eSocial: clientes da Senior realizaram seus envios dentro do prazo em 2018
Companhias que fazem parte das primeira e segunda ondasde obrigações conseguiram adequar processos e contaram com a plataforma HCMpara integrar dados solicitados pelo programa do Governo Federal
Responsável pelo processamento de mais de 6 milhões de folhas de pagamento mensalmente, a Senior comemora a adequação de 100% de seus clientes envolvidos nas primeiras obrigações do eSocial – o sistema visa a unificação de informações trabalhistas ao Governo Federal, e completa um ano em janeiro. Em 2018, empresas correspondentes aos grupos 01 e 02 precisaram se adequar.
Com mais de 10 mil empresas atendidas – 4,4 mil delas usando solução de RH da empresa -, a Senior apoiou clientes de ambos os grupos e 100% deles já estão em conformidade com as regras. Ricardo Kremer, gerente de Produto – HCM, explica que o resultado é fruto de um trabalho que aliou a expertise da equipe da Senior e a tecnologia oferecida pela companhia. “A primeira preocupação, assim que o eSocial começou a ganhar forma, foi adequar nossa solução de gestão de pessoas, o HCM, garantindo a integração com o sistema do Governo Federal. Antes mesmo da chegada dos prazos, já estávamos preparados para garantir os envios. Além disso, contamos com uma equipe de consultores e especialistas que apoiaram os nossos clientes na adequação de processos”, comenta.
De acordo com a Senior, um em cada cinco profissionais com carteira assinada no Brasil é usuário ou de alguma maneira acaba impactado pelo HCM. A plataforma engloba desde a gestão de recrutamento e remuneração até controle de ponto e pesquisa de clima.
Um exemplo de adequação com apoio da Senior é a Transville. Além de reduzir o tempo de processamento de folhas de pagamento, a companhia conseguiu cumprir os prazos do sistema do Governo e atualmente realiza toda a gestão de pessoas através do HCM. “Tivemos uma redução de 70% no tempo do processamento de folhas de pagamento, rescisão e férias, dentro do sistema. E com a adequação ao e-Social garantimos a emissão de informações ao sistema integrado do governo de forma facilitada e assertiva”, destaca a coordenadora de Gestão de Pessoas da Transville, Edineia dos Santos Bedin.
Neste mês o calendário do eSocial prevê a adequação de um novo grupo de empresas (MEIs com empregados, por exemplo) às regras do eSocial.