Videocast: Inovação, ética e mobilidade são temas discutidos na HSM ExpoManagement 2011
No primeiro dia da HSM ExpoManagement 2011, inovação, empreendedorismo, comportamento, valores, liderança e uso da mobilidade foram alguns dos assuntos debatidos nas palestras.
O professor de Inovação na Harvard Business School, Clayton Christensen, enfatizou em sua palestra que a ruptura é o caminho para inovar e ter sucesso nos negócios. Ele advertiu que seguir modelos prontos de finanças, por exemplo, pode levar uma empresa à ruína. Christensen citou exemplos de organizações que acabaram perdendo espaço no mercado para players menos relevantes. “Sempre olhe para a base, porque essas empresas que estão subindo é que podem te matar. Mas se você quer matar alguém é por aí que deve começar”, aconselha Christensen.
O diretor de Sistemas da Senior, Evandro Mees dos Santos, constata que as organizações já despertaram para a necessidade de inovar para manter a capacidade competitiva. Mas ele pondera que os planos precisam de estrutura para funcionarem. “Vejo que as pessoas estão muito ligadas em processos e tarefas e não têm tempo pra pensar em inovação”, avalia.
O consultor e especialista em ética corporativa Dov Seidman abordou o tema “Liderança na era do comportamento e da transparência: como obter vantagem competitiva por meio de valores sustentáveis”. Para Seidman, nos próximos cinco anos, valores, integridade e confiança serão prioridades dentro das empresas, até mais do que a busca pela qualidade de produtos e serviços. O palestrante explicou que o comportamento e os valores autossustentáveis devem resultar em uma cultura de inovação e crescimento dentro das empresas.
Tomi Ahonen, maior autoridade mundial em como lucrar com serviços wireless avançados, salientou que para ganhar dinheiro com a revolução mobile, é preciso entender porque a tecnologia mobile é tão diferente da internet quanto a TV é do rádio. Ele explicou que a tecnologia está criando novos setores e destruindo outros, como os celulares estão fazendo com as linhas fixas.
Com informações do Portal HSM.