Senior lança solução que audita informações empresariais enviadas ao governo
Independente, ferramenta confere mais de 2mil consistências para validar as informações e contribui para que as empresas estejam em compliance perante todas as novas regras do SPED.
Blumenau, 5 de fevereiro de 2016 – Com o constante aumento de obrigações fiscais que o governo vem adotando, além de se adaptarem, as empresas precisam ter certeza se o que foi entregue está efetivamente correto. “O sistema oferecido pelo governo não tem aprofundamento suficiente na validação e dentro de um período de cinco anos podem haver solicitações de ajustes – o que pode implicar em divergências no recolhimento do Imposto de Renda, por exemplo”, alerta Valmir Hammes, especialista em legislação na Senior, empresa referência nacional no desenvolvimento de softwares para gestão.
Segundo ele, muitas empresas contratam consultores, escritórios de contabilidade, ou dedicam funcionários para checar as informações geradas em gigantescas planilhas. “É um trabalho manual que não rende e, ainda assim, não é 100% efetivo, até porque os arquivos são gerados em tempos e sistemas diferentes, envolvendo áreas de vendas, contábil, fiscal etc.”, diz.
São dezenas de informações que as empresas precisam gerar e enviar ao governo todos os meses. Para auxilia-las a estarem em compliance perante o governo e garantir que as informações geradas estejam corretas, a Senior lança no mercado uma ferramenta de auditoria. Trata-se de um software independente de qualquer sistema de gestão empresarial e disponível via Cloud. “Em ambiente web, o gestor consegue administrar a agenda de envio de documentos por área e por envio através de um painel amigável”, detalha Hammes.
A solução, chamada Auditor Fiscal, é oferecida em parceria com a Quirius, empresa com sede em Joinville/SC e no mercado há 5 anos com o foco no ‘mundo fiscal’. A aquisição é feita via e-commerce e o cliente tem a opção de testar a ferramenta – e conferir se ela atende suas necessidades – antes de comprar. “São aplicadas mais de 2mil consistências para validar as informações”, afirma Hammes, garantindo que a solução da Senior gere e envie as informações ao governo de forma única, integrada, consistente e coerente.
Para adquirir ou testar, acesse: http://store.senior.com.br/
Sobre o SPED
Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010) e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes.
De modo geral, consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo validade jurídica.