Executivo da Senior participa do Mobile Word Congress 2017
Assuntos: Eventos, Institucional, Mercado, Mobilidade
Gustavo Jota, Gerente de Produto – Performance Corporativa da Senior, viajou com uma delegação de 16 empresas brasileiras de TI organizada pela Softex em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do Brasil IT+.
Maior encontro da indústria de mobilidade que acontece na Espanha, há anos o evento reúne a comunidade global de líderes e as maiores empresas do segmento de tecnologia e telecomunicações em torno das últimas tendências, avanços tecnológicos e as melhores práticas inovadoras necessárias para construir as futuras estratégias de TI.
A vez da inteligência artificial
Cada edição do Mobile World Congress (MWC) é marcada por um ou mais novos temas. No ano passado tiveram destaque a realidade virtual e o 5G (que continuaram fortes este ano), e desta vez a novidade foi a presença da inteligência artificial em diversos painéis, stands e coletivas de imprensa. Como consequência, alguns assuntos que orbitam em volta de inteligência artificial também receberam holofotes: pela primeira vez, por exemplo, houve painéis específicos sobre chatbots, assistentes pessoais e robótica.
Chatbots
Neste cenário, ganha força o conceito de mensageria como plataforma (MaaP, na sigla em inglês), que consiste em usar os mensageiros instantâneos como canal de distribuição de aplicações diversas, competindo em certa medida com os apps. O movimento, iniciado pelos mensageiros asiáticos, como Line e WeChat, chegou ao Ocidente pelo Facebook Messenger em meados do ano passado, e, naturalmente, ganhou espaço na edição deste ano do MWC. Os chatbots podem ter inteligência artificial ou não, depende da aplicação.
Chatbots serão cada vez mais usados para pagamentos. Nos EUA, o Facebook Messenger já tem um botão de pagamento integrado ao Masterpass, da Mastercard. Além disso, a bandeira de cartões criou uma API para que qualquer varejista integre o Masterpass dentro de bots no Messenger.
Análise
Na prática, a inteligência artificial está tomando o espaço que o conceito de big data teve um dia no MWC. São assuntos diretamente relacionados e já é hora de aplicar machine learning e inteligência artificial para analisar a enorme quantidade de dados gerados e transformar isso em operações mais inteligentes e em novos produtos, como assistentes pessoais.
O Brasil ganhando força mundial
Gustavo Jota no estande da Telefonica Vivo apresenta iniciativa mobile da Senior.
O Mobile Word Congress (MWC) 2017 aconteceu de 27 de fevereiro a 02 de março em Barcelona – Espanha. Além da Senior, a delegação do Brasil foi representada pelas empresas BWTECH, EiTV, Icaro Tech, Navita, Reddrummer, Sikur, Tokenlab, Vortigo, W5 Soluções, BRQ, Every TI, FH Cosultoria, Muxi, NEKIT e Stefanini. “Cada dia mais os países estão se posicionando no que se refere à tecnologia de comunicação e o Brasil não fica de fora. Neste sentido, a participação brasileira no Mobile Word Congress deste ano além de estratégica é obrigatória pois é uma vitrine de apresentação da nossa tecnologia para o mundo na maior feira do segmento”, afirma Ruben Delgado, Presidente da Softex.
O país também foi representado pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que fez a abertura oficial do estande do Brasil. “Estamos atentos aos avanços tecnológicos ao ponto de estarmos elaborando um Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT). Aproveitaremos a MWC para apresentar alguns pontos já definidos desta regulamentação e discuti-los, inclusive com um foco social. Neste cenário de conectividade, o espaço da Softex é essencial para o crescimento das empresas brasileiras de software e serviços de TI nos mercados nacional e internacional, especialmente por ser num setor tão competitivo e importante para o desenvolvimento econômico e social do país”, afirma o ministro.
A Softex prevê gerar USD 30 milhões de dólares em negócios em 12 meses para o Brasil em mais de 100 reuniões de negócios que ocorrerão no evento, muitas delas ocorridas com players globais no estande do Brasil durante o evento.
-
Com informações da Apex-Brasil e IT Forum 365.