A SocialBase, que desenvolve rede social corporativa, viu a demanda pelos serviços crescerem no período, um aumento de 60%. A Senior Sistemas explica as vantagens de ter uma comunicação interna bem estruturada para os negócios
A pandemia da Covid-19 trouxe muitas dificuldades para pessoas e empresas de todo o mundo. E isso é inquestionável! Mas mesmo diante de um cenário complicado, tanto na saúde como na economia, vários setores tem conseguido manter o crescimento dos seus negócios. A SocialBase, empresa que fornece soluções de rede social corporativa, registrou um crescimento de 60% na utilização da plataforma nas últimas semanas.
“Na SocialBase o que a gente sentiu foi que o interesse das pessoas por comunicação interna aumentou bastante. Um ponto que foi o principal indicador de aquecimento foi a aceleração das implantações. A maioria dos nossos clientes que estavam com lançamentos previstos para maio, junho ou julho anteciparam o processo de lançar o SocialBase para março e abril visando garantir que as pessoas se mantenham produtivas e, ao mesmo tempo, protegidas”, destaca o Diretor da SocialBase, Leonardo Camacho.
Atualmente a SocialBase tem pouco mais de 80 mil pessoas conectadas em todo Brasil. A empresa atua em empresas de todos os portes, com o propósito fortalecer equipes para que superem os desafios.
Empresa de tecnologia de Santa Catarina é referência em comunicação interna
A Senior Sistemas, empresa referência em tecnologia para gestão no país, já utiliza a rede social corporativa desde 2017. Para Jussara Dutra, Diretora de Pessoas e Organização da Senior, a comunicação interna se tornou ainda mais importante no contexto que vivemos. Ela explica que a área é responsável por promover ações para o alinhamento dos valores e propósito da organização, além de compartilhar informações essenciais sobre a evolução da companhia e iniciativas que fortaleçam a cultura e clima organizacional positivo.
Ela complementa que ter uma plataforma como a Social Base, que integra a equipe pelo Brasil, faz uma diferença significativa para assegurar que as informações cheguem em tempo real para todos. Nesse momento em que todos estão fisicamente mais longe uns dos outros, é ainda mais importante o uso de soluções que facilitem esse processo de interação e engajamento.
Jussara esclarece que a Senior acredita na importância de ser transparente na comunicação e diante disso busca mobilidade, interação e colaboração. Para ela, a rede social corporativa é uma ferramenta que ajuda a manter toda a organização na mesma página.
“Já usávamos o Social ativamente dentro da Senior bem antes da pandemia, e agora, nesse momento de crise, ter acesso a essa solução simplifica muito a troca de informações entre empresa e colaborador e até mesmo entre os próprios colaboradores, que têm total liberdade para compartilhar insights e informações de valor para o negócio com os colegas. Ter uma estratégia de comunicação interna, e uma plataforma que viabilize as ações, é primordial nesse período em que engajamento e produtividade farão a diferença nas empresas”, destaca a executiva.
Operação da Senior em home office faz percentual de visualização da rede social corporativa crescer 20%
Na Senior, os cerca de 1700 colaboradores fazem uso da rede social corporativa de uma forma totalmente livre e colaborativa. Em abril de 2020, com mais de 90% da operação em home office, foram mais de 260 postagens na plataforma. O percentual de visualizações da rede também aumentou em 20% se comparado ao mesmo período do ano passado.
Outra vantagem é a maneira como o próprio CEO da empresa se aproxima dos colaboradores através da plataforma. Com pequenos vídeos falando sobre resultados e estratégias para os próximos meses, além de textos postados por ele mesmo, a equipe consegue estar próxima do gestor da companhia. O maior engajamento da rede desde seu lançamento, inclusive, foi observado num conteúdo compartilhado por ele.
No Dia do Trabalhador, comemorado em 1 de maio, por exemplo, a rede social corporativa foi utilizada para divulgar a live realizada pelo executivo, com o intuito de manter o time ainda mais unido.
“Estamos longe uns dos outros, mas seguimos conectados, sintonizados e bem informados sobre tudo o que acontece na empresa, como sempre estivemos. E nesse momento, nossa equipe precisa ainda mais se sentir segura em relação às nossas ações e sobre a forma com que estamos lidando com o atual cenário”, enfatiza Jussara.
Relevância da comunicação interna nos ambientes corporativos
O diretor da SocialBase reforça que a comunicação interna atua como uma força poderosa capaz de tornar as equipes e as pessoas mais produtivas, consequentemente as empresas se tornam mais competitivas e lugares melhores para se trabalhar.
“Não defendemos muito a ideia de que a comunicação interna é mais importante agora. Nesse momento ela tem a mesma importância que sempre teve, entretanto agora as pessoas estão mais despertas para esse potencial e mais aptas a empreenderem esforços para realizá-lo. Acredito que o cenário atual ditará a relevância que a comunicação interna passará a ter para aqueles que não pensavam no assunto”, finaliza Camacho.