Alunos do Geração Tec são selecionados para Programa Jovens Talentos Senior
Seis estagiários contratados a partir do “Programa Geração Tec — Talentos empreendedores para o mundo da tecnologia”, com formação em Java, passam a fazer parte da turma do Programa Jovens Talentos Senior a partir desta segunda-feira, 6 de agosto. O Geração Tec oferece formação profissional para jovens a partir de 17 anos com ensino médio completo ou que estejam cursando o último ano e é promovido pelo Governo do Estado e Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) em parceria com diversas empresas catarinenses. Em Blumenau, é realizado pelo Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau – Blusoft, e conta com a Senior como uma das financiadoras.
Nesta edição, o Geração Tec formou 67 jovens no dia 1º de agosto. Na cerimônia de formatura, o coordenador do programa, Sérgio Tomio, defendeu a capacitação de jovens como fomentadora da economia e da promoção da tecnologia, além da inovação na sociedade. Para o presidente do conselho, Jeziel Montanha, a parceria entre a atividade e as empresas contratantes é um diferencial diante de outros cursos de capacitação. “Programas de formação e assistencialismo existem muitos, mas programas que se preocupam em formar a pessoa certa para colocar na ocupação certa e dentro da empresa certa, são raros”, analisa.
O coordenador de sistemas da Senior Leirson Schiestl, que acompanhou o desenvolvimento e a participação dos jovens no programa, acredita que parcerias como estas são essenciais para o desenvolvimento econômico e intelectual da sociedade. “Nossa região só tem a ganhar com os investimentos das empresas em formação de mão de obra em TI. E a Senior é uma dessas empresas. A parceria com os programas de formação fomenta o mercado, promove a geração de empregos e eleva o profissionalismo. A Senior acredita no poder do conhecimento e que, para crescer, é preciso surpreender e inovar constantemente”, destaca.
A estudante Regina da Silva, uma das novas estagiárias da empresa, destaca ter encontrado no curso a chance ideal para conquistar o primeiro emprego. “O apoio da Senior à atividade é muito importante, pois aqueles que participam do Geração Tec realmente buscam uma oportunidade na área, mas por falta de experiência, não conseguem”, conta. O objetivo do projeto é inserir esses jovens em um dos mercados que mais cresce no Estado e com maior demanda por profissionais qualificados. De acordo com a diretora de Administração da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Alba Terezinha Schlichting (foto), a expectativa é que, somente nos próximos quatro anos, mais de duas mil vagas na área de tecnologia sejam abertas no mercado catarinense. “O estado precisa de inovação para se desenvolver e não há inovação sem tecnologia”, afirmou, completando: “E não há tecnologia sem educação”.
Para Daniel Pamplona Soares e Marco Antônio Spiess, também novos contratados da Senior, os seis meses de treinamentos proporcionaram experiências inspiradoras para a carreira, principalmente com o desenvolvimento de um trabalho final, no qual puderam aplicar os conhecimentos adquiridos. Em 2012, o “Programa Geração Tec” já formou 140 jovens em 500 horas de treinamento nas linguagens Java e C#, além de profissionais de Teste de Software e Suporte em Help Desk.
O Programa Jovens Talentos Senior estrutura ações de contratação, formação e acompanhamento de estagiários que são preparados para atuação nas equipes da companhia, contribuindo com a sustentabilidade e longevidade da organização.