5 vantagens de investir em uma gestão de fretes eficiente

Reduzir custos, aumentar a eficiência e garantir entregas no prazo são apenas alguns dos benefícios de uma gestão de fretes estratégica. Conheça as cinco vantagens essenciais para otimizar sua operação logística e tornar sua empresa mais competitiva.

Nos últimos anos, o Brasil está vivendo uma ampliação do volume de empresas voltadas ao transporte de mercadorias. Dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apontam que houve um aumento de companhias que realizam esta atividade, seja de cooperativas (+7%), autônomos (+9%) e de empresas especializadas (12%).

Estamos falando, portanto, de um crescimento de players, o que exige uma maior capacidade de competir para as organizações que operam com a gestão de fretes. Com isso, é preciso ter mais sucesso na administração de transportes, sobretudo os realizados via rodovias, modal que responde por mais de 60% dos deslocamentos de mercadorias do Brasil.

Na sequência deste artigo, vamos apresentar cinco benefícios de investir em uma gestão de fretes especializada. Siga conosco para saber mais!

1. Visibilidade aprimorada e rastreamento em tempo real

Um dos maiores benefícios de um sistema especializado de gestão de fretes é a possibilidade de acompanhar o status dos veículos em tempo real. Isto oferece uma nova perspectiva sobre toda a operação logística.

As plataformas especializadas asseguram a capacidade de monitorar remessas da origem até o destino, recebendo alertas sobre atrasos ou interrupções e obtendo insights sobre o desempenho dos transportadores – inclusive de cada veículo e motorista.

Essa transparência na gestão de fretes gera:

  • Melhoria no atendimento ao cliente: O rastreamento em tempo real permite que as equipes de atendimento ao cliente informem proativamente o status das remessas, forneçam previsões de entrega precisas e gerenciem expectativas em caso de atrasos. E, além disso, os próprios clientes podem fazer este monitoramento e se preparar para o recebimento das mercadorias.
  • Decisões baseadas em dados: As informações em tempo real possibilitam uma tomada de decisão informada sobre rotas, gestão de inventário e planejamento de demanda. Dessa forma, torna-se mais fácil identificar atrasos ou problemas que exijam intervenções estratégicas.

Para empresas que movimentam grandes volumes ou gerenciam cadeias de suprimentos complexas – englobando centros de distribuição e diversos armazéns –, a ampliação da visibilidade reduz incertezas e melhora a capacidade de planejamento.

Confira também: Custo de frete: o que é e como calcular?

2. Redução de custos

Outro grande benefício da gestão de fretes é sua capacidade de reduzir custos e aumentar a eficiência operacional. Da otimização de rotas à gestão de pátio, os sistemas especializados agilizam processos que, de outra forma, demandaria mais tempo e recursos significativos. Entre eles:

  • Rotas otimizadas: Calcula-se automaticamente as rotas mais econômicas com base em variáveis como distância, consumo de combustível e pedágios. Além disso, pode sugerir caminhos mais confiáveis ou com menores custos.
  • Gestão de documentos: Diminui-se a necessidade de transporte de papéis e da entrada manual de dados, reduzindo os riscos relacionados ao compliance.
  • Economia em inventário: A maior eficiência no transporte costuma levar a um melhor controle de estoque. Dessa forma, sistemas especializados contribuem para minimizar os custos de armazenamento e otimizar a gestão desses espaços.

O que é um sistema de roteirização? Por que usá-lo na gestão de fretes?

3. Mais conformidade e gerenciamento de riscos

Manter o compliance com leis de transporte, padrões de segurança e regulamentações ambientais pode ser um desafio para as empresas do setor logístico, especialmente sem as ferramentas tecnológicas adequadas. Uma plataforma de gestão de fretes auxilia a mitigar riscos associados ao transporte ao assegurar:

  • Documentação automatizada: Um TMS gera automaticamente a documentação necessária ao frete, garantindo que as remessas estejam em conformidade com a lei.
  • Relatórios simplificados: Para empresas que precisam de relatórios detalhados, um sistema de TMS especializado centraliza estes dados, facilitando a obtenção de relatórios, seja para controle interno ou para prestação de dados ao fisco.
  • Alertas de risco: Os sistemas trabalham com planos de contingência. É possível estruturar os fretes considerando variáveis como as condições climáticas, fechamento de estradas ou atrasos.

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4. Busca pela melhoria contínua

Ao centralizar os dados em uma única ferramenta, torna-se mais fácil fazer análises de performance e encontrar caminhos para a otimização operacional. A análise da gestão de fretes ao longo do tempo permite perceber tendências e encontrar meios para a melhoria a partir de KPIs relacionados ao:

  • Rastreamento: Com dados sobre pontualidade, eficiência de rotas e desempenho de motoristas, os gestores logísticos podem identificar onde são necessárias melhorias.
  • Análise de custos: Um TMS busca encontrar oportunidades de economia dentro dos processos logísticos, otimizando o uso dos ativos – pessoas e equipamentos.
  • Avaliação preditiva: Com tecnologias como inteligência artificial, é possível fazer análises preditivas para prever demandas, estimar tempo de trânsito e antecipar possíveis interrupções. Além disso, possibilita desenhar diferentes cenários e analisar os seus custos e soluções mais indicadas.

Ou seja, trata-se de uma ferramenta que oferece insights e capacidade de tomada de decisão para os gestores.

5. Mais retenção de clientes

As expectativas dos clientes são mais altas do que nunca na era do e-commerce. Entregas rápidas – no mesmo dia, inclusive –, transparência, possibilidade de retirada em endereços estratégicos são desejos dos clientes. Nesse contexto, para se manter competitivo, é preciso:

  • Respostas mais rápidas: Com rastreamento automatizado e dados em tempo real, é possível acompanhar o status de cada frete.
  • Estabelecer janelas de entrega: Com melhor planejamento de rotas, gestão de inventário e capacidades de rastreamento, um sistema de gestão de fretes permite determinar janelas de entrega mais precisas. Ao garantir o cumprimento desses dados, as companhias aumentam a sua reputação em relação à capacidade de garantir os prazos.
  • Personalização: Muitos clientes esperam personalização de suas demandas, especialmente em negócios recorrentes. Ao identificar essas preferências, é possível encontrar meios de otimizar e tornar este atendimento mais eficiente e assertivo, incrementando a experiência do cliente.

Aprofundamos a importância da gestão de entregas para a satisfação do cliente neste artigo.

Um sistema especializado de gestão de fretes, como o TMS oferecido pela Senior Sistemas, permite o controle completo das operações: de coletas às entregas, dos fretes às expedições de carga.

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