Ligamos para Você

eSocial: De Marchi supera desafios com agilidade, precisão e planejamento

Além de treinamento e suporte, a empresa se dedicou ao saneamento dos dados cadastrais dos colaboradores, revisão dos eventos da Folha e análise do próprio sistema antes de iniciar os envios dos documentos.

 

Considerado como um dos melhores exemplos de sucesso com o eSocial no País, a De Marchi Indústria de Comércio de Frutas conta como tem conseguido, nesta entrevista, superar os desafios do projeto com muita agilidade, precisão e planejamento.

Confira o depoimento da Gerente de Recursos Humanos da empresa, Flavia Odone, e se inspire nos caminhos e escolhas sábias de uma companhia prestes a completar oito décadas de história.

Fundada em 1942, a empresa iniciou suas atividades com o plantio de uva de mesa na região de Jundiaí/SP. Hoje, atua no segmento de frutas e legumes “in natura”, com plantio e distribuição próprios, e também no segmento de frutas e legumes processados, produzidos nas modernas instalações na fábrica. Foi uma das pioneiras na produção de frutas e polpas congeladas no Brasil e atualmente oferece uma ampla linha de concentrados, polpas, frutas e legumes congelados para os mercados industrial, de food service e varejo.

► Senior – Quando o governo anunciou o eSocial, o que vocês fizeram para se preparar para atender todas as demandas?
Flavia Odone, Gerente de RH da De Marchi – A primeira etapa foi o saneamento dos dados cadastrais dos colaboradores, revisão dos eventos de Folha, análise do sistema de Folha quanto à adequação ao eSocial, revisão de procedimentos e conscientização dos gestores e dos colaboradores da importância da qualidade e velocidade da comunicação com o RH sempre que ocorrer alguma alteração cadastral ou contratual.

► Senior – Qual o maior desafio a De Marchi enfrentou?
► Flavia Odone – Iniciamos as entregas dos layouts no sistema de Folha que utilizávamos anteriormente e logo identificamos a necessidade de migrar para um sistema que fosse 100% adequado ao eSocial. Como isso ocorreu em fevereiro deste ano (2018), nossa missão era buscar no mercado um produto que nos atendesse em dois pontos: velocidade na implantação e sincronização dos layouts já enviados que estavam no eSocial Web. O desafio era realizar o projeto em tempo recorde, implantando a folha em 1 mês, visando atender os prazos de envio ao eSocial. Após pesquisar e buscar referências com outros RHs, decidimos adquirir a solução da Senior, cuja equipe, desde o início, se mostrou engajada e altamente comprometida com o projeto, assim como a equipe de TI da De Marchi, liderada por Regis Thomazetto, que realizou um trabalho fantástico na importação da base de dados, com agilidade e precisão.

► Senior – Como foi o processo de adaptação?
► Flavia Odone – Pelo fato de termos afinado nossos processos e conscientizado a liderança e os colaboradores desde quando o Governo divulgou o eSocial, temos tido êxito nos envios dos arquivos.

► Senior – Como foi a reação dos colaboradores? Houve engajamento? Que tipo de ações a empresa fez para facilitar a adaptação?
► Flavia Odone – Mesmo antes do início do eSocial, cultivamos boas práticas no RH, visando a qualidade e a correção dos dados. Portanto, os colaboradores da De Marchi já estavam adaptados a esse modelo e são bastante engajados e colaborativos, trazendo as informações ao RH em tempo hábil.

► Senior – E em relação aos treinamentos e apoio da Senior, como você avalia?
► Flavia Odone – Estamos bastante satisfeitos com o comprometimento da consultora Cássia Jardim, que tem realizado um excelente trabalho no suporte e treinamento da equipe De Marchi, nos levando a atingir os objetivos iniciais deste projeto, que tem sido desafiador pelo curto tempo para a execução.

► Senior – E em relação aos envios, como a empresa vem fazendo? Existe alguma dica ou caminho que você gostaria de compartilhar para facilitar a vida dos outros gestores ou das empresas?
► Flavia Odone – O segredo para realizar os envios no prazo é a qualidade dos cadastros do sistema. Como o volume de informações é grande, enviamos os arquivos diariamente e corrigimos rapidamente eventuais erros. Uma dica em relação aos atestados médicos é enviar todos, inclusive os de 1 dia de afastamento, evitando ter de enviar os atestados de uma só vez, caso a somatória dos dias de afastamento seja superior a 15 dentro do período de 60 dias.

Compartilhe
Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp