Monitorar a eficiência do transporte de carga é essencial para reduzir custos, otimizar operações e garantir entregas no prazo. Descubra 10 KPIs fundamentais para acompanhar e melhorar seu desempenho logístico.
Você sabe dizer qual o porcentual de taxas de entrega realizadas no prazo no transporte de carga ou qual o custo de cada unidade de produto enviada?
O transporte de carga exige uma administração eficiente, que estabeleça metas mensuráveis, padronização de processos, investimentos em sistemas de tecnologia especializados e um monitoramento claro de cada etapa, como você pode ler neste artigo sobre o conceito de transporte de carga.
Não conhecer as respostas do início do artigo é um indício de que a sua empresa pode estar falhando na gestão do transporte de carga, seja por não fazer um monitoramento adequado dos fretes ou por não acompanhar os KPIs mais indicados.
Quer saber quais são as métricas mais comuns? Confira na sequência deste artigo.
O que são KPIs?
Indicadores-chave de desempenho, os KPIs, são parâmetros definidos pelas organizações para avaliar como está a performance de um negócio em relação aos objetivos estabelecidos. Nesse contexto, um sistema especializado de gestão, como um TMS (Transportation Management System), auxilia os negócios a otimizarem as suas operações de forma estratégica e inteligente.
Seja um embarcador ou um transportador, é possível estabelecer os KPIs mais apropriados para o transporte de carga em prol de um aumento da eficiência das operações. Ao analisar esses indicadores, torna-se mais simples ter uma visão integral do transporte de carga e tomar as decisões mais bem-fundamentadas e inteligentes. Confira mais sobre tendências de transporte aqui.
A ideia é entender aquilo que está funcionando de maneira adequada e o que pode ser aprimorado, especialmente em comparação aos padrões do mercado logístico. Afinal de contas, ter essa referência vai facilitar com que o seu negócio se torne mais competitivo e eficiente.
Quais os principais indicadores no transporte de carga?
1. Custo de transporte por unidade enviada
Esse KPI divide os custos totais de transporte de carga pelo número de unidades enviadas em um período definido. Com esse resultado, é possível entender o gasto médio por unidade de transporte. A depender do tipo de produto enviado, pode-se haver mais de um modal envolvido na logística.
No Brasil, os dados da Confederação Nacional de Transporte (CNT) apontam que cerca de 60% das mercadorias seguem pelas rodovias. Entretanto, se a empresa logística lidar com mais de um tipo de modal, é possível monitorar o custo por unidade (ou lote, a depender do produto) em cada etapa deste transporte.
2. Custos de transporte de saída em relação às vendas totais
Para chegar a esse resultado, os embarcadores precisam dividir os custos de transporte de saída pelas vendas líquidas. Isso permite diferenciar os custos envolvidos na logística de entrada e de saída.
3. Custos de transporte de entrada em relação às compras
É uma métrica invertida em relação ao item anterior. Ou seja, a ideia por trás do seu cálculo é compreender quais são os custos de transporte de entrada pelas vendas líquidas.
4. Tempo de espera por envio
Estamos falando de um parâmetro importante para o transporte de carga, que mede o intervalo entre a realização de um pedido até o seu envio.
Cada negócio pode determinar um período considerado ideal para dar vazão aos pedidos e medir cada uma dessas etapas: separação de produtos, planejamento da rota, carregamento do caminhão, entre outros. Ao mensurar os processos, é possível buscar meios de aprimorar cada uma dessas fases e otimizar este intervalo.
5. Tempo de transporte
O acompanhamento do tempo de transporte ajuda a comparar o prazo de envio planejado com o que foi de fato executado. Para isso, é preciso ajustar as estratégias, melhorando a satisfação do cliente ao enviar uma projeção mais adequada dos tempos necessários de transporte e de incrementar as taxas de entrega no prazo.
6. Pedidos perdidos
Por mais eficiente que seja uma operação e os seus investimentos em tecnologia, podem ocorrer perdas de pedidos por razões distintas, incluindo aspectos de segurança como roubos ou furtos. Este dado identifica a segurança na entrega e locais com maior ou menor incidência de ocorrências.
Além disso, é possível que ele esteja aliado a números relacionados à segurança e à administração das seguradoras no transporte de carga. Afinal de contas, dependendo do tipo de ocorrência, existe a necessidade de acionar a cobertura dessas empresas especializadas.
7. Danos no transporte
Produtos danificados durante o transporte podem precisar ser substituídos ou reenviados — um efeito cumulativo que aumentará as despesas, considerando todas as etapas do processo logístico.
Ao determinar o porcentual de produtos danificados em relação ao total de envios, pode-se pensar em soluções para mitigar este problema. Entre elas, estão a redução do volume de produtos transportados em cada caminhão ou melhorias do processo de embalagem, por exemplo.
8. Percentual de utilização da capacidade dos caminhões
O objetivo é entender quanto da capacidade disponível de cada veículo está sendo utilizada. Toda empresa tem um potencial máximo, considerando a plenitude dos veículos, mas ela precisa ser bem administrada, usando os conceitos relacionados à gestão de frota.
Com os sistemas especializados, é possível calcular o volume de veículos adotados para cada transporte e a sua carga máxima permitida por lei, de modo a otimizar o desempenho, reduzir os custos e diminuir os riscos de multas sofridas.
Saiba mais sobre a otimização dos processos de gestão de frota aqui.
9. Reenvio de pedidos
É comum que as empresas do setor cobrem taxas adicionais, caso haja a necessidade de realizar uma nova entrega. Além de gerarem retrabalho para o seu negócio, este tipo de ocorrência deixa os clientes insatisfeitos devido aos atrasos e aos transtornos causados.
É importante medir este KPI específico e agir de forma estratégica em cada um deles, especialmente para clientes considerados importantes.
10. Entregas no prazo
As entregas no prazo são um KPI fundamental para as organizações logísticas. A métrica é essencial, porque ela é um indicador do andamento de toda a operação de transporte de carga, pois engloba cada uma das etapas.
Além disso, é o indicador mais valorizado pelo consumidor – independentemente do B2B ou B2C –, visto que permite o planejamento do recebimento de mercadorias ou a satisfação integral.
O monitoramento de KPIs estratégicos no transporte de carga é essencial para alcançar uma gestão mais eficiente e inteligente. É por meio deles que uma empresa detecta dados relacionados a custos, prazos, perdas e danos, buscando oportunidades de melhoria de processos e o aumento da competitividade no mercado.
Sua empresa está precisando ter uma visão integral das operações? Controle a logística da coleta à entrega, gerenciando cada fase do processo com o TMS da Senior.