Área do cliente
Solicite uma proposta

Avalie, mas não demore.

Empresas que adotam Mobilidade, Big Data, Nuvem e Segurança crescem 53% frente aos negócios tradicionais. A demora na avaliação de novas tecnologias distancia as companhias do sucesso. Você não quer ficar pra trás, quer?

*Por Gustavo Jota

Sabemos como é importante a seleção e avaliação de tecnologias que farão parte de nosso ecossistema e rodarão nossos negócios, mas demorar muito para tomar decisões pode ser tão arriscado quanto se precipitar e adotar uma tecnologia da moda. Contudo, algumas tecnologias – se pudermos as denominar assim – como mobilidade, nuvem, big data, segurança, BI, e workflow – são mais que tendências ou modismos: são novas camadas de suporte aos sistemas corporativos que apoiam as operações e a tomada de decisão. E são essas tecnologias que vão garantir a continuidade das organizações.

É isso o que demonstra a GTAI 2015 (Global Technology Adoption Index, ou Indicador Global de Adoção de Tecnologia), pesquisa conduzida em diferentes segmentos mundiais anualmente pela DELL. De acordo com o estudo, determinadas empresas têm obtido sucesso acima da média ao utilizarem essas novas tecnologias para suportar seus negócios. O percentual de 53% não é um crescimento discreto, muito pelo contrário, é certamente bem maior que as taxas de crescimento alavancadas por negócios tradicionais.

Obviamente não é indicado mover todo o orçamento de investimentos para a TI, embora os Diretores Comercias de TI sonhem com isso. O que os empresários devem fazer é equalizar o investimento entre ações comercias, marketing, propaganda, logística, gestão e todo o resto sem se esquecer que estas ações (ou áreas da empresa) são justamente suportadas pela tecnologia e formam um ciclo que se retroalimenta. E a pesquisa demonstra que, para suportar um ciclo vencedor de crescimento, são necessários investimentos em TI.

Além disso, o Indicador Global de Adoção de Tecnologia revela outros números interessantes: 73% das empresas conhecem a necessidade de ferramentas de analytics e BI; empresas que permitiram o BYOD (traga seu próprio aparelho) apresentaram 53% de crescimento; 41% das companhias pesquisadas estão utilizando tecnologias de recomendações de venda; e 53% investem ativamente em segurança ao invés de reagir a ataques.

Todas estas ofertas existem no Brasil e a mobilidade é um dos exemplos mais tangíveis, já que sua adoção reflete em expressivos ganhos de produtividade. Os maiores fabricantes de sistemas de gestão empresarial já oferecem aplicações móveis a seus clientes, estendendo funcionalidades críticas e viabilizando produtividade e automação. Dessa forma, os gestores podem realizar tarefas das áreas de recursos humanos, gestão empresarial, logística e de controle de acesso a qualquer hora, de qualquer lugar. Em paralelo, produtos complementares como BI, Workflow e Portal Corporativo provém medição, automação e acesso facilitado às informações.

E você, gestor? Quer fazer parte daquelas companhias que cresceram 53%? Invista em novas tecnologias, mas não demore na avaliação da mais adequada para seu negócio.

*Gustavo Jota é Gerente de Performance Corporativa na Senior

 

Compartilhe
Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp