Carcará Energia investe em ERP da Senior
Solução integrou informações com precisão e segurança, além de reduzir custos, erros, riscos e fraudes, e eliminar o retrabalho.
Setembro de 2016 – Em busca de automatização de processos e controle sobre as operações, a Carcará Energia S/A abandonou de vez as planilhas do Excel e decidiu, em 2015, pela implantação do Gestão Empresarial PME | GO UP em cloud.
A usina Carcará é a líder do complexo eólico GPEXPAN, que contempla 11 parques eólicos no Sudoeste da Bahia. A solução oferecida pela Senior – referência em sistemas para gestão empresarial no Brasil – é responsável pela otimização do fluxo da informação na usina, atuando na padronização e aceleração de processos, assim como na integração de informações financeiras, promovendo precisão e segurança nas informações compartilhadas, que ficam disponíveis em tempo real. “Além disso, o ERP da Senior já nos trouxe redução de custos, riscos e fraudes, redução de erros e eliminação do retrabalho”, aponta Daniel Cordeiro, Gerente Administrativo Financeiro.
Após a implantação do Gestão Empresarial PME | GO UP em cloud, a Carcará passou a ter um fluxo informação bem desenhando. “Anteriormente trabalhávamos com diversas planilhas robustas de Excel, que muitas vezes apresentavam de falhas para obtenção de resultados”, lembra o gestor. “Com a implantação do ERP, temos uma integração de informações – que antes eram segregadas: Financeiro x Contábil x Fiscal x Faturamento x Mercado x Suprimento.”
Daniel conta que a solução permitiu redução de custos contábeis ao permitir que toda a alimentação do sistema fosse feita internamente, direcionamento à Assessoria Contábil apenas os resultados para análises e emissão Relatórios, Balanço, Balancetes, imprimir guias de retenções, entre outros. “Com isso, passamos a evitar ainda riscos e fraudes, além de reduzirmos erros”, frisa Daniel Cordeiro.
“Uma grande otimização que tivemos com o sistema, uma vez totalmente parametrizado, foi a redução do tempo de envio para o Auditor Externo as Demonstrações Financeiras e Balancetes para análise”, continua o gestor. “Somos auditados trimestralmente e dispomos de um prazo bastante apertado para reportar as informações auditadas aos acionistas”, explica.
Em cloud, o Gestão Empresarial PME | GO UP permite que as informações solicitadas pelos gestores e acionistas sejam disponibilizadas em tempo real. “Dessa forma, conquistamos segurança fidedigna nos números apresentados em relação às informações solicitadas”, detalha Daniel, ressaltando que o fluxo de atividades criado no setor administrativo otimiza todo processo, tornando-o mais eficaz e eliminando o retrabalho. “A implantação de PDCAs em alguns processos nos trouxe também mais celeridade e padronização”, conclui.