com 17 lojas e um Centro de Distribuição no sul de Santa Catarina e com planos de expansão para o Rio Grande do Sul, além da construção de um novo centro de distribuição em SC, a varejista Lojas Adelino acaba de adquirir as soluções Gestão Empresarial | ERP com especificidades para varejo da Senior, referência nacional em sistemas para gestão. “Procurávamos uma Solução que possibilitasse a integração de todos os setores da empresa, da venda à Logística, com total controle e rastreabilidade de todos os processos”, conta Alysson Prudencio, Contador das Lojas Adelino.
Além do ERP, os principais módulos do sistema Gestão de Pessoas compõem o projeto, cuja implantação inicia agora em junho. “Escolhemos a Senior porque encontramos no software, além das necessidades exigidas para o projeto, a possibilidade de manter o “jeito” Adelino de atender o cliente”, diz Prudencio, evidenciando a flexibilidade de ajustar os sistemas de acordo com as necessidades da empresa. “Além disso, o diferencial da Senior em conhecer a legislação e trabalhar um projeto alinhado com o negócio do cliente contribui com o nosso diferencial de bem atender. E isso é muito importante no nosso segmento”, diz. “Encontramos na Senior uma empresa séria e comprometida com o que faz, de fácil comunicação. Tivemos a possibilidade de conhecer toda a empresa e seus funcionários, e isso nos deu segurança e confiabilidade para seguir no projeto”, completa.
A implantação do sistema inicia agora em junho e segue até o primeiro trimestre de 2016. “Desde as primeiras negociações à assinatura do contrato, o envolvimento das Lojas Adelino com a Senior foi um diferencial. A empresa conseguiu com que gestores e colaboradores entendessem a importância do projeto, promovendo um engajamento que terá papel fundamental no sucesso da implantação. Para a Senior, firmar esta parceria é um passo muito importante na efetivação da entrada do nosso ERP no mercado de varejo, além de representar uma oportunidade ímpar de entender cada vez mais este mercado e contribuir para o crescimento da empresa, reforçando um dos nossos principais direcionadores estratégicos – o foco ‘Do’ cliente”, afirma Hermínio Gastaldi, diretor de Mercado da Senior.
Com o ERP, as Lojas Adelino terá melhor controle Financeiro e Fiscal com suporte às novas exigências impostas pelo governo, e claro, poderá dedicar esforços na sua expansão. “A princípio, a ideia é instalar uma primeira filial em Torres, no Rio Grande do Sul (RS) e construir um novo centro de distribuição que atenda com mais eficiência as futuras filiais que serão abertas”, detalha Prudencio. A rede tem matriz em Timbé do Sul (SC) e 17 filiais no sul de Santa Catarina. “Esperamos conquistar a eficiência operacional, melhorando os processos e rotinas, garantindo um atendimento mais rápido e diferenciado aos nossos clientes.”
A empresa adquiriu o Gestão Empresarial | ERP e os módulos Relações Trabalhistas e Qualidade de Vida da solução Gestão de Pessoas. “Acreditamos que as soluções da Senior trarão confiabilidade às nossas informações para que possamos tomar as decisões em tempo hábil, ajudando na identificação de falhas de processos e rotinas, identificando eventuais gastos desnecessários, para assim melhorar nossas vendas e trazer um maior retorno sobre o investimento”, projeta Alysson.
O projeto para a Lojas Adelino foi alinhado entre a Senior e seu distribuidor na região. “Ao iniciar a implantação, nossa proximidade com o cliente trará agilidade aos processos”, afirma Johnny Pereira, diretor da PD Sistemas, canal de distribuição da Senior na cidade de Urussanga, SC.
Entendendo o segmento
“O varejo é um dos segmentos de mercado com muitas particularidades no que diz respeito a seus processos. Para garantir a eficiência da operação de uma cadeia de lojas, um sistema de gestão tem de oferecer independência às lojas em relação à matriz no que tange as operações de venda e recebimento, sem desconsiderar a urgência da matriz em enxergar o todo e acompanhar cada passo”, afirma Alencar Berwanger, diretor de Marketing e Produto da Senior.
A Senior, que já atende diversas empresas de varejo, oferece soluções tecnológicas moldadas às necessidades das grandes empresas multilojas. Entre os principais benefícios estão a automatização de processos financeiros, a maior agilidade na análise de crédito e no acompanhamento dos resultados e mais precisão na análise de informações estratégicas.
O sistema de gestão empresarial da Senior – disponível no mercado há mais de 20 anos – é usado como backoffice na sede e cada uma das lojas tem acesso às informações necessárias para sua operação. A vantagem desta autonomia é que, se houver uma pane no sistema de comunicação, por exemplo, os terminais continuarão a funcionar.
O destaque da solução da Senior fica por conta da economia de esforços para o cliente na integração entre matriz e filiais. Com isso, consegue-se maior uniformidade na aplicação das políticas comercial e de crédito em todas as unidades da empresa e mais controle dos fluxos de contas a pagar e a receber. As soluções para ambos os segmentos estão adequadas ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e têm as devidas homologações, como PAF-ECF (Programa Aplicativo Fiscal – Emissor de Cupom Fiscal) e TEF (sistema para transações com cartões de crédito e débito).
Sobras as Lojas Adelino
As Lojas Adelino têm tradição no sul de Santa Catarina. Referência em móveis e eletrodomésticos, a empresa familiar está há 50 anos no mercado oferecendo também opções em decoração. Recentemente, com a aquisição da empresa Alvorada, a rede conta ainda com um grande portfólio de motos nas lojas. Fundada em 1963, iniciou como comércio de tecidos e confecções na cidade de Timbé do Sul. A partir de 1985, passou a especializar-se no ramo de eletrodomésticos. Em 1991 abriu a primeira filial na cidade de Turvo, que passou a ser a matriz da empresa. Hoje, conta com 17 filiais, um Centro de Distribuição com uma frota de 12 caminhões para entrega das mercadorias e conta com mais de 200 funcionários.
Referência nacional no desenvolvimento de softwares para gestão, a Senior possui um dos mais completos portfólios para empresas de todos os portes e diversos segmentos com soluções em ERP, gestão de pessoas, acesso e segurança, de performance corporativa – como BI e Workflow – e um pacote completo de implantação, consultoria e suporte em TI; todas também disponíveis em Cloud Computing.
Fundada em 1988 em Blumenau (SC), a companhia possui 6 filiais (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco), 2 unidades de negócios nas áreas de segurança patrimonial e logística e cerca de 100 canais de distribuição em todo o Brasil.