ExpoManagement 2010: Disciplina e humildade são características de empresas de sucesso
Os erros e acertos das empresas que entram em decadência e o diferencial das que permanecem na liderança foram os principais ensinamentos da palestra do mais respeitado pensador do mundo de management da atualidade, Jim Collins, considerado o sucessor de Peter Drucker. Para ele, a empresa começa o declínio quando falta humildade e a arrogância em toda a equipe, do executivo ao operador, é disseminada. O sucesso que vira soberba sem medida é o pecado das grandes empresas que entram em falência, porque a busca indisciplinada pelo crescimento, com a falta de humildade, leva ao declínio.
O consultor comenta que ao longo da sua carreira observou líderes completamente fechados que acreditavam ser a causa do sucesso da empresa. “Não há como uma empresa crescer grandiosamente se tudo for centralizado”, destaca Collins. O importante é o que um líder deixa como legado e como o constrói diariamente, a partir da cultura, valores e equipes em trabalho.
Liderança
Para Collins, algumas características mantém uma empresa no rumo e todas as dicas citadas no evento dependem de achar os profissionais certos. A partir de uma contratação acertada, as variações do sucesso dependem de encaixar essas pessoas com os valores da empresa e saber que: elas não precisam de gerenciamento próximo, acumulam responsabilidades e não um emprego, fazem o que se comprometem, tem autocrítica e paixão pelo o que fazem.
“Uma empresa não pode depender somente de um líder ou de recursos de capitais. Devemos trabalhar para ter as pessoas certas, nos ambientes certos e apaixonadas pelo o que fazem”, avalia o gerente de sistemas da Senior Sistemas Cacio Packer.
Segundo dados apresentados por Collins, cerca de 90% dos presidentes das empresas que se mantiveram no sucesso em sua última pesquisa já trabalhavam na companhia. Esse dado mostra que muitas vezes as soluções e os melhores profissionais estão dentro da empresa, não sendo necessário contratar profissionais externos.
Motivação
Outro ponto em destaque foi a busca pela motivação das equipes. Collins comentou que a maior parte dos executivos já mantinha uma equipe motivada, desde o início, contratando pessoas com esse perfil.
Para o gerente de sistemas da Senior Sistemas Agnaldo Montibeler, buscar o autoconhecimento é um diferencial em qualquer profissional. “As pessoas devem buscar a própria motivação para avançarem nas carreiras. Um bom líder irá estimular o crescimento profissional, preservando essa autoconfiança para ajudar a empresa na busca pelos resultados”, ressalta Montibeler.
Diagnóstico
Para quem quiser ter mais informações sobre a própria empresa, Jim Collins fornece no seu site um questionário baseado no estudo “Empresas feitas para crescer”. O material pode ser acessado aqui e ser aplicado num diagnóstico ou discussão em equipe.