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Encontro de Vendas: Demanda por serviços muda cenário nacional de TI e Telecom

09/02/2011 Categorias: Notícias

O aumento da demanda por serviços e o amadurecimento dos investimentos em hardware e software refletem uma mudança de comportamento no mercado brasileiro de TI e Telecom. A constatação foi divulgada pelo analista de mercado de software do IDC, Samuel Carvalho, em uma das palestras no segundo dia do Encontro de Vendas da Senior. Durante a programação diária também realizaram apresentações a diretoria de mercado, presidência e outro palestrante especializado em vendas.

Para Carvalho, “o Brasil tende a investir mais em serviços do que em software e hardware assim como nos países desenvolvidos”. Esse é um cenário sem retorno. No consolidado de 2009, nos mercados de TI e Telecom do Brasil, os gastos totalizaram US$ 96 bilhões de dólares. Como comparação, Índia e a Rússia, juntas, não investiram isso, somando, US$ 4,6 bilhões (Índia) e US$ 4,9 bilhões (Rússia), segundo dados do IDC.

O analista do IDC ainda destaca que os gastos em TI no Brasil estão concentrados no sudeste, com 65% dos valores, seguidos do Centro Oeste (13%), Sul (12%) e Nordeste (8%). Segundo Carvalho, o Nordeste possui grande tendência de crescimento e por isso deve receber mais atenção das empresas de tecnologia.

Senior Sistemas S.A.

Durante a manhã, o presidente da Senior Sistemas, Jorge Cenci, comentou sobre o processo de fusão da empresa, a partir da reunião das cinco empresas do grupo para compor a nova companhia com uma única razão social, a Senior Sistemas S.A. O executivo apresentou ao participantes do evento as principais mudanças e os benefícios do novo modelo de gestão, como a otimização do atendimento aos diversos clientes da empresa.

Além do presidente, a diretora de Tecnologia e Produto, Maria Tereza Ponzoni, apresentou sua nova área, assim como a equipe de produto, adiantando algumas tendências para 2011.

Vendendo soluções

“Não se vendem mais softwares, se vendem soluções”, destaca o palestrante convidado do dia, Cláudio Tomanini, publicitário e professor do MBA da FGV (Fundação Getúlio Vargas) nas cadeiras de Marketing e Vendas. Segundo ele, a falta de inovação gera oportunidade para a concorrência.

Tomanini reforça que o profissional de gestão de vendas deve mudar, ser ágil, não acomodar, ter controles, ser rápido e eficiente na prática mas agregando o conhecimento da teoria. “A nossa atividade é instigante porque sempre exige estar na frente e atualizado”. A pressão é constante, mas isso deve motivar e não desanimar.

Você pode ouvir um pouco mais sobre o tema no podcast exclusivo da Senior com o palestrante Cláudio Tomanini.

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