Senior anuncia operação dedicada a Corporate Venture
Com o nome de Senior Ventures, nova operação tem como meta investir em 10 startups até 2022.
Referência nacional em tecnologia para gestão e premiada internacionalmente por suas soluções inovadoras, a Senior anuncia o lançamento de uma operação dedicada a Corporate Venture – expressão de mercado utilizada para conceituar o papel que as empresas assumem ao investir em negócios emergentes dentro de suas estratégias corporativas.
Nomeada de Senior Ventures, a nova operação tem como meta investir em 10 startups até 2022. Dentre as áreas mais visadas para 2018, a Senior está de olho em startups de HRTechs e FinTechs que possam ser alavancadas acessando a base de clientes, tanto no modelo B2B como B2B2C.
“Nosso direcionamento é investir em startups que já estejam em fase de escala. Por meio da Senior Ventures, a Senior atuará como investidor estratégico em startups de alto potencial de crescimento cujos negócios possuam uma grande sinergia tanto com o mercado quanto com nossa estratégia de crescimento”, afirma Alencar Berwanger, Diretor de Novos Negócios da companhia – diretoria que gere as ações de aquisição de empresas, investimento em startups, parcerias estratégicas e internacionalização, demanda que vem aumentando a passos largos nos últimos dois anos, sustentada pelo crescimento acelerado da companhia e por uma estratégia de Governança Corporativa muito bem estruturada.
Alencar Berwanger concede entrevista para Fabrício Rodrigues, do portal SC Inova.
“Já estamos nos aproximando de algumas boas oportunidades e devemos anunciar ainda esse ano um investimento nesse modelo”, destaca o executivo. Além do capital para crescimento, por meio da Senior Ventures, a Senior busca apoiar o crescimento das startups facilitando o acesso a mercado, fornecendo aporte de expertise setorial e ajudando na governança corporativa. Startups que tenham interesse em conhecer melhor a operação, podem obter mais detalhes na página da Senior Ventures.
Histórico de investimentos em startups
Foi em 2014 que a Senior começou a se aproximar das startups, identificando nessas empresas uma grande oportunidade para trazer inovação ao seu portfólio. Como diferencial, o modelo de aceleração teve o apoio de executivos e especialistas de negócio, assim como o livre acesso à carteira de clientes da Senior, tanto para validação do negócio como para a venda das soluções desenvolvidas pelas startups.
“Depois de dois ciclos e 16 startups aceleradas, a Senior evolui agora para uma operação contínua com prospecção, análise e investimento em startups em fase de escala”, detalha Berwanger.
Alencar Berwanger concede entrevista para Fernanda Santos, do portal Startupi.
Transformação digital
A Senior tem um dos mais completos portfólios para alta performance, oferecendo soluções em Gestão Empresarial, Logística, Gestão de Pessoas, de Relacionamento com Clientes, de Supermercados e Gestão de Acesso e Segurança que apoiam seus clientes na otimização de processos e modelos de negócios, inovação e produtividade, simplificando a tomada de decisão e impulsionando a gestão. “Por meio das startups, nosso objetivo é ampliar esse portfólio, oferecendo ao mercado soluções cada vez mais completas e de alto valor agregado, contribuindo com a transformação digital de nossos clientes e potencializando ao máximo a experiência do usuário”, entusiasma-se Berwanger.
Referência nacional no desenvolvimento de softwares para gestão alinhados às melhores práticas do mercado há mais de 30 anos, a Senior tem vantagem competitiva em relação às multinacionais por conhecer em profundidade questões que impactam nos negócios de seus clientes, como as relacionadas à legislação nacional – já que é uma empresa genuinamente brasileira. “Nossas soluções utilizam conceitos de usabilidade, experiência do usuário e mobilidade, são direcionadas a clientes de todos os portes, e têm como objetivo garantir total domínio sobre informações e processos empresariais”, afirma o Diretor Alencar Berwanger. “Com a expertise das startups, podemos compartilhar nossa experiência e agregar valor às nossas soluções. Todos saem ganhando”, conclui.
► A nova operação da Senior foi anunciada durante o painel “O que os grandes empreendedores têm a ensinar às startups”, apresentado pelos empreendedores Jorge José Cenci, Co-fundador e Presidente do Conselho de Administração da Senior, e Moacir Marafon, Co-fundador e Diretor Executivo da Unidade de Gestão Pública da Softplan, e mediado pelo jornalista Rodrigo Lóssio, Fundador e Diretor da agência de comunicação Dialetto, durante o Startup SC Summit – primeiro evento dedicado a reunir todo o ecossistema de tecnologia do Brasil em Santa Catarina, que reuniu cerca de 2.500 pessoas em Florianópolis/SC nos dias 12 e 13 de julho de 2018.
Em seguida, o Diretor de Novos Negócios da Senior, Alencar Berwanger, concedeu entrevistas para os jornalistas Fabrício Rodrigues, do portal SC Inova, e Fernanda Santos, do Startupi. Para conferir as matérias publicadas, clique aqui e aqui.
No evento, o Gerente de Startups da Senior, Cacio Packer, também compartilhou mais detalhes sobre a nova operação no painel ‘Como crescer o seu negócio em parceria com grandes empresas’ , que trouxe ainda lições aprendidas dos executivos, além de dicas e recomendações.