INOVE Senior: última semana para inscrições
Startups de todo o Brasil podem inscrever seus projetos de software e hardware pelo site do programa até o dia 30 de setembro.
Setembro de 2016 – Terminam no dia 30 de setembro as inscrições para o INOVE Senior, programa de aceleração de startups promovido pela Senior – empresa especializada na oferta de software para gestão empresarial, de pessoas, logística e de controle de acesso – e que acontece pelo segundo ano consecutivo. A iniciativa é voltada a startups de todo o Brasil, que tenham projetos nas áreas de software e hardware que explorem novas demandas de mercado, como IoT (Internet das Coisas), Big Data, Inteligência Artificial, entre outras. As duas finalistas receberão investimentos de até R$ 500 mil.
Marnei Kaufman (ao centro), CEO da Citrum, apresentação solução de PDV móvel desenvolvida pela startup no estande da Senior no Fórum E-Commerce.
“O programa Inove Senior ajudou a lapidar a parte técnica e de gestão de governança da Citrum. Mais do que o investimento, o contato proporcionado pela aceleração com outras startups e com os mentores foi de extrema importância. Diferente das aceleradoras tradicionais, a Senior tem a intenção de continuar como parceira da startup e incluir as soluções desenvolvidas ao seu portfólio. Essa é uma visão diferenciada, que com certeza permitiu que nos desenvolvêssemos muito mais.”
Para participar, as startups interessadas devem acessar o site www.inovesenior.com.br e preencher um cadastro com informações detalhadas sobre o projeto. Entre os requisitos para participar do programa INOVE estão a apresentação do MVP (Produto Mínimo Viável) validado; ter mais de um empreendedor dedicado à operação; disponibilidade para estar presente em Florianópolis durante as sessões de mentoria; e atuação no mercado corporativo, seja no modelo B2B (de negócios entre empresas) ou B2B2C (negócios entre empresas com foco no consumidor final). Outro ponto importante é que a startup não precisa, necessariamente, ser pessoa jurídica ou ter faturamento mínimo.
Diego Rorig (ao centro), CEO da JettaSoft, apresenta a solução de planejamento inteligente de carga desenvolvida pela startup no estande da Senior na Movimat.
“Além da possibilidade de validar nosso produto junto a clientes de uma das maiores empresas do segmento no país, o Inove Senior nos permitiu agregar experiências de outros empreendedores para desenvolver nosso negócio. Agora temos mais conhecimento sobre o setor e contamos com uma parceria que nos dá mais credibilidade diante do mercado.”
“A última edição do INOVE trouxe excelentes resultados, com projetos interessantes e com muita aderência ao mercado e ao negócio da Senior. Para este ano, estamos bastante empolgados com a possibilidade de aceleração de startups que atendam novas demandas importantes do mercado em termos de hardware e software”, explica o Gerente de Inovação da Senior, Cacio Packer. “Além dos benefícios financeiros, as startups que participam do projeto têm acesso a especialistas que compartilham conhecimentos voltados a apoiar o crescimento dos projetos de forma sustentável”, complementa.
Etapas da aceleração
Após o término das inscrições, 20 startups serão pré-selecionadas para participar do processo de apresentação dos negócios. Dessas, 10 serão escolhidas por um comitê avaliador – composto por executivos da Senior e parceiros – para participar de atividades, durante um mês, que incluem entrevistas com empreendedores e uma avaliação detalhada do negócio.
Maíra Rabelo, CEO da M2Agro apresenta a Plataforma de gerenciamento Operacional e Apontamento de Campo – solução criada pela startup para simplificar e dar mais efetividade nas operações diárias do agricultor no estande da Senior na Semana Internacional Do Café.
“A partir do Inove Senior, ganhamos know how em novas áreas e acesso ao mercado. Durante a aceleração, conseguimos validar o negócio da startup e definir os melhores caminhos para chegar aos nossos clientes, trabalhando em larga escala. O programa nos deu potencial de escalabilidade e força para alavancar a empresa a um crescimento ainda maior.”
Até oito startups participarão do processo de aceleração, durante o qual serão divididas entre aceleração comercial ou aceleração de produto, de acordo com estágio e maturidade do negócio. Nesse momento, as empresas receberão orientações sobre modelos de negócios, validação de mercado, viabilidade do produto, força de vendas, acesso ao mercado e gestão.
A aceleração acontecerá durante o ano de 2017 e até duas finalistas poderão receber investimento de R$ 250 mil cada, além de tornarem-se Unidade de Negócios da Senior – como as startups das fotos que ilustram esta matéria.