Remuneração é desafio para empresas se manterem competitivas
Organizações que desejam enfrentar o mercado de forma competitiva devem se preocupar com a gestão da remuneração. Além de atrair e reter talentos, é importante que a empresa ofereça conhecimento aos seus funcionários para que, no futuro, não precise “comprar profissionais”, ou seja, a própria organização qualificará a mão de obra que eventualmente precisar. Com isso, não sofrerá impactos financeiros.
O consultor de RH da Idee Creating Solution, Jorge Alberto Viani, destaca que os departamentos de RH têm desafios diários, que vão além da gestão da remuneração. De acordo com ele, investir na capacidade dos colaboradores, reconhecer desempenhos diferenciados e ter remuneração variável relacionada ao atingimento de metas e o desenvolvimento de lideranças são algumas das ações necessárias para manter a competitividade.
Viani analisa ainda que as empresas que investem na gestão da remuneração têm como benefício o engajamento dos colaboradores. “Você tem primeiro que atrair os bons profissionais, depois retê-los e, o mais importante: engajá-los”, enfatiza. Segundo ele, engajamento não é só sinônimo de funcionário feliz. Mais que isso, é necessário que empresa e colaborador tenham retorno financeiro sobre o trabalho que desenvolvem aliado a um bom ambiente de trabalho.
Escassez de profissionais de TI
O consultor acredita que a principal dificuldade da área de Tecnologia da Informação em todo o país é a carência de profissionais qualificados. Por isso, ele orienta as organizações a investirem na formação de seus colaboradores. Para Viani, as empresas têm que recrutar jovens e desenvolver ações de recursos humanos com o objetivo de preparar essa mão de obra para ocupar posições estratégicas. “Com isso, quando acontecer turn over haverá espaço para aqueles que estão na base da pirâmide ocuparem posições estratégicas, ou seja, a reposição está em casa”, diz.