Porto Seguro incrementa produtividade em 60% com solução da Senior
A ferramenta desenvolvida em um projeto de cocriação reduziu a quase zero os erros de fechamento do ponto

Além disso, reduziu a quase zero os erros no fechamento do ponto, tarefa que atualmente é feita em apenas um dia, ante os três do cenário anterior. “Reduzimos 35% das solicitações de ajustes no pós-fechamento e 40% no período de fechamento do ponto, já que os funcionários e gestores são notificados constantemente sobre acertos a serem feitos”, comemora Lucas Azzi Gonçalves, coordenador de Sistemas e Processos da Porto Seguro, cliente Senior desde 1999.
Com uma estrutura que engloba 19 empresas e a liderança no segmento de seguros para automóvel e residência no Brasil, a Porto Seguro atende mais de 6 milhões de clientes em todo o país. “Ao automatizar a gestão do ponto dos nossos colaboradores, passamos a evitar atrasos no processamento da folha de pagamento e custos não previstos pela empresa”, relata o coordenador.
As duas empresas buscaram melhores práticas que impactassem positivamente na rotina de gestão de ponto da seguradora com um modelo de cocriação que teve início em junho de 2012 e foi implementado em apenas três meses. O módulo de Gestão do Ponto, resultado desta parceria, que faz parte agora do software Gestão de Pessoas, oferece três interfaces para o usuário final – RH, gestor e colaborador – e facilita o gerenciamento das horas trabalhadas, auxilia na redução de passivos trabalhistas e acertos e conferências em lote, além de simplificar ações como inclusão e apuração automática de marcações.
A experiência resultou em um produto para a Senior aderente às necessidades do mercado. “Nesse projeto, a Porto Seguro contribuiu efetivamente para a construção de um novo sistema da Senior”, afirma Ricardo Kremer, gerente de Produto da Senior. “Enquanto isso, a Senior, por sua vez, trouxe a solução de um problema interno nosso”, completa Lucas Azzi, da Porto Seguro.
Com a ferramenta, o gestor tem mais facilidade para fechar e acompanhar a gestão de ponto dos colaboradores, pois consegue ter uma visão panorâmica de todo o processo, com indicadores que podem ser comparados mensalmente, como hora extra. “Deixou de ser um processo transacional de operação e passou a ser uma ferramenta de gestão”, ressalta o executivo. A ferramenta possibilitou uma visão mais estratégica e integrada para o líder, além de dar ao colaborador a flexibilidade de fazer a autogestão do seu tempo. “A Senior é a nossa base para a administração de pessoal e oferece soluções que facilitam isso”, define Lucas Azzi.
A Senior é uma das maiores desenvolvedoras de sistemas de gestão no Brasil. Especializada em softwares para Recursos Humanos, oferece ainda soluções compatíveis e complementares para gestão empresarial e gestão de acesso e segurança, além de um pacote completo de serviços de implantação, consultoria e suporte em TI.
Também disponíveis na modalidade Cloud Computing, as soluções da companhia atendem a mais de 10 mil empresas de todos os portes dos mais diversos segmentos econômicos e localizadas em várias regiões do País.
Fundada em 1988 em Blumenau (SC), possui 6 filiais (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco) e cerca de 100 canais de distribuição em todo o Brasil, totalizando 3 mil pessoas envolvidas – entre colaboradores, parceiros comerciais e canais de distribuição.
Porto Seguro
Fundada em 1945 com o nome de Porto Seguro Cia. de Seguros Gerais, a corporação, que atualmente engloba 23 empresas, emprega diretamente 13 mil funcionários, além de 12 mil prestadores indiretos. Possui 135 sucursais e escritórios regionais para atender mais de 24 mil corretores de seguros e mais de 6 milhões de clientes em todo o país, tendo também o controle de uma seguradora com o mesmo nome no Uruguai.
A empresa atua em todos os ramos de Seguros, Patrimoniais e de Pessoas, que são complementados por outros negócios sinérgicos com a atividade principal: Automóvel, Saúde Empresarial, Patrimonial, Vida e Transportes, Previdência, Consórcio de Imóveis e Automóveis, Administração de Investimentos, Financiamento, Capitalização e Cartão de Crédito, Proteção e Monitoramento, Serviços a Condomínios e Residências e Telecomunicações.