Portáteis dominam as vendas de computadores no Brasil em 2012
Crescimento lento do mercado mundial, variação do dólar, cautela do setor privado diante das especulações dos resultados da crise internacional e demanda retraída dos usuários domésticos, resultaram em queda na comercialização de computadores pessoais no Brasil em 2012. De acordo com a IDC Brasil, foram comercializados no país 4 milhões de PCs no terceiro trimestre. O número aponta retração de 0,3% em relação ao mesmo período de 2011.
O estudo divulgado pela consultoria aponta ainda uma alta na comercialização de computadores portáteis: “61% dos computadores comercializados no Brasil foram notebooks e 39% de desktops. A proximidade de preços entre notebooks e desktops orienta a preferência, principalmente dos usuários domésticos. O consumo pelo segmento doméstico segue em maioria, com 65%. O segmento corporativo apresentou 25%, enquanto Governo e Educação resultaram em 10% de compras”.
Comparando o terceiro com o segundo trimestre de 2012, o crescimento do mercado de computadores é de 1,9%, destacando-se também a alta dos portáteis:
Categoria | Crescimento 3º Tri 2012
X
3º Tri 2011 |
Crescimento 3º Tri 2012
X
2º Tri 2012 |
Desktops | -13,7% | -9,5% |
Notebooks | 10,6% | 10,8% |
PCs Total | -0,3% | 1,9% |
Tablets e ultrafinos em alta
A oferta de novas tecnologias, tais como o tablets e notebooks ultrafinos com preços acessíveis, e os investimentos relacionados aos eventos esportivos nos próximos anos, podem aquecer o mercado em médio e longo prazo.
Somente no terceiro trimestre de 2012, foram comercializadas 769 mil unidades de tablets no país, o que representa 127% em relação ao mesmo período do ano passado. Durante todo o ano estima-se que foram comercializados 2,9 milhões de unidades. A previsão para 2013 é um aumento de 85% chegando à marca de 5,4 milhões de equipamentos.
Segundo a IDC, o Brasil é a 10ª nação no ranking mundial do mercado de tablets.