Tyson do Brasil implanta soluções da Senior Sistemas

No mundo, a empresa desenvolve grande variedade de produtos a base de proteína animal e alimentos preparados e é reconhecidamente líder nos setores de varejo e serviços de alimentação nos mercados em que atua. Tem clientes e consumidores nos Estados Unidos e em mais de 80 países.
No Brasil, os produtos de sua marca Macedo podem ser encontrados na Grande Florianópolis, Oeste Catarinense, Curitiba, Serra Gaúcha e Porto Alegre. Além destas regiões, a Tyson comercializa seus produtos em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Além disso, os produtos fabricados no Brasil são exportados para mais de 20 países da América do Sul, da Europa, da Ásia, da África e do Oriente Médio, entre outros.
Cenário
A Tyson é reconhecida como uma empresa inovadora, sempre investindo em pesquisa e desenvolvimento de novas produtos e tecnologias e na melhoria de processos. Por esse motivo, em seu primeiro ano de atividades da empresa, de acordo com o seu planejamento estratégico, esteve focado intensivamente na integração de todos os processos administrativos, operacionais e logísticos dos centros de distribuição.
Como surgiu de três empresas diferentes, foi necessário desenvolver um sistema único para atender a toda a empresa. O controle precisava ser automático, assim como os ajustes de ponto via web.
De acordo com o analista de negócios da Tyson do Brasil, André Réchia Assink, os processos não eram padronizados e cada unidade utilizava um equipamento diferenciado. “O impacto para o departamento Pessoal era grande, pois havia excesso de carga de trabalho manual e ocorrência de retrabalhos, o que aumentava o custo do processo.
A Tyson tem mais de 3.000 colaboradores e a previsão é de um crescimento exponencial para 2010. Neste cenário, a empresa precisou automatizar os processos do departamento Pessoal, além de centralizar as informações no sistema com confiabilidade nos dados gerados.
“Visando atender toda essa demanda, buscamos uma tecnologia que agregasse valor ao produto além de permitir expansão, aliada a questão de segurança, contingência e ainda ser economicamente viável”, comenta o analista de negócios.
Solução
Como a fábrica de São José já usada o serviço da Senior Ronda® Acesso Segurança, a solução foi implantar o mesmo sistemas nas demais unidades e no escritório central da Tyson, em Curitiba. Optou-se pela tecnologia de smart card para facilitar o controle de acesso dos colaboradores. “Todo projeto de integração foi um grande desafio pela sua complexidade, tanto tecnológica quanto cultural”, destaca Assink.
Foram três fases de projeto: análise, implantação e GO-live (liberação). Sendo implantados 27 controladores de acesso, gerenciados pela solução da Senior. Hoje, a apuração de ponto nas unidades é integrada com rapidez nas informações.
O analista de negócios conta que toda a equipe tinha ciência do desafio que seria implantação da tecnologia smart card e destaca o comprometimento da equipe do departamento Pessoal e departamento de TI da Tyson. “A Senior Sistemas é parceira fundamental no sucesso em projetos de RH e esperamos que esse seja apenas o primeiro de muitos projetos da Tyson. O acompanhamento do gestor de projetos e consultor foram fundamentais para que os desafios do projeto fossem superados ”, enfatiza Assink.
Para o analista, para que um projeto de TI seja implantado não deve ser considerado somente o recurso tecnológico, é necessário avaliar os recursos financeiros e humanos, considerando os benefícios e a prioridade para a empresa no momento. “Como todo projeto desse porte, os desafios são inúmeros, mas seu objetivo principal, padronizar e integrar todos os registros dos colaboradores da Tyson do Brasil, foi atingido.” conclui Assink.