Controle de rastreabilidade: o que é, importância e como implementar

Com um sistema de rastreabilidade bem estruturado, é possível acompanhar cada etapa da cadeia, reduzir erros, garantir entregas mais precisas e aumentar a transparência para clientes e parceiros.

Sua empresa sabe dizer onde está localizado um produto no armazém ou no centro de distribuição? E depois de ser carregado: qual é a localização dele e quando deve ser entregue ao cliente final? O investimento em mecanismos para o controle de rastreabilidade permite obter essa informação em tempo real, trazendo visibilidade aos gestores e melhorando a eficiência da operação.

A ideia por trás do controle de rastreabilidade é monitorar os movimentos de um produto em todos os momentos: de sua fabricação à entrega ao cliente final. Do ponto de vista operacional, a área deve incluir toda a gestão sobre os fornecedores, o cumprimento das legislações e as certificações de qualidade, visando a otimização dos processos industriais, conforme explicamos neste artigo.

A partir do momento em que um produto deixou a área de produção, ele está sob a gestão das equipes logísticas. Com isso, é preciso estabelecer processos claros para administrar a entrada e a saída de itens de armazéns ou de centros de distribuição, mantendo registros detalhados para um controle de rastreabilidade eficiente.

É com esse viés logístico que vamos seguir neste artigo para entender mais sobre as tecnologias e os cuidados por trás destes processos.

O que é controle de rastreabilidade?

Controle de rastreabilidade tem o conceito de acompanhar integralmente o ciclo de vida de um produto ou item dentro da cadeia de suprimentos. Sob a perspectiva logística, estamos falando do recebimento dele após a sua produção e da entrega até o destino final.

Qual a importância e objetivo do controle de rastreabilidade?

O objetivo é permitir que as empresas compreendam qual foi o caminho percorrido pelos produtos dentro da cadeia logística, incluindo a armazenagem. Ao centralizar essas informações em bancos de dados, torna-se mais simples estruturar um histórico de movimentações, o que aumenta a inteligência relacionada à gestão de mercadorias e à roteirização.

Este cuidado também é fundamental na perspectiva de confiabilidade e de satisfação dos consumidores, pois torna mais simples acompanhar o andamento das entregas. Para muitas empresas – em fretes de lotes B2B –, isto otimiza todo o planejamento do recebimento de mercadorias, incluindo o controle de acesso e a gestão de fornecedores em portarias. E a mesma lógica se aplica ao B2C.

Entre os benefícios de um controle de rastreabilidade, encontram-se:

  • Redução de custos – Ganha-se mais velocidade para identificar falhas e solucioná-las, otimizando os gastos e incrementando os processos internos.
  • Conformidade regulatória – Dependendo do segmento de atuação, existem legislações específicas que devem ser seguidas. É o caso de indústrias químicas e de cosméticos, por exemplo.
  • Melhoria da reputação – Ampliar a transparência na cadeia de suprimentos por meio de um controle de rastreabilidade fortalece a confiança do consumidor, fomentando a realização de novos negócios.
  • Otimização de processos – Ao gerenciar os processos logísticos, incrementam-se os fluxos relacionados à gestão de estoque e à prevenção de perdas, favorecendo, inclusive, a automação de procedimentos.

Como implementar o controle de rastreabilidade na minha operação?

Implementar um controle de rastreabilidade eficiente exige planejamento e alinhamento estratégico entre processos, tecnologia e pessoas. Para garantir a visibilidade da movimentação de produtos e otimizar a gestão da cadeia logística, é fundamental estruturar um sistema que atenda às necessidades da operação.

Isso envolve desde a identificação de fluxos críticos até a adoção de ferramentas que assegurem precisão nas informações. A seguir, destacamos os principais pilares para estabelecer um controle de rastreabilidade robusto e eficaz:

  • Mapeamento de processos – É preciso identificar todos os fluxos operacionais. Com base neste levantamento, pode-se identificar os pontos mais críticos e que possam exigir ajustes.
  • Escolha tecnologias adequadas – Invista em ferramentas que atendam às necessidades específicas do seu negócio, o que pode incluir as exigências legais e de compliance de cada segmento.
  • Capacite a equipe – Os colaboradores precisam ser treinados para tirar o melhor proveito dos ativos existentes. Por isso, é preciso que eles sejam capacitados em relação às tecnologias e às funcionalidades.

Junto a esses critérios, as empresas devem avaliar os aspectos logísticos sob uma perspectiva de melhoria contínua. Por mais eficientes que já sejam os processos e as tecnologias, deve-se criar uma cultura que vise operações mais fluídas e eficientes ao mesmo tempo em que reduza os riscos envolvidos.

Quais ferramentas e tecnologias são usadas no controle de rastreabilidade?

A definição clara do fluxo de processos se reverte positivamente nos resultados proporcionados pelo controle de rastreabilidade. Com procedimentos claros, colaboradores bem capacitados e a tecnologia certa, é possível ampliar os resultados de um negócio. Nesse contexto, algumas tecnologias se destacam:

  • RFID e códigos de barras – Facilitam a identificação e o acompanhamento de produtos nas movimentações realizadas dentro do estoque ou mesmo entre centros de distribuição – e no deslocamento até os clientes.
  • IoT (Internet das Coisas) Ao lado dos códigos de barras e sensores RFID, eles são capazes de monitorar em tempo real o deslocamento de itens, facilitando a gestão de armazéns e centros de distribuição.
  • Softwares de gestão – Sistemas como ERP e WMS integram dados de rastreabilidade e permitem uma visão mais clara da disponibilidade de materiais. E, no caso de estoques alimentícios, por exemplo, podem ser configurados para emitir alertas com a proximidade do fim da validade. Descubra como escolher o melhor WMS para o seu negócio.
  • Blockchain – É uma tecnologia que tem ganhado corpo para aumentar a transparência e a segurança na troca de informações, facilitando o acompanhamento de toda a cadeia envolvida em processos.

Todos esses mecanismos podem ser ajustados para as especificidades do setor, seja da indústria alimentícia, setor farmacêutico e até mesmo do varejo. Isso permite acompanhar o ciclo de vida dos produtos até que sejam entregues ao consumidor final.

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As vantagens do tracking de pedidos

A capacidade de rastrear e monitorar os pedidos é uma demanda de muitos consumidores. Isso só é possível, porém, com muita organização interna e com as soluções apropriadas para este fim.

Neste contexto, o tracking de pedidos tem se destacado pelas suas funcionalidades que oferecem transparência aos clientes. Seus principais benefícios são: agilidade e transparência nas entregas; autoatendimento, permitindo ao consumidor checar em tempo real o status de sua entrega; e mais autonomia para os times de vendas, personalizando a jornada do consumidor.

Se quiser tirar mais dúvidas, fale conosco e solicite uma proposta!

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