Desafio do líder nos próximos anos: atingir a grandeza organizacional
A poucos dias para o início de um novo ano, as empresas idealizam objetivos e promessas. Para que sejam atingidas, no entanto, é preciso que os líderes fiquem atentos aos novos desafios, principalmente no que diz respeito a ajudar a companhia a atingir a grandeza organizacional, conforme afirma o presidente da consultoria FranklinCovey Brasil, Paulo Kretly.
Grandeza organizacional significa que a empresa tem desempenho sustentável, consegue captar clientes leais, desenvolve colaboradores competitivos e contribui com o mercado. “As empresas que aliam essas quatro áreas chegam a atingir crescimento duas vezes mais rápido que as concorrentes, além de rentabilidade 50% maior”, explica.
Desafios
Para Kretly, não faz muito tempo os ativos mais valiosos de uma empresa eram os materiais. Hoje, são o conhecimento e a produtividade da equipe. E ter isso em mente é o primeiro passo para que os líderes consigam atingir o grau máximo de gestão.
Não é fácil perceber as particularidades de cada equipe, desenvolvê-las e fazer com que elas trabalhem juntas. Mas, de acordo com Kretly, o líder que tiver essa visão obterá mais sucesso e alcançará resultados grandiosos. “É preciso desenvolver indivíduos eficazes”, ressalta. Para alcançar essa interdependência, os gestores devem dar oportunidades para os colaboradores se envolverem mais nos projetos. “Sem envolvimento, não há comprometimento”, considera.
Com informações do portal Infomoney.