Área do cliente
Solicite uma proposta

Correios apresenta serviço de logística integrada com foco em MPEs

28/12/2016 Categorias: Notícias
Assuntos: Logística, Varejo

Com apoio do WMS da Senior, e-fulfillment promete redução média de 47% nos custos logísticos no e-commerce. Solução foi lançada para atender Black Friday Legal 2016.

Voltada à empresas que vendem exclusivamente pela Internet, novo serviço de logística dos Correios suporta operações completas na armazenagem, atendimento de pedidos, separação, embalagem, integração com transporte/distribuição e logística reversa.

A solução foi desenvolvida para atender as lojas cadastradas no Black Friday Legal 2016 – ação que envolve, além da empresa, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Braspag (empresa do grupo Cielo responsável pelo desenvolvimento de soluções para processamento de pagamentos online) – com o objetivo de criar um ambiente de confiança e promover as boas práticas no e-commerce durante a Black Friday, data promocional que mais movimenta o varejo.

Para apoiar a estatal, o WMS da Senior permite a gestão completa da armazenagem, gerenciamento das ordens de despacho, relatórios de movimentação, estoques mínimos, entre outros itens essenciais para que cada produto adquirido chegue rapidamente às mãos dos consumidores.

O vice-presidente de Logística dos Correios, José Furian Filho, explica que o novo serviço possibilita o acesso dos proprietários de micro e pequenas empresas à cadeia logística com um custo reduzido, dando-lhes oportunidade para que foquem energia e recursos nas vendas. “Assim, as chances de essas MPEs crescerem são muito maiores. Isso é uma política de governo, que tem feito grandes esforços para fomentar o segmento, e os Correios, como uma empresa pública, têm essa preocupação também”, diz.

Maior empresa logística da América Latina, os Correios contam com o apoio do melhor sistema WMS de gestão de estoque do mercado – que permite aos lojistas acesso ao que há de mais moderno na gestão de estoque e acompanhamento de pedidos on-line, rastreabilidade, cálculo de produtividade, giro de estoque e armazenagem inteligente.

Ao aderirem à nova solução dos Correios, os lojistas não precisam se preocupar com o espaço para armazenagem dos produtos e preparação dos pedidos. O armazém logístico da empresa em Cajamar/SP possui 72 mil m² de área total, pé direto livre de 12 metros e 18 mil posições de armazenagem. “Os produtos poderão ser enviados para destinos nacionais e internacionais, incentivando as exportações pelas MPEs devido à simplificação do processo”, explica o executivo da estatal.

Segundo ele, os principais ganhos estão na simplicidade de precificação, por item armazenado e pedido atendido, na redução dos custos fixos logísticos e na celeridade operacional em retirar um produto do estoque e despachar no mesmo dia para entrega. “Com isso, além de manterem o foco nas suas atividades-fim, as lojas conseguem atender com escalabilidade as vendas em períodos de grandes demandas em datas especiais, como Black Friday, Natal, Dia das Mães etc.”, diz José Furian.

O termo order fulfillment refere-se ao atendimento do pedido do cliente (retirada do produto no estoque + conferência + preparação + empacotamento + expedição) até o momento da entrega do produto ao destinatário final, visando sempre o maior índice de satisfação possível. E-fulfillment refere-se a esta operação logística voltada para o e-commerce.

De acordo com o presidente dos Correios, Guilherme Campos, o e-fulfillment prevê uma redução média de 47% nos custos logísticos no e-commerce. “Nossa presença, que nos coloca em todas as cidades do país, vem se transformando. O mesmo mundo que tira dos Correios o mercado postal, em declínio, permite aos Correios ampliar sua presença no comércio eletrônico”, afirma.

TI na logística integrada

Referência nacional no desenvolvimento de softwares para gestão, a Senior venceu o processo licitatório dos Correios em outubro de 2015 e, desde então, passou a fornecer à estatal licenças de uso perpétuo de software integrado de gerenciamento de armazéns para operadores logísticos – WMS – Warehouse Management System – (conforme publicado na Pág. 112, Seção 3, do Diário Oficial da União de 26 de Junho de 2015), pelo valor de R$ 5,5 Milhões.

Com o sistema, a estatal passou a gerenciar com muito mais exatidão e velocidade os seus Centros de Logística Integrada, situados nas grandes capitais do Brasil. A solução atua diretamente na otimização da utilização do espaço dos Centros Logísticos dos Correios e, principalmente, na redução dos custos operacionais e aperfeiçoando os ciclos de movimentação com registro do tempo gasto nas tarefas, rastreabilidade, cálculo de produtividade, controle de acesso por grupo de usuários, armazenagem inteligente, entre outras funcionalidades verticais indispensáveis para uma melhor gestão logística.

Segurança para o consumidor

A Black Friday é a data promocional mais esperada do varejo. Para criar um ambiente de confiança e promover as boas práticas no e-commerce durante o período, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), em parceria com os Correios, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Braspag (empresa do grupo Cielo responsável pelo desenvolvimento de soluções para processamento de pagamentos online) criaram o Black Friday Legal. O programa capacita as lojas virtuais para que possam se preparar melhor para a data promocional e contempla os lojistas com um selo que atesta sua qualidade e compromisso.

“O Black Friday Legal já virou referência tanto para o lojista quanto para o consumidor, que sempre busca o selo da campanha no site da loja antes de efetuar a compra”, diz Leonardo Palhares, presidente da camara-e.net. “O número de participantes praticamente dobra de um ano para outro”. Quando o programa foi criado, em 2013, 120 lojas conquistaram o selo. Em 2014, foram 432.

No ano passado, milhares de lojas de todo o país se inscreveram no programa. Dessas, apenas 901 foram contempladas com o selo BFL 2015. Neste ano, mais de 1500 lojas conquistaram o selo da campanha.

Capacitação para o lojista

A principal mudança que a camara-e.net fez no Black Friday Legal deste ano foi a necessidade da loja interessada em participar da promoção com o selo BFL 2016 ser associada do Movimento e-MPE, programa criado para reduzir a mortalidade dos pequenos negócios do comércio eletrônico, por meio da difusão de conhecimento estratégico sobre o setor e da promoção de benefícios.

Outra mudança foi no ciclo de capacitação, transformado em vídeos de cerca de 20 minutos com dicas práticas de planejamento, logística, infraestrutura, legislação, meios de pagamento e marketing para o lojista operar seu negócio em datas promocionais – e não apenas durante a Black Friday.

Para dar essas dicas, a camara-e.net contou com especialistas do Sebrae-SP, da Microsoft, dos Correios, da Braspag e de outras entidades. Os vídeos estão disponíveis no canal da camara-e.net no YouTube e podem ser acessados em qualquer período do ano.

Para receber informações sobre as soluções da Senior para o setor logístico, cadastre-se aqui.

Compartilhe
Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp