Setor moveleiro cresce, mas ainda é conservador em relação à tecnologia, avalia Michel Otte, presidente da Abimad
O setor moveleiro do Brasil contabilizou, em 2012, US$ 723,3 milhões em exportações. Responsável por cerca de 0,6% do PIB nacional, representa em torno de 0,3% das exportações do país. Pesquisa do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), realizada em parceria com a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (MOVERGS), aponta que, em 2013, o setor de móveis deverá crescer 5,5%, contra 2,8% do ano passado. Veja o mapa da indústria moveleira em 2012:
Sustentabilidade
O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração (Abimad), Michel Otte, destaca o investimento das indústrias brasileiras em ações que respeitem o meio ambiente durante o processo produtivo. “Encontramos empresas que praticam a sustentabilidade em toda a sua operação. Hoje é possível que os processos sejam trabalhados de forma sustentável desde a matéria-prima até os resíduos industriais”. A adesão de empresas moveleiras à certificação FSC (Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português) também é uma garantia de que todo o manejo foi feito de forma sustentável, economicamente viável e socialmente justo. Além disso, a certificação valoriza o produto no mercado.
"Hoje é possível que os processos sejam trabalhados de forma sustentável desde a matéria-prima até os resíduos industriais”, destaca Michel Otte, presidente da Abimad
Tecnologia
Em contrapartida, Otte afirma que ainda há um grande déficit em investimentos em tecnologia pela indústria moveleira. “Temos uma distância muito grande entre algumas empresas que investem e se atualizam, e a grande maioria que utiliza maquinário e ferramental tradicional. Um ponto muito positivo é que temos boas indústrias nacionais fornecedoras de maquinário para o setor, mas ainda somos muito carentes em relação a países como Alemanha e Itália”, diz.
Soluções de TI para o segmento
A Senior oferece soluções em software, serviços e infraestrutura de TI ao segmento de madeira e móveis. Os sistemas Gestão Empresarial | ERP, Gestão de Pessoas e Gestão de Acesso e Segurança garantem dados precisos e gerenciam as atividades estratégicas, organizacionais e produtivas, automatizando rotinas administrativas, procedimentos de relações trabalhistas e o monitoramento em tempo real dos ambientes, dispositivos e ocorrências, facilitando a tomada de decisão.