Gestão disciplinada e foco na estratégia digital impulsionam crescimento do Magazine Luiza
Varejista conta com apoio da solução Gestão de Logística | WMS da Senior para gerenciar seus estoques, ditando o ritmo das operações e monitorando a execução das tarefas.
O Magazine Luiza, uma das maiores redes de varejo do Brasil, acaba de apresentar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seu resultado fiscal de 2016, onde registra que suas atividades de e-commerce no último ano cresceram 32,2%.
No quarto trimestre, quando ocorreu a melhor Black Friday da história da companhia, a expansão foi de 41%. No mesmo período – entre outubro e dezembro – a participação das vendas digitais no total do faturamento atingiu 26%, um recorde histórico.
Em 2016, o faturamento bruto do Magazine Luiza cresceu 8,3%, atingindo R$ 11,4 bilhões. O lucro líquido totalizou R$ 86,6 milhões, revertendo um prejuízo de R$ 65,6 milhões, registrado um ano antes.
O resultado positivo é fruto da combinação de gestão disciplinada e foco na estratégia digital do Magazine Luiza, que passa pelo processo de transformação de companhia tradicional com uma operação de e-commerce para empresa digital, com pontos físicos e atendimento humano.
Resultados lastreados por WMS
“Podemos dizer que o sucesso de uma companhia como o Magazine Luiza é lastreado por uma boa gestão dos estoques”, afirma Anderson Benetti, Gerente de Produto – Logística da Senior.
Os estoques absorvem enorme volume de recursos e consistem no maior investimento ativo das empresas. Vital para os varejistas, a gestão dos estoques passa pela otimização proporcionada por um software de WMS. A solução permite um aumento da precisão das informações de estoque, da velocidade e qualidade das operações do CD e da produtividade do pessoal e equipamentos.
De acordo com Benetti, quando uma empresa conta com o apoio de uma solução de WMS, tem impactos significativos nos seus resultados de lucratividade. “A solução permite controle operacional, redução do tempo perdido com esperas, redução do tempo ocioso dos recursos de movimentação, otimização do percurso de separação de pedidos, estocagem otimizada e aumento da densidade de estocagem com a diminuição das distâncias a serem percorridas”, completa o executivo.
Funcionando em tempo real, o WMS da Senior no Magazine Luiza apoia reduções nos lead times tanto para o processamento de pedidos quanto para o gerenciamento de inventário. “Esses benefícios, por sua vez, podem proporcionar um melhor nível de serviço ao cliente e um giro mais rápido do estoque, podendo, assim, ser traduzidos em economias financeiras às operações do centro de distribuição”, diz.
A solução acompanha todo o fluxo dos produtos, do recebimento à expedição. O sistema gerencia os equipamentos de movimentação e a equipe operacional, distribui as atividades e convoca os recursos produtivos, ditando o ritmo das operações e monitorando a execução das tarefas. E isso se traduz em redução dos custos, de armazenagem e distribuição.