Ligamos para Você

Tecnologia é diferencial competitivo no setor calçadista

07/12/2012 Categorias: Notícias

A indústria calçadista é um dos mais importantes setores da economia brasileira. Responsável pela terceira colocação no ranking mundial dos produtores de calçados, produz mais de 800 milhões de pares por ano e mantém cerca de 330 mil postos de trabalho. O complexo industrial de calçados do Brasil abrange toda a cadeia produtiva com mão de obra especializada: couro, componentes, máquinas e calçados. São mais de 8 mil estabelecimentos dedicados à fabricação de calçados, distribuídos principalmente nos polos produtores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará e Paraíba.

Com a chegada dos grandes eventos esportivos ao Brasil, as expectativas para o segmento são positivas. Estudo realizado pela Ernst & Young em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que o PIB do setor de Couro e Calçados brasileiro deverá crescer 2,61% em virtude da realização da Copa do Mundo de 2014. O impacto estimado é de R$ 242,70 milhões. Além disso, pesquisa desenvolvida pelo programa Brazilian Footwear, da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), revela que, em contrapartida à queda do desempenho nas exportações brasileiras, por conta da entrada de produtos asiáticos a baixíssimos custos, as importações nacionais de calçados aumentaram 850% em valor e 566,8% em quantidade de produtos na última década.

Gerenciamento inteligente dos processos

Diante deste cenário, atender a crescente demanda de consumo é o principal desafio do setor calçadista do país. Para que as empresas do segmento se destaquem e, ao mesmo tempo, consolidem-se no mercado, é preciso que planejem e gerenciem de forma efetiva a produção, tornando a eficiência operacional e a automação dos processos seus diferenciais competitivos.

As empresas calçadistas Piccadilly, Pimpolho, Kidy e Bárbara Krás contam com sistemas da Senior que proporcionam precisão e produtividade, com softwares que garantem a gestão tanto dos processos, quanto dos profissionais envolvidos nas tarefas. Com o software Gestão Empresarial | ERP, as organizações gerenciam a coleta de mercadorias em fornecedores, a cotação de valores e ainda controlam o fluxo de documentos. O ERP também auxilia na formação do preço de venda dos produtos e no controle da mercadoria vendida. Já o gerenciamento de pessoal fica por conta do software Gestão de Pessoas. O sistema otimiza as rotinas trabalhistas e as atividades estratégicas dos RHs. O software Gestão de Acesso e Segurança permite o controle de acesso, a supervisão da segurança, a administração de portarias e a gestão dos veículos da frota. Dessa forma, o gerenciamento dos riscos patrimoniais se torna ágil e confiável, ficando centralizado em uma única ferramenta.

Compartilhe
Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp