Ligamos para Você

Artigo: Que mensagens de motivação sua empresa dá aos seus funcionários?

16/01/2013 Categorias: Notícias

Por Alexandre Borin Cardoso

Qualquer gestor sabe que produtividade é sinônimo de motivação. Ter o seu colaborador engajado, “vestindo a camisa” da empresa e sempre disposto a abraçar os crescentes desafios que o mercado apresenta, é o sonho dos líderes de qualquer organização.

Mas o que a sua empresa faz para realmente motivar a sua equipe? Provavelmente, com a participação da área de Recursos Humanos, são feitos treinamentos, nos mais variados formatos, abordando team-building, fazendo uso de dinâmicas de grupos e muitas outras ferramentas.

Ainda assim, ações pontuais como estas carecem, na maioria das vezes, de uma continuidade no dia a dia da empresa, e a necessidade de complementar as mensagens de motivação que são passadas nesses treinamentos com atitudes e serviços de apoio permanentes é cada vez maior, para que o funcionário não caia novamente numa realidade dura, com a qual é difícil lidar.

Uma tendência interessante que vem se consolidando no mercado nos últimos tempos é a aplicação de EAP – Employee Assistance Program, onde é disponibilizado um número direto (ou 0800) para que o funcionário possa conversar com psicólogos, especialistas em finanças ou mesmo assistentes sociais ou advogados, resolvendo problemas pessoais e tendo assim mais foco em seu trabalho. E para que seja fornecido um EAP diferenciado no mercado, as empresas do setor desenvolvem parcerias e atraem profissionais de ponta, indo muito além da trilogia assistente social + psicólogo + advogado, tudo para que estes se coloquem verdadeiramente ao lado dos funcionários assistidos. Afinal, não adianta ignorar a pressão e os desafios do dia a dia e só depois surgir a salvação da vida do funcionário. O ideal é ajudá-lo a lidar com a falta de tempo e os problemas do dia a dia”.

Outra tendência interessante é a criação de programas de redução do “presenteísmo”, termo utilizado tecnicamente para descrever casos onde o funcionário está presente, mas está preocupado com problemas alheios ao trabalho. A disponibilização de Assistentes Virtuais 24h permite a redução do presenteísmo através da delegação de tarefas a estes assistentes. Mais focado no negócio, o funcionário rende mais, e poupa preciosas horas de desatenção ao trabalho.

Fornecer retaguarda aos seus funcionários, disponibilizar serviços que resolvam problemas e esclareçam dúvidas concretas, sobretudo no campo da vida pessoal, é uma poderosa mensagem de motivação!

O cenário da rotina de trabalho está mudando. As organizações contam hoje com serviços e mecanismos que contribuem para que seus colaboradores encarem o seu trabalho não apenas como uma obrigação, uma forma de ganhar dinheiro, e sim como uma forma de gerar riquezas para a empresa e gerar qualidade de vida para ele e sua família.

Alexandre Borin Cardoso é especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, e também CEO da Prestus, empresa líder na aplicação de Assistentes Virtuais à produtividade de times nas empresas.

Compartilhe
Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp