ISC Intersecurity 2012 discute novas tecnologias para equipamentos controladores de acesso
A tecnologia de transmissão de dados sem fio foi tratada na ISC Intersecurity 2012 como a grande tendência da indústria de segurança patrimonial, no controle de acesso, para os próximos anos. O tema foi discutido na palestra da diretora Comercial do mercado imobiliário da Ingersoll Rand Security Technologies, April Noblitt. Segundo ela, atualmente, aproximadamente 10% dos equipamentos de controle de acesso no mundo utilizam tecnologias wireless, mas este índice apresenta tendência de aumento, que será capitaneado principalmente hospitais e hotéis.
O principal benefício, apontado pela executiva, do wireless no controle de acesso é a facilidade na instalação dos equipamentos, que proporciona redução de custos, mais agilidade e segurança. Apesar disso, ela pondera que as regiões do mundo apresentam tendências na escolha de tecnologias. Na América do Norte, opta-se mais por transmissão de dados por web e protocolo aberto; na Europa, a wireless e a web são as tecnologias preferidas; a identidade e a integração são as mais usadas na Ásia; e na América do Sul, o smart card e as credenciais são as mais populares. “Esta realidade é confirma nos projetos de implantação da Senior, onde atualmente o smart card está presente na maioria dos clientes”, reforça o Analista de Sistemas Jonathan Medeiros.
A tecnologia smart card permite que bloqueadores de acesso sejam liberados com a proximidade de cartões, que, com um chip, transmitem dados aos leitores. As soluções da Senior se integram a diversos controladores de acesso de empresas parceiras que utilizam a tecnologia smart card.