Senior e B3 realizam evento inédito para debater mercado de capitais com empresários de SC
Painel ‘Oportunidades de captação de recursos via Mercado de Capitais’
Encontro promovido na sede da Senior Sistemas reuniu lideranças e trouxe discussões sobre captação de recursos, crédito e empreendedorismo
A Senior Sistemas e a B3 (Bolsa de Valores do Brasil), realizaram nesta quinta-feira (25) um evento inédito com empresários de Blumenau e região. O evento teve o objetivo de debater as oportunidades e os desafios do mercado de capitais para empresas catarinenses no atual cenário econômico. A programação também destacou as inovações no crédito corporativo a partir da nova regulação da duplicata escritural, instrumento que promete ampliar o acesso das companhias a novas formas de financiamento.
O encontro foi encerrado com a apresentação da trajetória empreendedora da Senior Sistemas, que ao longo de 37 anos se consolidou como uma das principais referências em tecnologia de gestão no Brasil e na América Latina.
“Nosso propósito em promover este encontro na nossa sede foi compartilhar conhecimento e contribuir para que as empresas da região se preparem para as novas regulamentações [do mercado de capitais], que vai mexer no mercado nos próximos anos”, destacou Alencar Berwanger, diretor de Relações com Investidores e Novos Negócios da Senior.
Conexão C-level SC aconteceu nesta quinta-feira, 25 de setembro, na sede da Senior em Blumenau
O primeiro painel do Conexão C-level SC, versou sobre o momento atual para captação de recursos. Rafaela Vesterman, gerente de relacionamento com empresas na B3, destacou que Santa Catarina possui empresas com potencial de abertura de capital. “Esse movimento democratiza o mercado, amplia a base de emissores e conecta empresas médias a investidores nacionais e internacionais”, afirmou.
Marcus Maia, diretor-executivo do BTG Pactual, reforçou que mesmo em um ambiente desafiador, o mercado de dívida segue ativo, com alternativas de debêntures, notas comerciais e private equity. “As empresas que se preparam com governança e transparência encontram janelas de oportunidade, ainda que os ciclos de IPO ainda estejam restritos”, disse.
Para Eugênio Xavier Neto, sócio fundador da SST Advogados, a preparação jurídica é determinante: “Governança, compliance e estrutura societária são pré-requisitos. Não é só sobre captar recursos, é sobre estar pronto para dialogar com investidores e reguladores.”
Marcelo Amorim, sócio fundador da Invisto Capital, ressaltou o potencial da região: “Santa Catarina tem vocação empreendedora e gera negócios competitivos em tecnologia, indústria e serviços. O investidor olha para isso. Temos um dos maiores polos de empresas aptas a acessar o mercado e precisamos aproveitar esse momento.”
O segundo painel do evento contou com Roberta Fortunato, superintendente de produto na B3, e Thiago Ferreira, head de produto ERP na Senior, que apresentaram a nova regra de digitalização das duplicatas. Eles explicaram como a medida, que será obrigatória a partir de 2027, deve ampliar a segurança e transparência nas operações e abrir novas oportunidades de crédito para empresas de todos os portes.
Jorge Cenci apresenta a história da Senior durante o Conexão C-level SC
O Conexão C-Level SC também contou com um case sobre a trajetória da Senior, contada por Jorge Cenci, sócio fundador e chairman, e Carlênio Castelo Branco, CEO da multinacional. Eles compartilharam os marcos da empresa, que nasceu em Blumenau em 1988 com soluções de folha de pagamento e hoje é uma das maiores empresas de software para gestão do país.
Atualmente, a companhia conta com mais de 3 mil colaboradores, 13 mil clientes e está presente em 9 países. Em seus anos mais recentes, a Senior ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em faturamento (em 2025), consolidou mais de 30 operações de M&A e vem mantendo crescimento robusto com investimentos em novos negócios, como a fintech de benefícios corporativos Wiipo e a joint venture Senior Capital, lançada neste ano em parceria com o BTG Pactual.
Para Alencar Berwanger, o encontro também cumpriu o papel de fortalecimento regional. “Nós temos um ecossistema muito forte em Santa Catarina. O setor de tecnologia cresce muito em Blumenau, Florianópolis, Joinville. Muitos M&As acontecem nessas regiões e, de certa forma, a nossa região já acessa o mercado de capitais. Transmitir essa visão, não só para tecnologia, mas para outros setores, é uma forma de disseminar e criar uma visão mais ampla da nossa capacidade.”
Com apoio da Senior Capital, IBEF-SC e SST Advogados, o encontro recebeu lideranças de companhias como Altenburg, Stein Construtora, SCAngels, Max Mohr, Bermo e Taticca Audit.