Empresa usa ERP para administrar e tomar decisões consistentes sobre todo o ecossistema da organização
Não é de hoje que o agronegócio está em evidência fazendo a diferença na economia brasileira. Para atender este mercado que cresce cada dia mais, grandes empresas deste setor já utilizam tecnologias para gestão dos negócios e expandem essa prática para todos os departamentos da organização.
É o caso da SETA, companhia que atua com rigorosos padrões de responsabilidade social, ambiental e econômico na produção do tanino de acácia, substância extraída da casca da acácia negra, no Brasil cultivada apenas no Rio Grande do Sul, onde fica a matriz da empresa.
A matéria-prima é usada na preparação do couro, na base para tratamento de água e efluentes, na nutrição animal e nas indústrias de cosméticos, de bebidas e farmacêuticas. Além disso a madeira da acácia negra também é processada e exportada para o Japão e China, para produção de celulose.
Em 2019 as exportações de celulose e de produtos derivados de madeira renderam US$ 12 bilhões, o que fez deste produto o segundo mais importante na agricultura brasileira, ficando atrás apenas da soja.
“Dentro deste contexto os desafios na área de compliance só cresceram, por isso é preciso contar com um sistema ERP que ofereça não apenas dados isolados, mas que ofereça coesão e consistência de informações de todo o ecossistema da empresa. Ter esse sistema integrado fez diferença para a nossa rotina que tem um processo rodoviário muito forte com recepção de matéria-prima. O sistema é fundamental para métricas dessas matérias-primas, além das visões contábeis, resultados, aumentar produtividade, etc”, fala o Analista de Sistemas da SETA, Maiquel Sergio Brandt.
“Nossa relação de parceria é de longa data, estamos há mais de 11 anos evoluindo juntos. Além da implementação de um sistema de Gestão de Pessoas HCM, e do software de Gestão Empresarial ERP, também realizamos as coletas automáticas de marcações de ponto e controles de acesso com o GÁS – Gestão de Acesso e Segurança. Em conjunto trabalhamos a transformação digital necessária nos dias atuais”, complementa o Head da filial da Senior no Rio Grande do Sul, Jeremias Maraschin Volpi.
Ao implementar o HCM para auxiliar na rotina da área de Recursos Humanos e administração de pessoal, a SETA tem gerado uma excelente experiência aos colaboradores, e facilidade para enfrentar momentos como a pandemia Covid-19, onde o acesso remoto se fez necessário.
“Usamos os módulos folha de pagamento – que sem dúvidas é a melhor opção hoje do mercado, e os módulos treinamento, avaliação de desempenho, etc. A ferramenta é completa e oferece um excepcional grau de customização, algo que também exploramos no ERP. Um diferencial dos produtos da Senior, que são flexíveis e nos permitem gerar controle conforme a característica de todos os processos empresariais do nosso negócio”, explica Maiquel.
Por que estamos falando tanto sobre o uso de tecnologia nos negócios?
A era digital chegou para a maioria de nós é no campo dos negócios não tem sido diferente. Investir em inovação acompanha o objetivo de trazer mais agilidade, menos resistência a mudanças e maior assertividade em momentos de decisão. Para isso é preciso engajar equipes a trabalharem neste novo modelo, algo que pede também análise de processos com objetivo de inserir novas práticas que otimizam o dia a dia das empresas.
Neste momento falar sobre um sistema integrado de gestão e inevitável. Isso porque toda informação retida em um sistema hoje pode trazer dados e insights para movimentações rápidas dentro de uma organização. Entre as tecnologias mais usadas pelas empresas está o ERP.
O que é ERP?
O ERP é um sistema de gestão integrado que pode contribuir com diversos setores de uma empresa. Uma vez que a companhia tem o ERP instalado ele passa a reunir dados de diversas áreas da organização em uma única plataforma. Esse acesso fácil contribui com o compartilhamento de informações sobre o negócio.
O ERP poderá fazer parte dos processos de negócio uma vez que se torna uma base de consulta para acompanhamento de desempenho e avaliação de resultados sempre que for necessário.A implementação de um ERP traz ainda tudo o que as empresas precisam quanto a política de privacidade e compliance com as legislações fiscais a favor do negócio.