Ligamos para Você

ExpoManagement 2010: A sustentabilidade e o relacionamento como bases dos negócios

09/11/2010 Categorias: Notícias

A sustentabilidade alinhada aos negócios e a mudança das empresas na forma de conquistar os clientes foram alguns dos principais pontos debatidos pelos palestrantes no primeiro dia da ExpoManagement 2010, em São Paulo, no dia 8 de novembro. O evento, maior encontro de executivos da América Latina, prossegue até o dia 10 reunindo os grandes pensadores mundiais na área de gestão.

RELACIONAMENTO

O CEO da rede britânica de supermercados Tesco — mais de 350 mil funcionários e de 2 mil lojas em todo o mundo —, Terry Leahy, destacou em sua palestra que as principais empresas de qualquer segmento devem pensar em como criar e manter a confiança dos seus consumidores, sendo esse um ativo das corporações.

Para ele, hoje, os clientes escolhem e pedem mais informações do que em qualquer momento na história, buscando a melhor decisão de compra. E, nesse sentido, o executivo alerta que não há um caminho mais fácil, as empresas devem estar prontas para responder ou auxiliar na escolha.

Para o diretor de Mercado da Senior, Hermínio Gastaldi, o momento econômico reflete isso, no qual a competição exige um posicionamento claro das empresas. “Os consumidores estão sensíveis aos mínimos movimentos das marcas e as empresas, de menor ou maior porte, devem entender e estudar o cliente antes de lançar e oferecer qualquer serviço ou produto, estimulando o relacionamento constante”.

SUSTENTABILIDADE

Com relação ao tema sustentabilidade, o criador do conceito mundial do Triple Bottom Line, que concilia os retornos financeiros, sociais e ambientais das empresas, John Elkington, advertiu que já é a hora do desenvolvimento sustentável sair das páginas de livros e revistas e entrar nas organizações. O motivo desta dificuldade em tornar efetiva a prática sustentável pode estar ligada ao fato de que não existem prioridades claras nas organizações quando o assunto é justamente a sustentabilidade.

Para o ambientalista, as empresas precisam reconhecer que não conseguem trabalhar sozinhas diante de temas como mudanças climáticas, poluição, pobreza ou instabilidades econômicas e, assim, poderão trocar conhecimento e experiências, evoluindo em seus negócios e práticas.

“O desafio nas empresas é entender os conceitos de sustentabilidade e fazer com que os processos de negócio sejam impactados por esses novos conceitos, transformando esses projetos em ações percebidas por todos os stakeholders”, comenta a gerente de Gestão de Talentos da Senior, Jussara Dutra.

Compartilhe
Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp