Artigo: O amanhã começa hoje
Por Maria Tereza Ponzoni*
Acompanhar o crescimento de uma empresa é uma tarefa que exige dedicação e firmeza. Avaliar erros e acertos, colocar na ponta do lápis exemplos e lições aprendidas e colecionar memórias para projetar o futuro exigem um olhar apurado para o agora. John C. Maxwell defende que o hoje é o único tempo que temos. “É muito tarde para ontem. E não podemos depender do amanhã”, diz o autor.
O crescimento empresarial sustentável requer inovações, jogo de cintura, organização, planejamento e disciplina. Otimizar os cenários e as equipes move um esforço contínuo: enquanto a expectativa de crescimento orgânico de alta qualidade ganha impulso, os investimentos nas pessoas se torna uma constante.
São as pessoas que entregam os resultados, que criam, que inovam, que desenvolvem novos procedimentos, que fazem uma empresa crescer. É o trabalho em equipe que torna os objetivos alcançáveis; cada uma das partes da estrutura, sob uma ótica transversal e integradora, contribui para que todas as áreas estejam alinhadas e conectadas umas às outras, criando uma convergência produtiva e colaborativa entre elas.
Até chegar ao cliente, uma empresa tem uma longa caminhada e, mesmo depois do negócio fechado, o esforço não para. Na Senior, temos quatro grandes áreas para acompanhar desde o nascimento dos nossos produtos – o que chamamos de concepção, seguindo para o desenvolvimento e chegando à área de vendas e relacionamento – até a entrega, que é a parte de implantação e suporte. Recentemente, após muito estudo e muito dever de casa, criamos uma diretoria de Marketing. Já contávamos com um departamento forte na empresa, mas não tínhamos ainda uma diretoria. Nosso Marketing é entendido como área de concepção e o alinhamento entre o institucional e os produtos está centrado em nosso posicionamento: knowledge and belief.
Conhecer e acreditar são verbos muito presentes em nosso cotidiano empresarial; trabalhamos para que nossas soluções permitam aos nossos clientes se dedicar ao que sabem fazer melhor: bons negócios. Por isso investimos forte em nosso compromisso com a ética, a transparência, a qualidade, a integridade, a eficiência, a objetividade, a colaboração, o respeito, a inovação, o trabalho em equipe e a sustentabilidade. Nossos esforços por uma competitividade saudável é evidenciada pelas melhores práticas na aplicação da tecnologia de ponta e na gestão voltada para resultados.
No ano em que completamos nosso 25º aniversário, percebemos que maioridade é conquista de sonhos, é foco na construção de um futuro sólido. Algumas palavras podem até traduzir uma história de sucesso, mas somente vivenciando é que conseguimos mensurar o trabalho envolvido. O futuro está aí e nossa tarefa é estar permanentemente preparado para as promessas e os desafios que ele nos coloca. Porque o amanhã começa hoje.
*Maria Tereza Ponzoni é diretora de Desenvolvimento na Senior
Artigo publicado originalmente na Revista Interface.