Tecnologia na gestão de pessoas
Por Evandro Mees dos Santos*
Num mercado competitivo como o que vivemos atualmente, a disputa pelos profissionais que fazem a diferença está cada vez mais acirrada entre as empresas. Isto tem desafiado os RHs e os gestores a criar formas criativas para atrair e reter talentos. Neste contexto, a tecnologia tem se tornado uma importante aliada aos processos como: buscar os melhores talentos para a organização, automatizar processos de negócio, gerir competências e desempenho, desenvolver talentos, comunicar e interagir com líderes e colaboradores e dispor informações para tomada de decisões, dentre outros.
A tecnologia também contribui para que a gestão de pessoas deixe de ser uma responsabilidade exclusiva do departamento de Recursos Humanos e entre no dia a dia dos gestores e líderes. Realizar consultas, propostas e apontamentos sobre salários, promoções, benefícios, treinamentos, carreira, recrutamento e outros temas está cada vez mais acessível, gerando mais autonomia e agilidade para as tomadas de decisão.
Da mesma forma em relação aos colaboradores, que deixam de ir ao RH para tirar dúvidas e passam a ter mais autonomia e a fazer uso de portais corporativos e quiosques, onde as políticas, normas e procedimentos estão publicados e passam a dar mais transparência na relação com todos os níveis. O colaborador pode atualizar seus dados cadastrais, conferir seu saldo de horas, consultar sua folha de pagamento, imprimir um comprovante de trabalho ou o informe de rendimentos, solicitar a alteração de um benefício, inscrever-se num treinamento, fazer sua auto-avaliação de desempenho, checar sua posição na carreira e o que precisa fazer para ascender novas posições, dentre outros. As interfaces estão cada vez mais intuitivas, facilitando o uso por pessoas sem muita intimidade com a informática.
E no âmbito do RH, a tecnologia possibilita que ele se torne mais produtivo e consiga gerenciar processos mais complexos do que há 30 anos. Rotinas operacionais, relatórios legais e integração com outros sistemas deixaram de ser as grandes preocupações da área. O desafio atual é gerar e analisar informações, permitindo propor ações e acompanhar a implementação com rapidez e confiabilidade, ser parceiro do negócio para vencer os desafios de todos os setores da empresa.
Uma das tendências é fazer uso das redes sociais na gestão de pessoas como: blogs para obter opiniões e checar a satisfação dos colaboradores, perfis e redes de contato para buscar feedback sobre educação, desempenho e desenvolvimento, bem como levantar informações durante o recrutamento e seleção.
Como já diziam Norton e Kaplan, criadores do BSC (Balanced Scorecard), as empresas definem suas estratégias pensando no econômico-financeiro, no cliente, nos processos e nas pessoas, mas são as pessoas que planejam o futuro, alavancam os projetos e viabilizam os negócios. Deste modo, faz todo o sentido que a tecnologia seja aplicada para desenvolver as competências que a empresa necessita e seja um diferencial importante no desempenho organizacional.
*Evandro Mees dos Santos é Gerente de Produto RH da Senior Sistemas