Ligamos para Você
Transformação Digital
Receba um conteúdo especial.
É grátis!
Cadastre-se
BAIXE O
E-BOOK INDÚSTRIA 4.0 É grátis
Cadastre-se

Transformação Digital

Cadastre-se para receber um conteúdo especial. É grátis!
01

O que é Transformação Digital?

Apesar de à primeira vista parecer um conceito futurista sem previsão para acontecer, a transformação digital é um tema bem atual, e já está acontecendo agora, neste exato momento. Enquanto você lê este texto num tablet com touch screen ou um smartphone, as tecnologias digitais nos rodeiam a ponto de não percebermos mais sua importância - ao mesmo tempo em que não nos vemos mais vivendo sem ela.

02

A 4ª Revolução Industrial

Todas as revoluções industriais que a humanidade viveu em sua história aconteceram em momentos-chave, em que determinadas invenções impulsionaram grandes mudanças na sociedade. Enquanto as anteriores redefiniram os conceitos de transportar, produzir e modernizaram a indústria, esta que estamos prestes a viver está provando ser a mais desafiadora de todas.

Revolução Industrial Teve início na Inglaterra por volta da metade do século 18 e um dos seus acontecimentos mais marcantes foi a invenção da máquina a vapor. A novidade impulsionou a produção têxtil, o que gerou muitas novas profissões, as cidades cresceram e se expandiram não apenas economicamente, mas também geograficamente falando. No mesmo período, foram construídas as ferrovias, o transporte de bens de mercadorias se ampliou, assim como a busca por mas insumos para a indústria.
Revolução Industrial

Aconteceu em meados do século 19, período em que surgiram várias invenções que até hoje fazem parte do nosso dia a dia: automóvel, telefone, tv, rádio, avião, entre outros. Como pode-se perceber, a grande revolução aconteceu na área tecnológica, o que desencadeou uma forte aceleração, da economia e do estilo de vida da sociedade como um todo.

Revolução Industrial

Apesar de haver bastante divergência no sentido de quando realmente aconteceu, é consenso que aconteceu entre o fim da 2ª Guerra Mundial até a metade da década de noventa, com a popularização do computador pessoal e a internet.

De qualquer maneira, o que sabe-se com certeza é que a 3ª revolução foi marcada por grandes avanços tecnológicos e científicos que atingiram todas as esferas: industrial, agropecuária, comercial e prestação de serviços.

Outra evolução que merece menção é a globalização, que com sua chegada permitiu que o mundo se conectasse, trocando produtos, tecnologias e informações que antes levavam muito mais tempo para atravessar os oceanos de distância entre os continentes. Mas isso já seria o início da 4ª Revolução Industrial: a Transformação Digital.

03

As fases da
transformação digital

Apesar de parecer um conceito bem novo, a transformação digital já vem acontecendo ao longo dos últimos anos, em alguns estágios:

Digitização: apesar de parecer uma palavra com a grafia errada, o nome deste estágio é esse mesmo. Foi o 1º contato do homem com a tecnologia dos computadores. Neste período começamos a construção de nossa base de dados, iniciando o processo de inserir no meio digital todos os nossos dados analógicos.

Digitalização: este momento foi marcado pelo movimento de digitalização dos documentos físicos, além de mudanças reais e visíveis nas empresas por conta das novas tecnologias.

Transformação digital: é o momento para o qual estamos nos preparando agora a fusão dos mundos físico, digital e biológico através da tecnologia, que estará cada vez (ainda!) mais presente no nosso cotidiano - e principalmente nos modelos de negócios.

04

A transformação digital vai influenciar no nosso dia a dia?

...FOMO (fear of missing out), como é conhecido o medo de estar deixando de saber algo de importante que está acontecendo...

Quando usamos a tecnologia para melhorar qualquer ação, trata-se de um processo de transformação digital que está acontecendo. Para termos noção do impacto dessa mudança, basta pensarmos na nossa vida antes dos smartphones. Com a democratização da internet e o advento dos apps, a quantidade de serviços e produtos que antes só tínhamos acesso através de outras vias, o dia a dia tornou-se muito mais produtivo.

Porém, ao passo que otimizamos cada vez mais nosso tempo, também estamos cada vez mais distraídos com o volume de informações que recebemos e mais ansiosos com o fear of missing out - ou FOMO, como é conhecido o medo de estar deixando de saber algo de importante que está acontecendo no mundo.

A solução para isso? Mais tecnologia. Apps com métodos para auxiliar no relaxamento, vídeos no Youtube de técnicas para aproveitar melhor o aqui e agora, livros que podem ser baixados na velocidade da sua vontade. Sem falar nas compras online, que estão cada vez mais buscando melhorar a experiência do cliente. É, a transformação digital já está tão inserida no nosso dia a dia que fica difícil sequer imaginar a vida sem nenhum desses recursos na ponta dos dedos.

Veja, por exemplo, como a transformação digital impacta o comportamento do consumidor criando tendências de autosserviço. Conheça a revolução do Supermercado.

05

Mitos da transformação digital

Justamente por ser um tema que parece distante e por isso mesmo, desconhecido para muita gente, vários mitos foram criados ao redor deste conceito. Por isso, vamos desmistificar alguns desses pensamentos que insistem em nos confundir ao pensarmos na transformação digital:

“Não preciso me preocupar.
Não uso muito tecnologia, não vai afetar a minha vida.”

A transformação digital não seria considerada a 4ª revolução se atingisse apenas uma parcela da sociedade. Trata-se de um movimento que está oferecendo uma experiência nova para toda a sociedade atual. Desde um remédio para a dor de cabeça até de onde vieram seus insumos, como chegou até você tão pouco tempo depois de ser lançado e toda a inovação que sua fórmula contém, tudo isso passa por algum processo beneficiado pela transformação.

“A transformação digital é competência do TI”

Mais um erro comum. Mas o nome transformação digital diz respeito à natureza da mudança e não ao hardware que será utilizado. Nesse sentido, a revolução vai acontecer nos mais variados equipamentos. Porém, a maior e mais importante transformação vai acontecer no mindset de quem vai viver e conduzir esse período. Quem for aberto para conhecer e se adaptar, sairá na frente - seja pessoa física ou jurídica.

“Muitos empregos deixarão de existir com a transformação digital”

É um mito porque ao mesmo tempo em que a tecnologia dispensa a atuação humana em muitas atividades, também abre portas para um universo de novas possibilidades que, se bem aproveitadas, podem impulsionar sua carreira.

“Depois que a transformação acontecer, eu me adapto.”

Aí está um dos erros mais comuns, pois a transformação já está acontecendo, e se você ainda não se deu conta disso, é mau sinal. Profissionalmente, comece a pensar em como o seu produto ou serviço poderá ser disponibilizado de uma maneira mais rápida, dinâmica, oferecendo uma experiência de compra mais interessante para o seu consumidor. Este é o primeiro passo para iniciar sua transformação digital.

“Transformação digital é a mesma coisa que presença digital”

A transformação digital não seria considerada a 4ª revolução se atingisse apenas uma parcela da sociedade. Trata-se de um movimento que está oferecendo uma experiência nova para toda a sociedade atual. Desde um remédio para a dor de cabeça até de onde vieram seus insumos, como chegou até você tão pouco tempo depois de ser lançado e toda a inovação que sua fórmula contém, tudo isso passa por algum processo beneficiado pela transformação.

“Não preciso me preocupar.
Não uso muito tecnologia, não vai afetar a minha vida.”

Infelizmente são 2 conceitos bem diferentes. Estar presente e publicar em redes sociais como Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e possuir canal no Youtube para a sua marca é apenas uma fração da ponta do iceberg. Transformação digital trata-se de alterar processos para aumentar a produtividade e entregar ao cliente o que ele espera da sua empresa.

06

Como se tornar um profissional preparado para a transformação digital?

Segundo um estudo
da CEI Survey
ATÉ 2020

dos compradores pagarão mais para terem uma melhor experiência.

Muitos profissionais encaram a transformação migrando para áreas técnicas. A questão é que apesar da temida inteligência artificial, ainda serão necessários profissionais capacitados nas demais áreas da empresa, como tecnologia da informação, financeiro, etc.

A grande mudança é que esses profissionais serão auxiliados no seu dia a dia por soluções que vão aumentar sua produtividade e tomar decisões mais assertivas. Por isso, um passo importante é alcançar um bom domínio das ferramentas para desenvolver um trabalho que de fato utilize os dados que as soluções conseguem gerar. Não há motivo para gerar dados se não há pessoas para interpretá-los.

Além disso, manter-se informado a respeito das novidades do mercado no que tange a ferramentas úteis que podem alavancar seu rendimento podem oferecer uma forte vantagem competitiva. E o resultado é invariavelmente um caminho ascendente na carreira.

Outro ponto importante é que um dos protagonistas na transformação digital é o cliente, que está cada vez mais exigente e informado. Segundo um estudo da CEI Survey, até 2020 86% dos compradores pagarão mais para terem uma melhor experiência. Por isso, ganha o profissional que souber orientar suas ações e tiver a sensibilidade de entender o que o cliente busca.

Trabalhar em equipe e saber manter uma boa comunicação com seus colegas, assim como demais departamentos da empresa é outro ponto importantíssimo nessa nova era de transformação digital. Isso porque, cada vez mais, as soluções envolvem várias equipes diferentes para que os processos se tornem mais ágeis e a produtividade, mais alta.

07

Quais os benefícios da transformação digital

Segundo estudo realizado pela Sysorex, na rede mundial composta de 7 bilhões de aparelhos mobiles, são gastos diariamente 3,7 trilhões de dólares por dia em transações bancárias realizadas via internet. Quanto desse valor foi parar no caixa da sua empresa?

Muitas empresas resistem ao processo por não enxergarem como poderiam ganhar com a transformação digital, porém o risco de serem engolidas pela concorrência é grande. Para encorajar seus primeiros passos nesta revolução, listamos aqui alguns itens que podem convencê-lo de que vale muito a pena entrar para este clube.

1

Uma empresa totalmente adaptada para a realidade da transformação digital é um negócio com uma competitividade muito maior num mercado já bastante disputado. E no mundo dos negócios, qualquer movimento pode ser estrondoso - e recuperar-se depois do tombo de não adequar-se, pode significar o fim.

2

Dentro da empresa, a comunicação entre as áreas aumenta, já que a automatização de processos muitas vezes exige a relação de muitos departamentos que antes não conheciam a realidade um do outro. Essa interação pode gerar insights valiosos e muito mais produtividade.

3

Fora da empresa, a transformação digital costuma ter impacto positivo na relação da marca com seus consumidores. O que traz maior engajamento e fidelidade.

4

Automatizar processos pode parecer caro à primeira vista, mas ao observar o quanto pode aumentar a eficiência da sua equipe pode ser um bom motivador. Faça os cálculos!

5

Aproveite os dados fornecidos pelas soluções para obter insights sobre seus processos, administração, além de basear suas decisões.

6

Quanto antes você aderir à transformação digital, mais rápido verá os resultados nos lucros da empresa. Comece agora!

08

E como chegar lá?

Agora que já falamos das muitas vantagens de aderir o quanto antes à transformação digital, você deve estar se perguntando qual o caminho das pedras. Seguem aqui algumas dicas para sua empresa chegar lá.

Engaje seus colaboradores

Uma empresa é formada por pessoas e se elas também não estiverem convencidas de que a transformação digital precisa acontecer agora, seu projeto está fadado ao fracasso. Se sentir a necessidade de contratar profissionais especializados, faça. Mas se puder capacitar sua equipe, é mais uma forma de eles perceberem que a tecnologia não se trata de uma ameaça, mas uma oportunidade de crescimento.

Incentive a criação de grupos e comitês para capitanearem a mudança. Além de concentrar boa parte da transição em apenas algumas pessoas, também dá a oportunidade de, unindo forças, surgirem várias ideias interessantes e produtivas em grupo. Saiba mais sobre a Transformação Digital na Gestão de Pessoas.

Reveja a cultura da sua empresa

O momento da transição é uma boa oportunidade para reavaliar se a cultura da empresa está de acordo com o novo posicionamento. Sem uma nova forma de enxergar as mudanças dentro de todos os departamentos, as chances da mudança não sair do papel são gigantes. Não adianta capacitar funcionários se a própria cultura da empresa não incentiva a liberdade de apresentar novas ideias e incorporá-las ao dia a dia - sejam sistemas ou processos.

Prepare-se para uma nova fase de mudanças constantes

A transformação digital não é um processo que tem início, meio e fim. Ela apenas começa, sem data para acabar, e é importante saber disso desde a sua implantação na empresa. Contrate uma consultoria ou informe-se com os departamentos internos para entender quais são as suas perspectivas de crescimento para os próximos anos - e o que precisa ser feito para chegar lá.

Fique atento à concorrência

Trabalhe sempre buscando inovações para o seu negócio, mas não deixe de estar sempre por dentro do que está acontecendo no mercado, não só dos concorrentes, mas principalmente deles. Observe como estão resolvendo questões corriqueiras e se estão adotando novas soluções que aumentem sua produtividade. Se muitas começarem a adotar, comece a buscar uma solução semelhante para que seu negócio não fique para trás.

09

Soluções que podem transformar seu negócio

Selecione o departamento que tem interesse em conhecer:

ERP

Simplificando bastante, trata-se de um software que reúne todos os dados e processos da empresa, facilitando sua gestão. A partir dele é possível agregar outras soluções, mas todos sob o guarda-chuva de um bom ERP.

A solução disponível da Senior é uma das mais bem conceituadas do mercado. Com ele, você consegue diminuir processos, agilizar a tomada de decisões e gerar resultados precisos, além de estar em compliance com toda a legislação vigente. Para ter confiança e segurança na sua gestão, aposte no ERP da Senior.
SAIBA MAIS SOBRE ERP.

HCM

Trata-se de um sistema que ajuda a gerir um dos bens mais valiosos de uma empresa: as pessoas. Com ele, todos os processos relacionados ao RH são administrados a partir de dados inseridos neste software: desde contratação, promoções até benefícios.

A Senior possui o HCM líder de mercado no Brasil - a cada 5 pessoas com carteira assinada, pelo menos uma usa ou é cliente da solução. O software permite que todas as atividades e informações sejam acompanhadas de perto pelos gestores, permitindo uma visão mais periférica do negócio, além de decisões muito mais assertivas. SAIBA MAIS SOBRE HCM.

TMS

É o sistema que auxilia na gestão logística dos transportes, promovendo a integração de toda a operação - entregas e recebimentos de produtos e insumos.

Na Senior esta solução se chama Gestão de Transportes e Frotas - TMS e oferece soluções especializadas para transportadores e embarcadores. Mais automatização, redução de custos e maior eficiência nas operações. Saiba mais sobre TMS.

WMS

É o sistema que tem a função de gerir os estoques. O que entra, o que sai, quando e como. Assim a empresa tem muito mais do controle do que e quanto precisa ser produzido, evitando assim rupturas no ponto de venda.

O sistema WMS - Gestão de Armazenagem da Senior permite a automatização das operações em tempo real e garante mais produtividade na gestão logística da empresa. O resultado, entre muitos, são redução de custos e controle total do seu negócio. Saiba mais sobre WMS.

CRM

Trata-se do sistema responsável pela gestão do relacionamento da empresa com seus clientes, automatizando vários processos e reunindo uma série de dados que permitem um conhecimento maior do seu mercado consumidor.

O CRM da Senior permite integrar todos os departamentos da empresa ao ciclo de vida do cliente - da prospecção ao pós-venda. Também é possível automatizar processos, gerenciar contatos, despesas e ainda acompanhar tudo em tempo real.
Saiba mais sobre CRM.

Sistema De Gestão Empresarial | Pequenas Empresas

Um HCM desenvolvido especialmente para atender as necessidades das pequenas e médias empresas. Tudo para que o empreendedor possa otimizar sua produtividade e seu tempo para se dedicar às demais demandas do seu negócio.
Saiba mais sobre Gestão Empresarial.

Controle de Acesso e Segurança

Soluções de alta performance que integram todas as rotinas de acesso do seu negócio em um único sistema. Mais agilidade, economia e flexibilidade para gerenciar a segurança do seu negócio. SAIBA MAIS SOBRE Acesso e Segurança.

10

Saiba como a transformação digital pode auxiliar seu negócio

3 tendências tecnológicas que devem marcar o mundo pós Covid-19 08/05/2020 • 7 min de leitura A pandemia irá passar e deixará muito mais do...

A pandemia irá passar e deixará muito mais do que apenas o...

Leia Mais
Avanço do ERP: Senior incorpora novas características à solução 24/04/2020 • 4 min de leitura Companhia lança a nova versão do seu software de...

Companhia lança a nova versão do seu software de gestão, o ERP...

Leia Mais
Transformação digital ganha nova liderança na Senior 30/10/2019 • 4 min de leitura Patricia Graciely da Silva, traz experiências de 10 anos...

Patricia Graciely da Silva, traz experiências de 10 anos no mundo da...

Leia Mais
Senior na Logistique: soluções de logística alinhadas à Transformação Digital 21/08/2019 • 3 min de leitura A Senior apresentará na Logistique soluções que contribuem com...

Entre os destaques que serão apresentadas na feira está uma plataforma capaz...

Leia Mais
IT Forum+: Senior leva ao evento soluções que potencializam a Transformação Digital 13/08/2019 • 2 min de leitura Com foco nos principais CIOs do país, companhia apresentará...

Com foco nos principais CIOs do país, companhia apresentará ferramentas que unem...

Leia Mais
Senior produz série sobre Transformação Digital 17/07/2019 • 2 min de leitura São 8 episódios de 15 minutos conduzidos por Ricardo...

São 8 episódios de 15 minutos conduzidos por Ricardo Amorim e disponíveis...

Leia Mais
Seniortec 2018 dá uma espiada no futuro com Marcos Piangers em Blumenau 04/09/2018 • 2 min de leitura Em sua 10ª edição, evento agora é aberto a...

Em sua 10ª edição, evento agora é aberto a todos os envolvidos...

Leia Mais
IDC lança 5 KPIs essenciais para liderar negócios digitais 23/09/2016 • 4 min de leitura O trabalho, apresentado por Sandra Ng durante o BMC...

O trabalho, apresentado por Sandra Ng durante o BMC Engage em Las...

Leia Mais
Empresas só têm dois anos para se transformarem digitalmente 01/06/2016 • 3 min de leitura Um estudo global encomendado pela Progress, empresa especializada em...

Um estudo global encomendado pela Progress, empresa especializada em aplicações para transformação...

Leia Mais
Tecnologias inteligentes podem alavancar receitas das empresas em mais de 30% 08/04/2016 • 4 min de leitura Uma pesquisa da Avanade revela que a maioria das empresas...

Uma pesquisa da Avanade revela que a maioria das empresas do mundo já...

Leia Mais
11

Vamos descomplicar?

A transformação digital é um dos termos mais falados nas empresas ultimamente. Para ajudar você a ficar por dentro e entrar na conversa com propriedade, listamos abaixo as palavras e expressões mais comuns que normalmente são usadas quando se fala na 4ª revolução industrial.

AI - Artificial Intelligence é a tradução para o inglês de Inteligência Artificial. Consulte aqui.

Analytics - é a oportunidade de interpretar dados e a partir deste estudo ter a segurança necessária para tomar decisões mais assertivas. Saiba mais sobre o People Analytics.

Big Data - refere-se ao grande volume de dados que as empresas recebem todos os dias. Esta quantidade significativa de informações pode ser usada para obter insights que podem definir novas estratégias e melhores decisões no negócio.

CRM - é a sigla em inglês de Customer Relationship Management, em tradução livre algo como “gestão de relacionamento com o cliente”. Esta abreviação é usada para definir os softwares que realizam este tipo de trabalho. Leia mais sobre o CRM.

Chatbot - é um software criado para simular um humano numa conversa ou atendimento virtual. Ajuda a responder aquelas perguntas que todo mundo faz - e que roubam tempo de um profissional que poderia estar produzindo muito mais em outra função. Um exemplo é a Sara, assistente virtual da Senior que responde dúvidas sobre o eSocial.

Data Scientists - é uma das novas profissões que estão surgindo devido à transformação digital. É um profissional que lidera os processos de análise de dados, que tem grande experiência com negócios e estatísticas, para assim fornecer insumos para tomadas de decisão.

ERP - é a sigla em inglês de Enterprise Resource Planning, algo como Planejamento dos Recursos da Empresa. Trata-se de um sistema de gestão empresarial, responsável por cuidar de todas as atividades diárias de uma empresa de forma integrada. Conheça 5 benefícios de um ERP para as empresas.

Feed - é a linha do tempo onde aparecem as informações das pessoas com quem você se relaciona nas redes sociais.

Gestão - é a administração dos recursos disponíveis na empresa. A Senior possui soluções que podem te ajudar nesse gerenciamento. Baixe o e-book exclusivo que preparamos e fique por dentro das boas práticas das empresas bem-sucedidas em gestão.

HCM - é a sigla de Human Capital Management, que significa em português Gestão de Capital Humano. Trata-se do software responsável por automatizar todos os processos referentes aos colaboradores de uma empresa. Saiba mais sobre os desafios da Gestão de Pessoas para os próximos anos e como o HCM pode ajudar sua empresa.

IA - é a sigla de Inteligência Artificial, um ramo da ciência da computação que se propõe a criar dispositivos que simulem a capacidade humana - raciocinar, perceber, tomar decisões, resolver problemas. Ou seja: a capacidade de ser inteligente.

Internet das coisas - trata-se da revolução tecnológica que visa conectar tudo que usamos no dia a dia à internet. Relógios e dispositivos móveis são alguns dos que já estão completamente inseridos na nossa realidade atual, mas ainda há muita coisa vindo por aí.

IoT - é a abreviatura de Internet das Coisas em inglês, ou seja, Internet of Things.

Jornada do comprador - é como se chama o caminho que um potencial cliente inicia desde detectar um problema até encontrar a solução - e tornar-se efetivamente cliente.

Keyword - traduzida para o português como palavra-chave, trata-se de uma palavra que comumente é usada nos motores de busca para encontrar sua empresa.

Lead - é como são chamadas as pessoas que são tidas como potenciais clientes e que já estão cadastradas no seu banco de dados por já haverem demonstrado interesse.

Machine Learning - expressão em inglês para “aprendizado de máquina” é a capacidade que alguns sistemas têm de modificar seu comportamento tendo como base sua própria experiência.

Net - no Brasil é um apelido comum para “internet”.

Omnichannel - é um conceito que afirma que para transformar a experiência de um cliente, é necessária a integração de todos os canais de comunicação, de forma fluida e eficiente.

PME - sigla para “pequenas e médias empresas”. Leia mais sobre a solução para gestão empresarial de pequenas e médias empresas.

QR-Code - sigla para “quick response” em inglês ou “resposta rápida” em português, trata-se de um código que pode ser escaneado e convertido em textos, endereços URL, números de telefone, localizações, e-mails, contatos ou sms.

Responsividade - é a capacidade de sites, aplicativos e softwares serem acessados de diferentes aparelhos (dispositivos móveis, tablets, desktops, etc) sem perder a qualidade.

ROI - sigla em inglês para Return On Investment ou em português “retorno sobre investimento” significa basicamente o lucro atingido a partir de um determinado investimento financeiro.

SEO - sigla em inglês para Search Engine Optimization ou “otimização de motores de pesquisa”. Trata-se de estratégias criadas para posicionar as páginas de web nos motores de busca, de forma orgânica, de maneira a serem mais acessadas.

TMS - sigla em inglês para Transportation Management System ou “sistema de gerenciamento de transportes”, é o sistema utilizado para integrar toda a logística de transportes de uma empresa. Saiba mais sobre o TMS da Senior.

UX - sigla em inglês para “User Experience”, trata-se do processo de melhoria da satisfação dos usuários através da usabilidade, acessibilidade e interação.

WMS - sigla em inglês para Warehouse Management System ou “sistema de armazenamento de armazém”. Trata-se do sistema utilizado para gerir estoques. Conheça o WMS da Senior.', 'templates' );?>

XML - extensão que estrutura as informações de forma que permite tanto a leitura humana quanto dos computadores.

Z - é a denominação dada para a geração que até hoje vai viver mais intensamente a transformação digital - são os nascidos entre 1990 e 2010.

Agora que você já sabe tudo sobre transformação digital, desde como vai influenciar a sua carreira até como implantar no seu negócio, chegou a hora de botar a mão na massa. Comece aos poucos, mas comece. A 4ª revolução industrial já está batendo na porta, e como a história já nos ensinou, quem fica parado esperando acontecer para tomar alguma atitude, raramente sobrevive.

O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp