Como ter domínio sobre as grandes decisões que envolvem pessoas?
Conscientização, procura adequada, estudo e disciplina são fatores importantes no processo de tomada de decisão sobre pessoas. Para o headhunter Claudio Fernández-Aráoz, três pontos devem ser observados quando este é o assunto:
1 – O que procurar nos candidatos?
É preciso procurar, principalmente, inteligência emocional; avaliar a capacidade das pessoas se relacionarem com os outros. De acordo com Claudio, as pessoas são contratadas em função de suas experiências, mas são demitidas, muitas vezes, pela forma como administram seus relacionamentos com os outros.
2 – Onde procurar: dentro ou fora da empresa?
Claudio explica que a resposta é dentro de fora. Em um processo de sucessão natural, os resultados operacionais são melhores quando se promove alguém de dentro da empresa. Por outro lado, se houver fracasso, a pessoa de dentro terá resultados piores. Quando há uma rotatividade forçada, no entanto, os resultados são equivalentes para alguém de dentro ou de fora.
3 – Como avaliar as pessoas?
Para Claudio, é necessário envolver as pessoas certas e, depois, capacitá-las. É preciso também contar com bons avaliadores, pois em 49% dos casos, os melhores entrevistadores tomam decisões acertadas.
Diante destas dicas, o headhunter destaca que todas as pessoas devem apresentar, diariamente, uma postura diferente, baseada nos seguintes pontos:
– Educar os que têm o poder;
– Ler bastante e seguir processos comprovados;
– Buscar atrair, motivar, reter e integrar as pessoas certas, além de ter escolhas, atitudes e ações disciplinadas.
Segundo o especialista, hoje, as pessoas acabam gastando meses para estudar e debater um projeto. Depois que tudo está pronto, no entanto, gastam-se cinco minutos para discutir que será o responsável pelo projeto. “Isso tem que mudar! Tenho fé de que o Brasil será um dos países que impulsionará essa mudança”, acredita.
Com informações do portal HSM.