Inovadores ou tradicionais: o recrutamento de profissionais que se destacam
Existem vários tipos de profissionais. Alguns sensíveis e voltados à inovação, outros mais tradicionais. Diante desse cenário, Thereza Abraão, membro do Comitê de Criação do Conarh, destaca algumas características que podem contribuir para que as empresas e os profissionais obtenham destaque em suas atividades.
De acordo com ela, profissionais inovadores são atentos aos movimentos da sociedade e têm facilidade para estabelecer conexões e explorar os aprendizados que obtém ao longo da vida. Por isso, tente a ser curioso e mais corajoso para correr riscos. “Este profissional preenche alguns requisitos do mundo moderno, como simplicidade, objetividade, praticidade e conexão entre vários públicos”, percebe.
No entanto, de nada adianta ter essas características se não conseguir se destacar. “Não devem ser esquecidas as competências técnicas, que contribuem fortemente para a qualidade do trabalho, e as comportamentais, como proatividade e equilíbrio emocional”, afirma, ao explicar que, sem essas qualidades, o profissional dificilmente conseguirá se destacar.
Ela conta também que alocar cada pessoa naquilo que gosta e tem significado para ela contribuirá para que cada um traga o seu melhor. Por isso, sugere que as empresas ofereçam ambiente estimulante, tolerante e que valorize os diferentes tipos de comportamento. “É importante considerar que as pessoas não são iguais, o que é positivo para as companhias: o ideal é que concentrem um mix de pessoas engajadas e identificadas com o que fazem”, afirma Thereza.
Com informações do portal ABRH.