Senior esclarece sobre obrigatoriedade de requerimento de seguro-desemprego via web
Companhia reúne em portal orientações para gerar e renomear adequadamente o formulário, para que não ocorram erros no envio ao Ministério do Trabalho.
Blumenau, 31 de março de 2015 – O envio via web do formulário de requerimento de Seguro-Desemprego (RSD) e de Comunicação de Dispensa (CD) ao Ministério do Trabalho e Emprego pelos empregadores é obrigatório desde o dia 31 de março deste ano.
No intuito de orientar seus clientes e gestores de Recursos Humanos em geral, a Senior, empresa brasileira referência em sistemas para gestão, reúne dicas sobre como gerar adequadamente o arquivo e, ainda, como este deve ser renomeado, em seu Portal de Exigências Legais. “Assim, garante-se que não ocorram erros na sua importação pelo sistema do Ministério do Trabalho”, afirma o gerente de produto da companhia, Ricardo Kremer.
O sistema Gestão de Pessoas da Senior já está preparado para o formulário e é importante que o arquivo texto seja gerado pelo sistema de acordo com o leiaute do Seguro Desemprego Web, disponível no site do Ministério do Trabalho (MTE). A resolução CODEFAT Nº 736 DE 08/10/2014O tornou obrigatório o uso do aplicativo Empregador Web no Portal Mais Emprego em 31/03/2015. Dessa forma, os formulários de Requerimento de Seguro-Desemprego/Comunicação de Dispensa (guias verde e marrom) impressos em gráficas deixaram de ser aceitos na rede de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego.
Lançado no início do ano, o Portal de Exigências Legais da Senior é uma página web para acompanhar as novidades da legislação vigente no país que são incorporadas às soluções da companhia. O portal é aberto não só aos clientes, mas também ao público em geral. Entre os conteúdos há dados atualizados sobre o eSocial – a nova obrigatoriedade do governo na qual as empresas terão que enviar, de forma eletrônica, todas as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais dos funcionários –, sobre a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e onde ela já é utilizada, sobre o Bloco K do SPED Fiscal, que já está em vigor desde em janeiro de 2015, além de informações sobre o SPED ECF e as soluções para Portos e Recintos Alfandegados.
Para conhecer, é só acessar http://documentacao.senior.com.br/exigenciaslegais/ e acompanhar.
Referência nacional no desenvolvimento de softwares para gestão, a Senior possui um dos mais completos portfólios para empresas de todos os portes e diversos segmentos com soluções em ERP, gestão de pessoas, acesso e segurança, de performance corporativa – como BI e Workflow – e um pacote completo de implantação, consultoria e suporte em TI; todas também disponíveis em Cloud Computing.
Fundada em 1988 em Blumenau (SC), a companhia possui 6 filiais (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco), 2 unidades de negócios nas áreas de segurança patrimonial e logística e cerca de 100 canais de distribuição em todo o Brasil.